Você está com dificuldades para implementar NFS-e no software? O projeto que criou os documentos fiscais eletrônicos foi, de fato, bastante audacioso. Entretanto, não podemos deixar de destacar que ele proporcionou uma série de benefícios para as empresas de um modo geral.

Porém, para os desenvolvedores de software, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados para atender a todas as demandas da legislação, bem como tornar os processos de emissão e gerenciamento de documentos fiscais mais simples para o usuário.

Pensando nisso, preparamos este artigo, no qual mostraremos como superar os principais desafios do processo de implementação da NFS-e no software. Acompanhe!

Quais são os principais desafios ao implementar a NFS-e no software?

As particularidades da legislação fiscal municipal

Sabemos que a legislação brasileira é muito ampla e sofre modificações com muita frequência. Isso, sem dúvidas, é um grande desafio para o desenvolvedor de softwares. Agora, imagine essa dificuldade presente em mais de 5.500 municípios que, por sua vez, têm liberdade para definirem sua própria legislação para a emissão de Notas Fiscais de Serviço eletrônica (NFS-e).

Sendo assim, esse ponto torna-se mais uma dificuldade no processo de implementar NFS-e no software, sendo um grande desafio que precisa ser superado pelas empresas que realizam esse tipo de serviço. Para tanto, não há muito o que ser feito para solucionar esse problema, a não ser conhecer bem a legislação de cada município da sua área de atuação.

As divergências de layouts

Seguindo o desafio mencionado no tópico anterior, temos mais um que se dá devido às diferenças entre os municípios. A NFS-e deve fazer comunicação com o Web Service que foi disponibilizado na cidade de emissão, sendo que a apuração e recolhimento do tributo é de responsabilidade municipal.

Sendo assim, cada prefeitura tem liberdade para criar o seu próprio modelo de comunicação, bem como o layout do XML, além do seu próprio sistema de autorização. Nesse sentido, esse desafio pode ser desmembrado em dois.

Primeiro, o desenvolvedor pode ter dificuldades para expandir o mercado do sistema, tendo em vista que é necessário que ele seja compatível com determinadas prefeituras. E, em segundo, cada layout funciona de forma exclusiva, sendo assim, será necessária uma curva de aprendizado no modelo de funcionamento de cada uma das cidades.

A solução desse problema, então, é desenvolver um padrão único de XML que seja compatível com diversas prefeituras. Assim, ele funcionará como uma ferramenta de integração. A outra alternativa, não muito recomendada, seria criar um modelo para cada cidade em que sua empresa for atuar.

Essa pode ser uma solução interessante para um desenvolvedor que pretende abranger apenas municípios próximos ou regiões metropolitanas que, geralmente, utilizam layouts parecidos.

As alterações feitas sem prévia comunicação

Outro problema na hora de implementar NFS-e no software é a modificação no layout sem prévia comunicação. Como a prefeitura tem autonomia para criar o layout, não é raro ela acreditar que algo precisa ser alterado e fazer isso sem comunicar as empresas desenvolvedoras de software.

Isso ocorre com muita frequência em períodos eleitorais, em que muitos municípios mudam a sua forma de trabalho. Com a troca da gestão, os fornecedores de sistemas do órgão também são modificados, o que pode impactar diretamente no layout de emissão da NFS-e.

A solução recomendada para esse tipo de desafio é desenvolver uma espécie de monitoramento dentro do software emissor, de modo que ele notifique o cliente sobre a mudança no layout e você possa, rapidamente, iniciar o processo de homologação para o novo formato.

Como a emissão de NFS-e é um processo que impacta diretamente no recebimento dos clientes que utilizam esse tipo de documento fiscal, toda alteração deve ser realizada de forma emergencial para que a empresa não corra o risco de ficar sem receber pelos seus serviços devido a falta do documento fiscal correspondente.

As instabilidades no Web Service

Você já deve estar acostumado com instabilidades em ambientes estaduais de emissão de documentos fiscais ou, até mesmo, nacionais, como é o caso da NF-e ou NFC-e.

Agora, imagine essa mesma situação de instabilidades ou, até mesmo, indisponibilidades em um cenário local, como de uma prefeitura que, na maioria dos casos, não tem todo aparato tecnológico disponibilizado em órgãos maiores. Nesses casos, a situação pode ser muito pior.

Além desse problema, como estamos tratando de uma gestão administrativa que é descentralizada, em muitos casos, o fornecedor do município não tem processos bem definidos. Sendo assim, é muito comum o sistema de autorização entrar em manutenção sem que os usuários sejam avisados.

Como vencer os desafios do processo de implementar NFS-e no sistema?

Como foi amplamente mencionado durante este artigo, o principal problema que o processo de implementação da NFS-e em um software enfrenta é a dificuldade de parametrização padrão, além dos outros problemas que fogem da alçada do desenvolvedor, como modificações sem prévio aviso ou instabilidades.

Para tanto, está sendo criado o Ambiente Nacional de Dados, com o objetivo de amenizar esses problemas causados pela falta de padrão entre os órgãos espalhados pelos quatro cantos do país.

Com o novo sistema nacional da NFS-e, será constituído um repositório único. Sendo assim, os sistemas autorizadores dos municípios deverão compartilhar os dados das notas emitidas e convertê-las para um layout padronizado.

Desse modo, será possível estabelecer um controle maior de todas as Notas Fiscais de Serviço eletrônica que foram emitidas, consequentemente, aumentando a eficiência da administração tributária nos municípios e facilitando os processos de implementação da NFS-e em softwares emissores.

Entretanto, apesar dessa alteração, que visa melhorar e padronizar alguns pontos do processo, também é importante que você conte com o apoio de uma empresa que tem experiência em implementar NFS-e no software e que já está presente em milhares de municípios brasileiros. Dessa forma, você vai superar todos os desafios mencionados e garantir mais agilidade e praticidade nos processos, refletindo positivamente na satisfação dos seus clientes.

Quer saber mais sobre esse procedimento? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Teremos um imenso prazer em entender a sua necessidade e oferecer a melhor solução.