Quem produz sistemas ERP e deseja se manter relevante no mercado nos próximos anos deve conhecer mais sobre a experiência do cliente. Mais que o preço e características do produto, ele será o verdadeiro elemento que guiará a escolha dos consumidores em direção a um sistema.

Saber se posicionar como uma empresa que tem a prioridade no cliente é primordial para um melhor desempenho na conquista e manutenção dessas pessoas, em um mercado tão competitivo.

Quer aprender mais sobre o que significa e como aplicar a experiência do cliente em sua software house? Continue acompanhando o nosso artigo!

O que significa experiência do cliente?

A experiência do cliente é uma tradução do termo em inglês customer experience, que significa olhar para os produtos e serviços da empresa sob o ponto de vista de criar a melhor experiência possível para eles em todos os sentidos: facilidade, agilidade e atendimento de excelência.

Quem nunca saiu de uma loja sem comprar nada por não ter sido atendido de maneira cordial? Ou abandonou um carrinho de compras de uma loja virtual com informações confusas e interface pouco amigável? O que faltou para fechar negócio nesses exemplos não foi o produto desejado e nem mesmo um preço atrativo: faltou uma boa experiência do cliente.

Sabia que quando os clientes têm um problema resolvido com sucesso, 70% deles volta a fechar negócio em razão do atendimento que recebeu? Veja que não estamos falando de produtos e serviços perfeitos e livres de quaisquer problemas. O que esses clientes buscam é qualidade e acima de tudo, atenção aos seus interesses e valorização de suas necessidades.

Por que a experiência do cliente se tornou essencial?

Nós estamos na era da informação e alguns ousam dizer que também estamos na era da experiência! Assim, como tudo fica facilmente acessível pela internet, as pessoas e empresas divulgam mais e compartilham informações sobre a qualidade dos produtos e serviços que utilizam.

Essa troca de informações fez com que hoje o poder de escolha saísse das mãos daqueles que conseguem divulgar melhor seus produtos e chegasse, finalmente, aos clientes. Portanto, são eles quem decidem se querem ou não ter ou continuar com um produto ou serviço.

O Metaverso, conceito surgido em 2012 e em plena ascensão, é um exemplo de onde a experiência do cliente pode chegar utilizando-se dos recursos de virtualização digital para proporcionar a maior grau possível de interação entre o cliente e o produto na catequização e pré-venda.

Quem conseguir agradar mais os clientes, cumprindo com a oferta e oferecendo um atendimento de primeira, sai na frente. Por isso, diversas pesquisas no setor de experiência apontam que a decisão de comprar novamente ou manter negócios tem como elemento central a qualidade do atendimento.

Quais as vantagens da experiência do cliente para as software houses?

Quem comercializa sistemas ERP deve ter como meta se tornar um parceiro do empresário na gestão de seus negócios. Para isso, é necessário oferecer um sistema confiável, que tenha funcionalidades úteis, integradas e interface amigável.

Assim, oferecer treinamentos e um suporte de primeira é um grande diferencial competitivo no setor. Já estamos muito longe da época em que bastava oferecer um banco de dados para inserir informações. Hoje os sistemas de gestão empresarial que sobrevivem são os mais completos e com melhor experiência ao cliente! Veja a seguir as principais vantagens competitivas de focar nessa questão.

Construção de um relacionamento sólido

Quem trabalha com software de gestão empresarial estará envolvido na rotina das empresas. Com isso, o essencial é buscar construir vínculos sólidos com os clientes, oferecendo um sistema confiável, fácil de usar e com um atendimento de primeira.

Otimização de jornada

Pensar o processo de vendas com foco na experiência do cliente é um grande desafio que envolve prestar atenção aos que já existem e aos que são potenciais. Portanto, a tomada de decisão deve ser feita de maneira tranquila e a comunicação com a software house deve ser ágil e agradável.

Aumento de vendas

Quer vender mais? Seja perito em atrair e conservar seus clientes pela vivência. As vendas aumentarão e seus lucros também. Trata-se de um verdadeiro investimento para seu negócio!

Lembrança positiva

Mais do que ser visto para ser lembrado, quando falamos de experiência, a ideia é trabalhar para ser amado! 

Sendo assim, seus clientes devem gostar de usar o sistema, enxergar o software como algo positivo na rotina da empresa e ter tranquilidade em caso de problemas. Isso faz bem para a software house, que constrói uma reputação no mercado oferecendo uma boa experiência ao cliente.

Fidelização

O preço e a qualidade do seu sistema são capazes de segurar cada vez menos clientes. A experiência das pessoas com seu ERP, por outro lado, muda tudo. Alguém que tem uma boa experiência dificilmente muda de serviços. Por isso, quem quer fidelizar clientes deve trabalhar pela melhor experiência possível.

Como pensar a experiência do cliente em sistemas ERP?

Quer melhorar a experiência do cliente em sua software house? Então considere os seguintes pontos para implementar:

  • Ouça seus clientes: faça pesquisas de satisfação, busque informações, sugestões e críticas para aprimorar o sistema.
  • Ofereça novidades: pense seu sistema sob o ponto de vista de um profissional de gestão empresarial. Quais novidades, complementos ou integrações seriam interessantes para eles? Que tal implementar mais funcionalidades? Os clientes gostam de empresas em constante evolução.
  • Demonstre compromisso: mostre aos clientes que o interesse da software house não acaba quando a compra é concluída. Procure os clientes para oferecer novas soluções, ouvir sugestões e verificar se está tudo correndo bem.
  • Entregue o que vendeu: nunca faça promessas que não pode cumprir. Isso vale para prazos, quantidades e funcionalidades de sua ferramenta. Cumpra suas promessas se quiser que sua empresa seja vista como séria e comprometida.
  • Atenda rápido: para vender e para resolver problemas, agilidade é tudo. Comunicação rápida e eficaz são a chave para o sucesso de qualquer estratégia de aprimoramento da experiência do cliente em sua software house.

Assim, para investir na experiência do cliente, seu ERP deve contar com tecnologia de ponta que seja útil, fácil de usar e bem desenvolvida. Por isso, reveja seu sistema sob a ótica dos usuários, pense em complementos, mudanças e integrações e, acima de tudo, ouça o que seu consumidor tem a dizer. Dessa forma, sua software house continuará relevante no mercado.

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