As empresas que têm diferenciais competitivos claros tendem a prosperar e a perpetuar o seu crescimento mais do que as outras, pois ele é o que a torna única e distinta no mercado. Isso ocorre quando um consumidor consegue sentir vantagem na aquisição de um produto, e é o momento que essa marca tem valor.

Oferecer um preço menor no seu produto não garante que sua empresa seja a única por muito tempo, pois o seu concorrente pode adotar a mesma estratégia. Então, o interessante é focar no atendimento personalizado, na qualidade do seu produto, ser inovadora e contar com a tecnologia, esses são alguns exemplos de como manter a sua empresa competitiva.

Vale ressaltar que a maioria dos executivos adora usar essa expressão em reuniões, só muitos não sabem o seu real conceito e como ela realmente ajuda na gestão empresarial. Dessa forma, continue a leitura e aprenda agora tudo sobre esse termo. Vamos lá?

O que é diferencial competitivo?

O diferencial ou vantagem competitiva nada mais é que as qualidades que permitem que sua empresa destaque entre os concorrentes e sobressaiam perante os seus clientes. Ou seja, o diferencial competitivo é o que leva os seus consumidores a escolherem a sua oferta, mesmo que o concorrente tenha uma diferença de preço.

Já a vantagem competitiva é quando a sua empresa é a preferida pelos clientes, pelo atendimento personalizado, qualidade da entrega e do produto. Essas características são o que faz a empresa única na visão do cliente e com isso ela mantém as vendas em alta durante todo o ano, e até mesmo em tempos de crise.

Como estabelecer um diferencial para sua empresa?

Agora que você já sabe o conceito, separamos algumas dicas para você aplicar na sua empresa e deixá-la única no mercado. Veja abaixo!

Aumentar a qualidade dos produtos

O preço não é mais o fator predominante para levar um consumidor a comprar aquele produto, pois, de nada adianta adquiri-lo com valor baixo, mas que não tem qualidade e nem todos os recursos. Não é mesmo? Então, é a qualidade que leva o cliente a fidelizar com você e atrair novos. Dessa forma, foque nela!

Existem dois tipos de valores que as empresas precisam adotar, que é o valor real e o percebido. O real são os recursos que seu produto traz para a empresa, ou para a vida do seu cliente. Só que nada adianta ter esse valor sendo que o seu cliente não consegue percebê-lo.

Diante disso, é preciso aplicar o valor percebido, que é quando o seu produto atingiu ou não as expectativas do cliente em relação à compra. Ou seja, é a comparação do desempenho produto com as expectativas do comprador. Então, se o desempenho atender as expectativas, você vai ter um cliente satisfeito. Mas se exceder, você vai ter um cliente encantado.

Investir no atendimento ao cliente de excelência

O relacionamento com o cliente é uma das principais formas de se diferenciar do seu concorrente. Afinal, quem não gosta de ser tratado bem? Dessa forma, um atendimento de qualidade é o que conquista, fideliza e retém clientes. Algumas empresas, como a Disney e Apple, usam essa estratégia para fazer com que o cliente se torne fã da marca.

A sua equipe comercial é a peça chave para o sucesso de seu negócio, já que ela representa a conduta e a imagem da empresa perante o cliente. Por isso, é necessário criar um relacionamento com eles, explicando a cultura organizacional para que todos entendam a importância do atendimento, além de motivá-los.

Implementar uma cultura de inovação no negócio

É muito comum você ver os concorrentes copiando as estratégias de outros para tentar melhorar os resultados dos seus negócios. Só que essa prática não é interessante, já que não vai ter um diferencial. Dessa forma, é melhor investir constantemente em inovações, como agregar recursos que são tendências no mercado ao seu produto, para manter a vantagem competitiva.

Então, tenha a cultura de inovação na sua empresa e conte a ajuda da equipe. Como eles lidam diariamente com os clientes, conseguem enxergar melhor os gargalos e com isso podem trazer novas ideias que ajudam a equipe comercial a alavancar as vendas. Treine e desenvolva-os para mantê-los sempre motivados e estimulando a cultura da inovação.

Especializar-se em segmentos de mercado

Outra forma de diferenciar no mercado é segmentar a sua empresa, assim você consegue acompanhar melhor cada tipo de cliente e permite proporcionar a experiência do atendimento mais efetiva. Ou seja, especializar-se em um segmento compreendendo as características de negócio, além de entender as necessidades e preferências do seu cliente pode aumentar os seus resultados.

Dessa forma, separamos alguns segmentos de mercado ligados a empresas de tecnologia que estão em alta, assim você pode especializar-se e aproveitar a oportunidade para agregar novos recursos ao seu produto. Confira abaixo!

Dessa forma, separamos alguns segmentos de mercado ligados que estão em alta, assim você pode especializar-se e aproveitar a oportunidade para agregar novos recursos ao seu produto. Confira abaixo!

Empresa de decoração de ambientes

Esse nicho de mercado vem crescendo muito nos últimos anos devido às campanhas de marketing feitas na televisão, jornais, revistas, redes sociais, blogs, dentre outros. Nisso, despertou grande interesse das pessoas em inovar sua casa ou escritório. Para você ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o seguimento de casa e construção teve o terceiro melhor desempenho no 2º trimestre de 2018, com crescimento de 11,3%. Que tal oferecer um sistema especialista em decoração de ambientes?

Empresa de alimentação

Podemos dizer que esse setor não tem crise, em 2018 ele registrou um crescimento de 2,08%, equivalendo há 656 bilhões de reais. Além disso, ele é o maior gerador de empregos no Brasil, empregando 13 mil desempregados no mesmo ano, conforme pesquisa da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos). Será que se você especializar seu sistema de gestão em cozinhas industriais ou em refeições personalizadas vai diferenciá-lo da concorrência?

Como você pôde perceber, buscar diferenciais competitivos é um processo contínuo, por isso, as empresas precisam reforçar os que já existem e sempre procurar por novos. Além de entender que contar com a especialização em segmentos de mercado pode ajudar a empresa se diferenciar competitivamente.

Ficou com alguma dúvida sobre diferencial competitivo ou gostaria de compartilhar alguma experiência com os outros leitores? Deixe o seu comentário!