Você sabia que a maioria das compras iniciadas na internet não se concretiza, gerando o tão conhecido carrinho abandonado? Num ambiente tão concorrido como o virtual, desperdiçar uma oportunidade de venda quando o cliente tem muito interesse é uma péssima ideia.

Para driblar o problema das desistências no meio do processo e melhorar a taxa de conversão, a jornada de compra do cliente em um site deve ser uma experiência muito objetiva. Uma das maneiras de encurtar todo o processo até a conclusão da venda é a integração transparente com um gateway ou intermediador de pagamentos.

Quer aprender como a integração transparente de pagamentos funciona? Leia este artigo até o final e descubra mais sobre o tema!

O que é integração transparente de pagamentos?

A integração transparente de um gateway ou intermediador de pagamentos é quando uma loja virtual utiliza um ou vários sistemas de pagamento de terceiros para processar as cobranças, mas sem que o usuário final perceba esse uso.

Assim, o pagamento é feito fora da plataforma da empresa sem que o cliente seja redirecionado para outro portal, criando um processo a menos para a finalização da compra.

Com o objetivo de adotar um checkout transparente, é possível utilizar a integração via API para a plataforma de e-commerce. O front-end fica inalterado e o processamento da transação pelo intermediador é programado no back-end.

Apenas para que os clientes não estranhem a nomenclatura do pagamento em suas faturas e extratos, será necessário indicar qual é o intermediador usado ou demonstrar ao usuário qual é a nomenclatura que constará no lançamento.

Quais as vantagens do checkout transparente?

Criar uma melhor experiência do cliente utilizando a integração transparente no checkout é uma ótima oportunidade de aprimorar a conclusão das compras virtuais.

Veja a seguir as principais vantagens competitivas da empresa que adota o checkout transparente!

Consumidor mais seguro

A transferência do comprador para outro site que ele não conhece e que não pretendia contratar causa insegurança. Quando todo o preenchimento de dados da compra e o pagamento são feitos no mesmo portal, as chances de perder uma venda por causa de dúvidas quanto à segurança da informação diminui.

Uma empresa que faz tudo “por conta própria” na visão do usuário, ou seja, quando a interface do módulo delegado é transparente para o usuário final, o serviço fica com um aspecto mais profissional.

O cliente enxerga apenas sua marca e associa isso a um sistema com mais qualidade, cujo atendimento é centralizado na empresa na qual ele pretende comprar.

Redução de etapas

A eliminação de etapas desnecessárias é uma forma de aprimoramento da experiência do usuário. Ninguém quer passar por diversas etapas, preencher dados, entrar em dois sites diferentes e só então conseguir concluir uma compra.

Essa interferência no processo de tomada de decisão tem um grande potencial de fazer com que o cliente repense suas escolhas e acabe desistindo da compra.

A integração transparente dos pagamentos reduz a quantidade de passos para a conclusão da venda e torna o processo menos desgastante para o cliente. Como ele faz tudo no mesmo lugar, com menos etapas, o processo é concluído mais rápido e com maior satisfação.

Diminuição do abandono de carrinho

A taxa de abandono de carrinho é alta no comércio eletrônico pois o cliente define sozinho se deseja prosseguir ou não. Qualquer interferência no fluxo desde a tomada de decisão até o momento da finalização do pagamento pode interromper a compra, fazendo com que ele abandone o carrinho cheio. 

Se a conclusão do pagamento é demorada e envolve muitas etapas, existe uma grande chance de o cliente repensar a compra. Com isso, a tomada de decisão se enfraquece e ele pode desistir da compra antes da conclusão. Uma forma de pagamento integrada ao sistema de e-commerce ajuda a reduzir o tempo de reflexão e possível desistência dos consumidores.

Criação de alternativas de fidelização

O checkout integrado permite que a loja virtual seja programada para oferecer facilidades na próxima compra feita pelo cliente. Uma das alternativas é a implementação do sistema de “compra com um clique”, que possibilita que a conclusão do checkout seja feita com apenas um clique a partir da segunda compra.

Nesse caso, é necessário pedir a autorização do cliente para armazenar os dados de pagamento, mas muitos compradores não gostam desse tipo de facilidade.

Como o checkout transparente interfere nas conversões?

A complexidade do processo de checkout interfere diretamente na taxa de conversão de uma empresa. Segundo uma pesquisa feita pelo Baymard Institute, o checkout muito complexo é a terceira causa mais apontada pelos consumidores para desistir de uma compra. Ele perde apenas para o custo do frete e a obrigatoriedade de criação de uma conta de usuário.

Assim, como podemos ver, a tese de que o cliente quer comprar de forma simples e rápida e de que as interferências nesse fluxo causam a perda de venda é verdadeira. O checkout transparente surge como uma das formas de eliminar as barreiras para a compra. 

Com a implementação de um procedimento mais curto para a conclusão da compra, as chances de que o comprador desista são menores. Na era da informação e da economia digital, não se pode desperdiçar oportunidades de venda nem permitir um grande tempo de reflexão. Pois, a compra tem que ser concluída o quanto antes, de maneira prática e com foco na experiência do cliente.

A integração transparente de um gateway ou intermediador de pagamentos é uma forma muito interessante de melhorar a experiência do usuário na compra virtual.

As compras mais simples têm maior índice de conversão e, por isso, a integração via API é uma alternativa interessante para finalizar o checkout. Quanto mais a empresa investir em um processo de compra simples, ágil e intuitivo, melhores são as chances de aumentar a taxa de conversão e tirar bom proveito da atenção dos potenciais compradores.

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