As pesquisas do mercado de software indicam que o setor continua representando uma parcela expressiva da economia, sendo que o mercado brasileiro ocupa o nono lugar em investimentos em TI.

Para as software houses, a notícia é excelente, pois tudo indica que é possível faturar mais e crescer anualmente. Para se destacar no mercado, as empresas devem investir em inovação em serviços, com diferenciais competitivos que realmente entreguem valor aos clientes.

Quer saber como inovar em sua software house? Acompanhe este artigo com 5 ideias para você implementar!

Por que investir em novidades?

Quem atende a empresários sabe que o que conta de verdade é o mercado. Se existe uma demanda que não para de crescer é a busca por novos recursos e atualizações de software.

Um ERP que funciona como um simples banco de dados, sem integração com outros recursos, certamente será ignorado pelas empresas. Investir em inovação em serviços é essencial para se manter relevante, conquistar novos clientes e fidelizar a clientela.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados e não aceitam soluções improvisadas. Por isso, a inovação deve sempre levar em conta as tendências do mercado de software e o desejo dos usuários.

Ao aplicar a inovação em serviços em seu ERP, alguns itens devem ser priorizados:

Quem inova vai mais longe. É essencial alinhar os investimentos de sua software house para que ela se reinvente de forma constante, a fim de atender aos anseios dos clientes.

A mentalidade do desenvolvedor inovador é flexível, visa aprimoramento constante dos sistemas e leva em consideração os avanços tecnológicos. Um ERP que segue a mudança do mundo tem o potencial de se tornar um grande aliado das empresas em suas rotinas administrativas.

O que o setor fiscal representa para a inovação em serviços nas software houses?

Os sistemas de gestão evoluíram muito e, atualmente, os clientes querem sistemas completos, que unifiquem toda a rotina da empresa. Um dos pontos mais requisitados é a emissão e gestão de documentos fiscais eletrônicos.

O ambiente fiscal eletrônico brasileiro está em constante evolução. O fisco cada vez mais atende às solicitações dos empresários, priorizando sistemas em que toda a emissão e gestão dos documentos é feita no ambiente virtual, com criptografia e recursos de boa qualidade.

O Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED) começou a ser desenvolvido há quase vinte anos e nunca mais parou de crescer. Isso só aconteceu pela conjunção de esforços de membros de diversas camadas da sociedade e do governo.

O aumento da interação e trocas entre contribuintes, software houses e entes do governo fez com que o projeto de documentos fiscais eletrônicos se tornasse o sucesso de inovação que é. Trata-se de uma conjugação de interesses que trouxe benefício para todos os envolvidos:

  • os contribuintes contam com sistemas informatizados e automatizados, que reduzem os problemas da burocracia em papel e contribuem para a regularidade fiscal das empresas;
  • as software houses conseguem oferecer sistemas de boa qualidade e que cumprem as exigências legais para a emissão de documentos fiscais eletrônicos de forma integrada a seus sistemas de gestão;
  • o governo garante a arrecadação e a regularidade fiscal dos contribuintes, que passam a ver vantagens na emissão de documentos fiscais.

O futuro do mercado de software passa obrigatoriamente por colaboração, criatividade e busca incessante por novas soluções para os problemas. Os usuários devem ter suas vidas simplificadas e todo o conforto para executar suas tarefas com agilidade e segurança.

A inovação no ambiente fiscal brasileiro é a prova de que pensar fora da caixa traz benefícios a todos os envolvidos. Por isso mesmo, sua software house não pode ignorar a inovação em serviços voltados ao ambiente fiscal. A Vinco é referência no assunto, tendo sido destaque no iNovaNFCe 2018 com dois cases de sucesso!

Como aplicar a inovação em serviços em sua software house?

Para ser inovador de verdade, é preciso estar atento ao mercado, às novas tecnologias e, acima de tudo, às expectativas dos clientes. Veja, a seguir, 5 ideias para implementar uma mentalidade inovadora em sua software house.

1. Estude as dores de seus clientes

O que toma tempo na rotina das empresas? O que pode ser aprimorado com automação e sistemas inteligentes? Como o cliente pode fazer mais com menos tempo e recursos?

Identifique quais são os principais problemas dos gestores das empresas atendidas pela software house. Eles serão a chave para o processo de decisão sobre as novas alternativas que devem ser desenvolvidas para o sistema. A experiência do usuário é um item essencial para a inovação em serviços!

2. Resolva problemas

Fez a lista dos problemas de seus clientes? Hora de pensar em como resolvê-los!

Um exemplo interessante: as empresas que desejam controlar as movimentações relacionadas a seu CNPJ podem fazer isso por meio da manifestação de destinatário. Esse recurso disponível no ambiente fiscal eletrônico ajuda a prevenir fraudes e melhora a gestão.

Um sistema que conte com um módulo completo de documentos fiscais eletrônicos resolve o problema do cliente, que terá acesso simplificado aos documentos fiscais eletrônicos envolvendo seu CNPJ, aumentando a qualidade da governança com uma solução prática e de fácil implementação no sistema.

3. Facilite a rotina dos clientes

Seres humanos não foram feitos para tarefas repetitivas. Além de muito entediantes, elas envolvem passos que resultam em equívocos diversos, e alguns podem custar muito dinheiro para as empresas. Para continuar no âmbito fiscal, deslizes de preenchimento podem acarretar multas, rejeição de documentos fiscais eletrônicos e outras penalidades.

Agilizar o preenchimento de documentos com automação e otimizar os sistemas para minimizar erros facilita a rotina do cliente. Dessa forma, ele delega aos sistemas o que pode ser automatizado e ganha tempo para tarefas com maior valor agregado.

4. Conheça as tendências do mercado

É impossível inovar sem se manter informado, o que pode ser feito de várias formas:

  • fornecer cursos e treinamentos para os membros da equipe da software house;
  • leitura de informativos em fontes confiáveis;
  • comparecimento a eventos do setor;
  • relacionamento com parceiros e fornecedores que possam oferecer novas opções para os sistemas.

Novas ideias surgem pela combinação de várias informações. Por isso, a busca pelo aprimoramento técnico de todos os membros da software house é primordial para o fomento a uma cultura inovadora.

5. Estabeleça parcerias de sucesso

Mais do que nunca, só cresce quem entende o poder de agir em rede. Sua empresa não precisa fazer tudo sozinha. Em alguns casos, a terceirização de funcionalidades do sistema é muito mais inteligente do que a criação interna de um sistema mediano.

As parcerias certas contribuem para o aprimoramento do sistema e o crescimento do negócio. Além disso, contando com parceiros especializados, o nível de qualidade dos sistemas entregues ao usuário final é muito maior.

A inovação em serviços é o diferencial competitivo mais interessante para sua software house. Dentro da gestão empresarial, a área de tecnologia fiscal caminha a passos largos para o uso de novas tecnologias, visando maior transparência, facilidade na apuração e fiscalização de tributos e também facilidades para os contribuintes.

Quem não quer ficar de fora dessa revolução deve incluir soluções para documentos fiscais no ERP, levando em conta sistemas que realmente inovam e buscam o que há de melhor em tecnologia para documentos fiscais.

Quer agregar tecnologia e inovação em serviços em seus sistemas? Conheça as soluções da Vinco e se surpreenda. Entre em contato conosco para mais detalhes!