A integração de software é muito interessante para a Software House que deseja oferecer uma solução ERP mais completa para seus clientes. O gerenciamento de integrações de software é um trabalho que requer cautela e boas práticas, mas ainda é muito mais simples que o desenvolvimento de sistemas complexos, como os utilizados para a emissão de documentos fiscais.

Acompanhe este artigo para aprender seis boas práticas de gerenciamento de integrações de software!

Quais os motivos para fazer a integração de software?

A Software House que desenvolve e comercializa sistemas ERP está inserida em um mercado muito competitivo. Um dos caminhos para estar à frente da concorrência é oferecer soluções mais completas para os clientes, que trabalhem de forma integrada com o sistema existente.

Desenvolver soluções do zero é caro, trabalhoso e não tem garantia de um bom resultado. Aproveitar as opções oferecidas por empresas especializadas em atendimento às Software Houses é uma escolha muito mais inteligente, trazendo diversos benefícios operacionais com um custo final muito mais interessante.

Em vez de querer ser especialista em tudo é muito melhor focar no que realmente importa. Isso pode ser feito sem deixar de lado a ampliação de ofertas aos clientes, que terão disponíveis para uso novas funcionalidades pela integração de sistemas.

Solução integrada para emissão de documentos fiscais eletrônicos (DF-e): quais as vantagens?

A gestão empresarial tem avançado cada vez mais rumo a uma realidade completamente online. No Brasil a comunicação com sistemas governamentais para contabilidade, documentos fiscais e declarações já é feita prioritariamente no ambiente virtual. Quem oferece um sistema ERP sem um módulo de emissão de documentos fiscais eletrônicos está perdendo uma grande oportunidade!

Terceirizar o desenvolvimento do software de emissão de documentos fiscais é uma excelente opção. O setor tem diversas especificidades, além de contar com desenvolvedores experientes e que entendem do assunto. Veja a seguir o que a Software House ganha com a integração de sistemas de emissão de DF-e!

Mais produtividade

Produtividade envolve a otimização do tempo de todos aqueles envolvidos na operação da empresa. Quando a Software House adota uma solução integrada, já pronta, o time de desenvolvimento pode focar em aprimorar o ERP, deixando o funcionamento, atualização e manutenção do software de documentos fiscais para a empresa parceira, que entende mais do assunto e cuida de tudo muito mais rápido.

Redução de custos

Desenvolver uma nova funcionalidade para um ERP partindo do zero, visando um resultado que já está disponível no mercado, é uma ideia que não sobrevive ao teste de realidade. Utilizar um sistema pronto, feito por quem entende do assunto, de fácil integração e que é transparente para o usuário final faz muito mais sentido.

Com isso, toma-se um atalho contra projetos, custeio do desenvolvimento, testes e lançamento. A economia gerada se reverte em vantagens competitivas para a Software House.

Diminuição de erros

O sistema de emissão de documentos fiscais atuante em conjunto com o ERP reduz os erros de preenchimento, que podem causar a rejeição dos documentos fiscais de clientes. Como existe a integração, o preenchimento dos campos é direcionado da forma correta, aprimorando a experiência final dos usuários.

O que priorizar no gerenciamento de integrações de software para DF-e?

Agora que você já entendeu as vantagens de uma integração de software em seu ERP, vamos pensar sobre os diferenciais relevantes para escolher quem contratar. Veja a seguir os diferenciais que realmente terão impacto na rotina de gerenciamento de integrações de software!

1. Controle de versionamento das integrações

A empresa que desenvolve sistemas integrados deve trabalhar com o controle de versionamento das integrações. As mudanças nos ambientes de emissão de documentos fiscais eletrônicos são constantes e sem isso é impossível garantir a confiabilidade dos sistemas, agilidade na solução de problemas e identificação de erros em novas versões.

2. Facilidade na criação de usuários

O módulo de emissão de documentos fiscais oferecido aos clientes deve ser de fácil manuseio, permitindo a rápida criação de usuários para a empresa. O licenciamento dos emissores também deve funcionar de maneira eficaz, para não atrapalhar as operações dos clientes.

3. Acesso à telemetria de utilização dos sistemas

Um sistema de emissão de documentos fiscais deve oferecer o acompanhamento remoto das emissões. Esse controle é importante para os clientes e para a própria Software House, que poderá identificar as emissões feitas em geral, por empresa, por emissor ou até mesmo por documento.

A medição de dados é útil para identificar oportunidades, prestar auxílio aos clientes e entender melhor quais são as empresas que usam os módulos de emissão fiscal.

4. Ferramentas self-service

As interfaces devem ser amigáveis, com fornecimento de dados detalhados para gerenciamento das empresas. A Software House deve ser capaz de gerenciar tudo por portais, integração de programas ou APIs. Isso reduz o tempo de resposta e evita burocracias, otimizando a gestão.

5. Integração transparente para o usuário final

Para os clientes da Software House, o que interessa é que as ferramentas oferecidas funcionem. Quanto menos diferenças entre os ambientes do ERP e do sistema de emissão de documentos fiscais, melhor! A integração de soluções white label auxilia no gerenciamento, pois deixa todo o controle dos processos e a interface com clientes com a Software House.

6. Compatibilidade para todos os documentos fiscais eletrônicos

Para facilitar o gerenciamento de integrações de software é importante investir em uma solução completa. Cuidar de vários sistemas diferentes, um para cada documento fiscal, não faz sentido. Busque uma opção que tenha capacidade de emitir todos os documentos fiscais eletrônicos existentes, indicando a flexibilidade de criação de soluções também para os que venham a surgir.

Ao escolher o software ideal para a emissão e validação de documentos fiscais eletrônicos, vale a pena avaliar as condições de gerenciamento de integrações de software. Os sistemas devem ser customizados para atender bem a seus clientes, mas também para garantir o controle da integração pela Software House. O serviço oferecido pela Vinco conta com todas essas vantagens, além de ter por trás dele vinte anos de atuação inovadora no setor.

Agora que você aprendeu mais sobre o que valorizar no gerenciamento de softwares integrados, veja também por que fazer testes de software é uma boa ideia!