A transparência empresarial aumenta o interesse e a confiança dos clientes na procura por produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Assim, quanto maior o número de informações disponíveis, maior será a satisfação e o engajamento dos seus consumidores em adquirir alguma oferta. 

Além disso, ela também evita futuras frustrações com a aquisição de mercadorias ou serviços distantes das expectativas do comprador.

Se você deseja conhecer melhor os princípios da transparência empresarial e saber como investir nesse ponto pode alavancar um empreendimento, então continue acompanhando este artigo!

Pilares da transparência empresarial

A empresa que age com transparência adota um modelo de gestão que tem foco na relação com clientes e parceiros. Confira os principais elementos da transparência empresarial:

Responsabilidade social

A responsabilidade social é a ação consciente e voluntária tomada por uma empresa, buscando ampliar o bem-estar de todos os envolvidos em seu trabalho, com seriedade e respeito. 

Com isso, a empresa que é socialmente responsável age de forma independente, sem a necessidade de incentivos externos para agir de maneira correta.

Desenvolvimento sustentável

A empresa que busca o desenvolvimento sustentável evita práticas que causem crescimento econômico em detrimento às pessoas ou ao ambiente que as cercam. 

Portanto, a ideia por trás do conceito de desenvolvimento sustentável é que o crescimento econômico só é válido se não causar danos injustificáveis à população e ao meio ambiente.

Outra face do desenvolvimento sustentável é o engajamento da empresa em não participar da chamada guerra de preços. Assim, quem trabalha com alta qualidade não precisa oferecer o menor valor para conseguir novos negócios.

A diferenciação pela qualidade permite manter um serviço bem-feito, remunerar bem os empregados e ter maior saúde financeira. Por esses motivos, podemos dizer que as empresas que cobram o preço justo são mais sustentáveis.

Comunicação organizacional

As empresas preocupadas com a transparência devem prestar atenção a suas formas de comunicação organizacional. Pois, uma comunicação efetiva é capaz de transmitir com clareza quais são os objetivos da atividade da empresa, as transformações do mercado e os motivos para as decisões tomadas no cotidiano.

Assim, podemos dizer que a empresa realiza uma comunicação transparente quando o cliente tem fácil acesso à organização para solucionar suas demandas, obter esclarecimentos e levantar novas questões.

Valores

Os valores de uma empresa são o norte de toda a sua forma de trabalhar. A transparência deve fazer parte desses princípios, para que o atendimento seja humanizado, coerente e que seja entregue tudo aquilo que foi prometido ao cliente no momento da contratação.

Vantagens da transparência empresarial

As empresas que investem na diferenciação pela transparência obtêm uma série de vantagens no mercado:

  • melhor comunicação com clientes e fornecedores;
  • estabelecimento de um vínculo com clientes, fortalecendo relacionamentos;
  • reforço da reputação da empresa no mercado;
  • fidelização de clientes;
  • estabelecimento da confiança do cliente no serviço prestado pela empresa.

A Vinco produz soluções para empresas que também atuam no mercado de tecnologia. Por isso mesmo, faz questão de manter o maior nível de transparência possível. Um cliente bem informado entende melhor o valor do serviço que recebe.

A transparência empresarial garante o destaque das empresas no mercado e uma prestação de serviços de qualidade. Quanto maior o nível de transparência na relação com clientes, maior a confiança e a fidelização.

Atuamos há mais de 25 anos no mesmo segmento de mercado e, desde nossa inauguração em 1997, estamos fiéis às nossas visão, missão e valores:

VISÃO:

Ser a empresa de tecnologia mais ágil, confiável e competente na emissão de documentos fiscais eletrônicos e na integração entre sistemas, proporcionando tranquilidade e valor agregado para clientes e parceiros através do desempenho, estabilidade e recursos de nossas soluções.

MISSÃO:

Ser referência no mercado de integração e soluções fiscais eletrônicas e a melhor fornecedora dessas tecnologias para as software houses.

VALORES:

  • Ser cordiais e parceiros.
  • Obter lucro para ter tranquilidade e atender bem.
  • Nossos funcionários são tão importantes quanto nossos clientes.
  • Prezar pelo ambiente interno para trabalhar bem e ser feliz.
  • Oferecer aos clientes negócios bons e justos.
  • Sem ética, qualidade e agilidade não existiríamos.
  • Fazer bem feito para não precisar fazer duas vezes.
  • Não contatar os clientes de nossos clientes.

O índice de perda de clientes da Vinco é praticamente inexistente, justamente porque investimos na transparência em nossas relações. Assim, os clientes se sentem participantes de nossos projetos e envolvidos no sucesso da empresa.

Gostou do nosso artigo? Quer continuar se atualizando com mais conteúdos como esse? Então não deixe de curtir nosso perfil no Instagram!