Hoje começa a segunda fase do Open Banking no Brasil, possibilitando que os clientes possam solicitar o compartilhamento de dados cadastrais, informações sobre transações e serviços contratados.

Com o Open Banking, os clientes tem mais autonomia sobre os seus dados e pode ocorrer uma melhora operacional na oferta de produtos e serviços.

Quer saber mais sobre o Open Banking e se existe alguma relação com documentos fiscais? Então, continue lendo que vamos explicar tudo para você!

Você sabe o que é o Open Banking?

O Open Banking é uma novidade no Brasil que surgiu para trazer mais transparência para o setor financeiro e liberdade para o cliente. Ele já existe em vários outros países, como Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Japão.

O Open Banking é conhecido como sistema financeiro aberto e foi criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), tendo como proposta possibilitar que os clientes compartilhem os seus dados entre diferentes instituições financeiras.

Dessa maneira, trará mais liberdade para o cliente para que ele possa escolher qual instituição financeira pode ter acesso a todos os dados da sua vida financeira.

Além disso, pode melhorar a eficiência operacional nas ofertas de produtos e serviços para os clientes, adequando-se ao perfil e ao que faça mais sentido para cada um deles, com base nos seus dados.

Isso pode ser feito por meio da integração dos sistemas e com o consentimento do cliente, que pode permitir ou não que as suas informações possam ser compartilhadas de uma instituição para outra.

Sendo assim, os clientes podem verificar quais são os produtos e serviços mais vantajosos para eles e optar pelo que for mais interessante em cada uma das instituições financeiras.

O Banco Central divulgou uma lista com as instituições participantes. Algumas delas são o Banco do Brasil, o Banco Bradesco, o Banco Santander, entre muitas outras. 

Como funciona o Open Banking Brasil?

O Open Banking Brasil possibilita que o cliente consiga levar todas as suas informações que constam em uma instituição para onde quiser, sem precisar começar um relacionamento com outra instituição. Portanto, isso facilita a burocracia que muitas vezes é mudar de banco.

Ele utiliza APIs (Interface de Programação de Aplicativos), que são conjuntos de protocolos utilizados para conectar diferentes sistemas. Ou seja, é uma camada de tecnologia padronizada que possibilita uma comunicação mais fácil e simplifica a portabilidade de dados.

As APIs disponibilizadas pelas instituições financeiras tem acesso liberado para qualquer outra instituição financeira que faça parte do Open Banking. 

Assim, os dados dos clientes poderão ser compartilhados entre elas, mas com autorização dos mesmos.

Com isso, é garantido que somente os dados necessários e permitidos pelo cliente possam ser passados de uma instituição financeira para outra, através de um ambiente com total segurança.

Portanto, o Open Banking auxilia no desenvolvimento de novos produtos e serviços, quando todas as instituições tem um padrão de compartilhamento de dados e informações.

Cronograma de implantação!

De acordo com o Banco Central, a implantação do Open Banking está dividida em quatro etapas. 

Veja a seguir:

  • 1º Fase: Teve início no dia 01/02/2021, onde foram abertos os dados das instituições participantes, canais de atendimento e os produtos e serviços que elas oferecem. Por exemplo, pagamento e operações de crédito e contas de depósito à vista.
  • 2º Fase: Começa hoje, 13/08/2021, onde cliente poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF ou CNPJ, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços de suas contas. Tudo precisa ter a autorização do cliente.
  • 3º Fase: O início da terceira fase será no dia 30/08/2021, onde poderá se iniciar um pagamento Pix em outra instituição financeira.
  • 4º Fase: A última fase terá início no dia 15/12/2021, e será possível o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços, como investimentos e seguros.

A implementação do cronograma acima está ocorrendo em 2021. E seguirá as seguintes datas em 2022:

  • 15 de fevereiro de 2022 – Compartilhamento de serviços e transferências entre contas do mesmo banco e TED.
  • 30 de março de 2022 – Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao open banking.
  • 31 de maio de 2022 – Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.
  • 30 de junho de 2022 – Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto.
  • 30 de setembro de 2022 – Compartilhamento de serviços de débito em conta.

Quais as suas vantagens?

As principais vantagens do Open Banking são:

  • Aumento de autonomia para os clientes que podem levar as suas informações e adquirir os serviços de várias instituições financeiras, ao mesmo tempo, sem precisar criar um relacionamento do zero e nem mudar de banco.
  • Mais competição porque o Open Banking acaba reduzindo a barreira de entrada para novos serviços e produtos. Além disso, cria um ambiente mais competitivo e com mais opções para o consumidor.
  • Mais segurança no compartilhamento de informações, garantindo um ambiente seguro para os clientes de qualquer instituição financeira.
  • Melhor experiência na utilização de produtos e serviços financeiros, possibilitando que os clientes possam controlar toda a sua vida financeira.

Existe alguma relação entre o Open Banking e documentos fiscais eletrônicos?

O Open Banking é uma operação vinculada somente ao sistema financeiro, não havendo nenhuma relação com documentos fiscais eletrônicos.

Dessa forma, trará reflexos e melhorias apenas nas operações bancárias, não havendo relação com o universo fiscal.

Percebeu como o Open Banking poderá facilitar ainda mais a sua vida e de todos que precisam compartilhar informações com outras instituições financeiras? E, além disso, trará mais autonomia e agilidade no compartilhamento e aquisição de produtos e serviços.


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