As empresas que desenvolvem sistemas não podem mais se prender a um determinado tipo de plataforma. A tendência do mercado, levando em consideração a demanda dos usuários, é a criação de soluções multiplataforma.

A diversidade de opções é interessante para os clientes e agrega valor ao produto desenvolvido pelas software houses. Na era dos smatphone, tablets e cloud computing os softwares restritos a uma única plataforma são cada vez menos competitivos e as empresas que desejam evoluir devem considerar o potencial do desenvolvimento multiplataforma uma prioridade.

Se você quer entender os motivos pelos quais é impossível ignorar o desenvolvimento multiplataforma, acompanhe este artigo até o final. Apresentaremos informações importantes para a mudança de paradigma no desenvolvimento de sistemas!

O que é ser multiplataforma?

O sistema multiplataforma funciona em diferentes sistemas e ambientes, como Windows, Android e Cloud. A ideia por trás do desenvolvimento multiplataforma é entregar a melhor experiência aos usuários para cada funcionalidade do sistema de gestão e garantir os benefícios da mobilidade, além da economia que essa diversidade oferece.

O funcionamento em múltiplas plataformas é uma demanda crescente entre os usuários dos sistemas de gestão empresarial. Antigamente um desenvolvedor era capaz de vender um sistema nativo e conseguir bons resultados de vendas. Hoje em dia o desejo de mobilidade, seja dentro ou fora da empresa, é cada vez mais relevante na decisão de compra.Em pouco tempo se tornará imprescindível.

Quais são as vantagens?

Ser multiplataforma é interessante para as software houses por diversos motivos, como:

  • aumento do potencial de captação de clientes;
  • maior crescimento da empresa em razão da ampliação das vendas;
  • possibilidade de oferecer ao usuário mais praticidade e conveniência no uso das ferramentas;
  • demonstrar foco nos interesses do cliente;
  • maior potencial de longevidade dos sistemas desenvolvidos;
  • aumento da fidelização, dada a maior versatilidade dos sistemas da empresa;
  • atendimento às demandas de funcionamento em dispositivos móveis;
  • desenvolvimento alinhado às tendências atuais do mercado.

O que mais levar em consideração?

A opção por criar um sistema para que ele seja multiplataforma implica uma mudança de mentalidade em todo o processo de desenvolvimento. Desde o início do projeto, todas as decisões devem levar em consideração o funcionamento em várias plataformas. É importante lembrar que a satisfação dos clientes e o aumento nas vendas são a recompensa por todo esse esforço.

As funcionalidades do sistema de gestão deve estar disponíveis nas plataforma mais adequadas para cada uma delas, como por exemplo:

  • O controle de estoque em um PC utilizando Windows;
  • A captação de pedidos por vendedores externos com smartphones;
  • Relatórios de gestão disponíveis em cloud;

Um ponto importante a ressaltar é que a escolha de componentes e serviços que serão incluídos no sistema muda com a adoção de um software multiplataforma. Deve-se tomar cuidado para incluir no programa apenas soluções que também atendam esses requisitos.

Os sistemas que complementam as funcionalidades de seu software devem dispor de suporte adequado em todas as plataformas atendidas. Esse é um requisito indispensável para a seleção dos serviços, visando assegurar o devido funcionamento para os clientes nas plataformas atendidas.

desenvolvimento de sistemas multiplataforma é muito benéfico para os negócios de uma software house. A satisfação dos clientes é maior com a liberdade de poder utilizar a plataforma que melhor se adequar à necessidade. Além disso, a empresa amplia seu potencial de vendas e aumenta o valor agregado de seu sistema de gestão.

Gostou do artigo? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e se manter atualizado!