A tecnologia evolui em ritmo cada vez mais acelerado. A internet e os documentos eletrônicos já não causam mais estranheza às pessoas e fazem parte das transações cotidianas. O mercado de software continua a crescer e incorporar as novidades para tornar a vida dos clientes mais simples e dinâmica.

Para conferir as principais tendências, especialmente para as empresas produtoras de softwares de gestão, acompanhe este artigo! Apresentaremos um panorama do setor e as previsões para que você se mantenha atualizado.

Evolução

O Fisco brasileiro passou por uma década de incorporação de diversas tecnologias na emissão de documentos fiscais. Tudo começou em 15 de setembro de 2006, em GO e no RS. Depois daquele dia, nada mais no mercado de software ERP seria o mesmo.

Os sistemas de gestão que antes se limitavam ao controle interno passaram a se tornar assistentes no cumprimento de obrigações fiscais. O que antes era feito manualmente e impresso foi aos poucos se tornando digital.

Agora estamos muito próximos a uma maturação do sistema de documentos fiscais eletrônicos. As empresas que atuam no setor de gestão empresarial não conseguem mais deixar de vender soluções para a emissão de documentos fiscais, pois esse item se tornou indispensável.

Características do mercado de software ERP

As Software Houses que atuam com a comercialização de sistemas ERP puderam observar fortes mudanças no mercado nos últimos anos. Isso aconteceu por causa da expansão do uso de computadores e internet e do crescimento do uso de dispositivos mobile.

A forma de trabalhar das pessoas mudou e com ela a gestão empresarial. Um sistema de gestão que não acompanhe a velocidade das mudanças tecnológicas e sociais fatalmente será engolido pela concorrência.

Veja a seguir as principais características para levar em consideração durante o desenvolvimento dos sistemas.

Facilidade na gestão de documentos digitais

As empresas têm cada vez menos documentos em via física em seus escritórios. Com isso, a gestão documental passou a ser digital, com armazenamento dos arquivos em nuvem. Documentos fiscais não ficam de fora dessa mudança e já dispensam impressoras especiais e armazenamento em papel.

Fornecer integração com a nuvem e compartilhamento em redes sociais e aceitar arquivos em qualquer formato são requisitos mínimos para qualquer sistema de gestão. Os usuários têm forte demanda por comodidade e acesso remoto de arquivos, então esse ponto deve ser prioridade no projeto da ferramenta.

Mobilidade

Todo mundo sempre tem um aparelho celular à mão, então não surpreende que os usuários esperem que tudo funcione em dispositivos móveis. Esses aparelhos ganham cada vez mais potência e já são ferramentas de trabalho.

Os profissionais de hoje estão constantemente em movimento e precisam ter acesso a arquivos e documentos importantes em qualquer lugar. Logo, a empresa que atende essa demanda ganha uma vantagem competitiva relevante. O desenvolvimento de sistemas deve ser otimizado para que os sistemas ERP funcionem também em dispositivos móveis.

Desenvolvimento multiplataforma

Em um passado remoto, as Software Houses decidiam quais sistemas operacionais e plataformas seriam compatíveis com o sistema. Hoje em dia quem faz esse tipo de diferenciação perde a possibilidade de atender muitos clientes, além de ser rejeitado por outros.

desenvolvimento de software multiplataforma é uma tendência que não vai mais voltar atrás. A partir de agora, quem fornece a compatibilidade com a maior quantidade de dispositivos e sistemas operacionais existentes sai na frente na disputa por espaço no mercado de software.

Uso de criptografia e certificados digitais

O setor público adotou o uso de criptografia e de identidades eletrônicas há muito tempo e isso se reflete nos softwares de emissão de documentos fiscais eletrônicos. Praticamente todo sistema governamental requer o uso de certificado digital para validação dos dados de acesso do usuário.

A lei brasileira que regulamenta a validade dos documentos digitais é a Medida Provisória n.º 2.200-2/2001. Essa medida criou o que é chamado de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, que é a estrutura eletrônica oficial de documentos digitais brasileiros.

O ambiente legislativo favorável, que garantiu a equivalência jurídica dos documentos digitais, somado à exigência de certificado pelo Poder Público, fez com que o certificado se popularizasse. Por isso os softwares que contam com módulos de emissão de documentos fiscais devem ser compatíveis com autenticação por certificado digital.

Atualização constante

O Fisco faz mudanças constantes na legislação e nos sistemas de emissão dos documentos fiscais eletrônicos. Para garantir que os clientes tenham acesso aos sistemas corretos e cumpram os prazos da legislação tributária é essencial que a Software House trabalhe de forma proativa na implementação das alterações e garantia de funcionamento dos sistemas.

A integração de ferramentas white label desenvolvidas por empresas especializadas é uma boa solução para se manter em dia com os progressos no ambiente fiscal. Terceirizar partes do trabalho para especialistas é uma tendência que veio para ficar no mercado de software.

Tendências para o mercado de software em documentos fiscais

Os especialistas em mercado de software são muito otimistas quanto à continuidade do crescimento no setor. As Software Houses que desenvolvem soluções ERP precisam levar em conta as tendências anteriormente apontadas se quiserem se manter relevantes, especialmente quanto à adaptação de seus sistemas para os processos de emissão e gestão de documentos fiscais.

Os documentos fiscais eletrônicos já são realidade em todo o país. Em pouco mais de dez anos, o desenvolvimento do setor impressiona pela tecnologia e pelo volume de informações processadas de forma segura, rápida e cada vez mais simples para todos os envolvidos. Trata-se de uma tendência irreversível para o Brasil e que tem servido de inspiração para outros países vizinhos, como Uruguai e Paraguai.

O mercado de software é um ambiente dinâmico, em que todos trabalham visando a aprimorar a experiência dos usuários e a segurança dos sistemas. As Software Houses que atendem clientes empresariais devem dar uma atenção especial ao ambiente de emissão de documentos fiscais, para garantir a satisfação de seus clientes e evitar que eles tenham problemas tributários. Os documentos fiscais eletrônicos são uma realidade permanente e que deve ser levada em conta no momento de projetar e desenvolver sistemas ERP.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus contatos também se mantenham informados sobre o assunto!