Há muito tempo o desenvolvimento mobile deixou de ser apenas um luxo para as empresas e passou a ser um dos nichos que mais crescem atualmente no mercado a tecnologia, tornando-se uma grande necessidade para a sustentabilidade dos negócios. No entanto, há muitos desafios para o desenvolvedor mobile, por isso é necessário superar alguns obstáculos antes de colher as vantagens que a mobilidade traz.

Em um mercado que se encontra cada vez mais competitivo, as empresas que desejam ser referência no setor em que atuam e que querem crescimento devem ter a transformação digital como uma forte aliada.

Pensando em preparar você, trouxemos os principais desafios que vai enfrentar no desenvolvimento mobile. Mão de obra, custos e infraestrutura são alguns deles. Continue acompanhando e confira! Boa leitura!

Adequação aos diferentes Sistemas Operacionais (SOs) existentes

Desenvolver um app para aparelhos móveis é uma missão bem complexa. Isso acontece pois cada sistema operacional vai exigir conhecimento em linguagens de programação distintas. Então, para cada um, há recursos e permissões diferentes, afinal, além da variação de sistema operacional, os smartphones mudam também quanto à resolução, desempenho e tamanho.

Sendo assim, é imprescindível que o app funcione bem independentemente do sistema operacional ou aparelho em que esteja rodando. Para solucionar tal problema, há algumas alternativas que listamos abaixo.

Desenvolvimento multiplataforma

No desenvolvimento multiplataforma, os app são criados a partir do uso de linguagens comuns entre os sistemas, sendo reconhecida por todos. Apesar de o processo ser mais barato e rápido quanto às versões independentes, é importante deixar claro que os recursos exclusivos de cada sistema são desperdiçados.

Versões independentes para cada plataforma

Conhecido também como desenvolvimento nativo. Uma alternativa em que todas as potencialidades de cada sistema operacional são aproveitadas e exploradas.

Embora sejam mais estáveis, o investimento pode ser alto, já que depende de inúmeras versões para que a sua compatibilidade se mantenha. Além disso, demanda muita disponibilidade de tempo para desenvolver.

Custos com a mão de obra e infraestrutura

O financeiro é certamente o primeiro fator a se considerar. Contar com bons profissionais para criar apps vai exigir custos altos e várias horas de trabalho. Os gastos podem ser altíssimos, por isso é preciso estar preparado para investir.

Outro gasto imprescindível é com hospedagem para que o app fique à disposição para download. Para que você insira a sua plataforma na Apple, existem opções de cadastro que custam em torno de 100 dólares, por exemplo. Você vai ficar sujeito à variação da moeda.

Geralmente, as aplicações precisam ser desenvolvidas tanto para Android quanto para iOS, funcionando em aparelhos de várias capacidades e tamanhos de hardware. Por isso, é importante escolher entre desenvolvimento multiplataforma e o nativo.

Considere, no entanto, que o multiplataforma vai precisar ser feito duas veze e que dificilmente atingirá o nível de performance do nativo. Sendo assim, a empresa precisa definir quais fatores são prioridade no programa para que siga o melhor caminho.

Oferta de um suporte de qualidade

Os sistemas são atualizados para novas versões de forma constante e, com isso, têm as suas formas de codificação e os seus padrões de design modificados. Uma aplicação que é realizada para um Android 7.o pode ter os seus comandos alterados em obsoletos quando novas versões do sistema são lançadas, por exemplo.

Por esse motivo, é fundamental que a empresa esteja sempre ligado no que existe de novidade no mundo mobile e, claro, que construa bons planos para manter o seu aplicativo funcionando em performance extremamente alta. Tenha isso em mente depois de desenvolver o seu app. Senão, certamente vai perder relevância rapidamente e terá gastando dinheiro e tempo sem necessidade.

Geração de diferencial competitivo

Antes que você inicie qualquer projeto mobile, é preciso refletir: o meu app vai ser realmente capaz de resolver algum problema do meu cliente? Afinal, não basta ser apenas mais um em milhões de aplicações mobile que existem nos quatro cantos do mundo.

Por isso, oferecer soluções que são, de fato, seguras, é fundamental, pois falhas podem comprometer seriamente a integridade das informações dos clientes. Invista, portanto, em excelentes processos de identificação e de autorização, pois são determinantes para o futuro da sua empresa.

Além disso, um bom exemplo é oferecer a função de emitir nota fiscal em dispositivos móveis, uma ferramenta que garante praticidade e cumpre as exigências legais.

Dificuldade para executar novas funções

Estar por dentro da evolução das tecnologias móveis é um dos grandes desafios para o desenvolvedor mobile. Afinal, a cada nova versão do sistema operacional, os comandos podem parar o seu funcionamento e as codificações são modificadas.

Desse modo, para que você se mantenha competitivo no mercado, manutenção e atualização são imprescindíveis. Isso porque é por meio delas que os impactos negativos e os riscos podem ser ajustados, corrigidos e aprimorados.

E, claro, oferecer novas funcionalidades, sem dúvidas, agrega valor à solução mobile. Por isso, o seu produto pode ficar desvalorizado e defasado perante a concorrência, caso não seja aprimorado. Isso não é nada promissor, concorda?

Atualização do aplicativo

Por fim, um grande desafio é acompanhar a evolução extremamente rápida das tecnologias móveis. Sempre que os sistemas operacionais ganham novas versões, é bem comum que os seus recursos, formas de codificação e padrões sejam atingidos.

Isso vai exigir uma manutenção constante nos apps para assegurar que a sua eficácia se mantenha e que os aplicativos sejam compatíveis com os padrões que foram desenvolvidos. Dessa forma, se uma aplicação é formulada para uma versão específica de um determinado sistema, os seus comandos podem parar de ser usados quando uma atualização for lançada.

Isso ocorre também assim que são lançados novos modelos de aparelho, sempre com novos recursos de hardware. Por esse motivo, as empresas precisam estar sempre atualizadas quanto às novidades desse mundo móvel, planejando o funcionamento e a manutenção em um desempenho elevado do aplicativo.

Saber a hora de deixar padrões antigos, manter-se atualizado, conseguir gerenciar riscos de modo a evitar impactos ruins são condições indispensáveis para evoluir nesse mercado tão competitivo. Assim, há mais chances de construir um app que conquiste os usuários.

É importante deixar claro que você deve contar, durante o desenvolvimento, com a parceria de empresas de suporte com expertise e que possibilitem acompanhar as tendências e mudanças exigidas para o mercado.

Enfim, o desenvolvimento mobile traz, sem dúvidas, maior rapidez, comodidade e facilidade para o usuário. Por isso, é cada vez mais relevante para o dia a dia, mas, como você viu, há muitos desafios para o desenvolvedor mobile.

Sendo assim, é preciso se adaptar constantemente a essas novas particularidades e estar sempre disposto a evoluir e aprender com a tecnologia. Saiba que o planejamento e a parceria com os melhores especialistas são requisitos para o sucesso nesse setor.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco para garantir sucesso no seu negócio!