Visando garantir uma maior integração e interoperabilidade dos sistemas de uma empresa, dentro do contexto do desenvolvimento de softwares, os web services tornaram-se ainda mais comuns, dada a facilidade que apresentam para estabelecer a comunicação entre diferentes soluções.

A possibilidade de se trabalhar com plataformas distintas, linguagens variadas e acessíveis por diferentes dispositivos, faz do web service uma alternativa bastante produtiva quando o objetivo é desenvolver aplicações de grande escala, distribuídas em diversas engines.

A partir do uso de linguagem universal — o formato XML ou JSON, por exemplo — o web service consegue receber e repassar dados de forma segura e ágil, ainda que essa comunicação seja realizada entre sistemas e plataformas totalmente diferentes.

Se deseja entender melhor o funcionamento e as vantagens desse recurso, continue a leitura e confira as informações que preparamos para ajudá-lo. Acompanhe!

As principais vantagens dos web services

Uma das principais vantagens do web service, como já mencionado, é a sua capacidade de funcionar associado aos mais variados sistemas operativos, baseando-se em diferentes hardwares, o que garante total flexibilidade à rede.

Dessa forma, ainda que o desenvolvedor trabalhe com diversas aplicações e cada uma tenha linguagem própria, com o web service será possível traduzir as informações recebidas para formatos intermediários universais, como o XML (Extensible Markup Language) e JSON (JavaScript Object Notation) e, assim, permitir que a comunicação ocorra entre as soluções.

A partir dessa característica, outras muitas se tornam presentes na utilização desse recurso. A exemplo, destacamos:

  • facilidade na interoperabilidade de sistemas: os web services são bastante simples de se implementar, uma vez que podem ser desenvolvidos a partir de várias linguagens de programação;
  • segurança: como não há acesso direto à base de dado, as informações são mantidas íntegras ao longo de toda a comunicação;
  • redução de custos: em muitos casos, o web service dispensa o desenvolvimento de novas soluções, permitindo a interoperabilidade da rede com sistemas já existentes, o que reduz bastante o custo de desenvolvimento e o tempo dedicado pela software house.

A arquitetura no web service

Como vimos, em essência, o web service expõe uma aplicação em um formato universal, o que a torna acessível através de requisições padronizadas de qualquer outro sistema operativo que precisar utilizar o serviço.

A questão é que existem diferentes formas do encapsulamento das mensagens e comunicação ocorrerem, isto é, existem arquiteturas variadas, cujas características precisam ser analisadas.

SOAP + XML

O SOAP (Simple Object Access Protocol) é uma arquitetura desenvolvida pela Microsoft, a qual trabalha, exclusivamente, a partir do recebimento de requisições e emissão de respostas em XML.

Um dos pontos distintivos — e vantajosos — do SOAP é a capacidade de operar independentemente do protocolo de transporte, ou seja, a comunicação pode ser realizada, por exemplo, com HTTP (HyperText Transfer Protocol), TCP (Transmission Control Protocol), SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e JMS (Java Message Service).

Como vantagens, essa arquitetura apresenta uma melhor capacidade de operar com base em sistemas distribuídos, formando redes mais complexas. Além disso, a capacidade de gerar o arquivo WSDL (Web Service Description Language) garante um melhor nível de automação na comunicação.

REST + JSON

O REST (Representational State Transfer), por sua vez, foi desenvolvido para ser mais simplificado e de fácil integração do que o modelo SOAP. Embora seja possível trabalhar com diferentes formatos de texto, o JSON é o padrão utilizado largamente.

A diferença, no entanto, fica na restrição do protocolo de transporte, que só pode ser o HTTP/HTTPS. Essa característica faz com que a arquitetura funcione de maneira semelhante a um navegador web.

Em comparação ao SOAP + XML, o REST apresenta uma série de vantagens que, inclusive, o colocam como uma melhor opção quando o assunto é encapsulamento de mensagens. Nesse sentido, alguns benefícios podem ser destacados, como:

  • melhor curva de aprendizagem — dada a sua simplicidade e eficiência com que opera;
  • funciona com base em mensagens mais curtas, já que o JSON tem essa vantagem sobre o formato XML;
  • sistema mais rápido e fluido, visto que depende de menor poder de processamento que o SOAP.

Por fim, os web services podem ser bastante práticos e produtivos para atender às demandas de um software house e, principalmente, do cliente final, que precisa de um sistema completo e com uma boa interoperabilidade.

Gostou desse post? Restou alguma dúvida ou quer compartilhar as suas impressões conosco? Deixe seu comentário abaixo!