Em razão da demanda por soluções informatizados no mercado, cada dia mais as Software Houses sentem o peso e a pressão de gerir projetos complexos e detalhados em cronogramas extremamente curtos. Nesse cenário de intensa exigência, saber como otimizar a gestão do tempo para desenvolvedores é, sem dúvida, um dos pontos mais relevantes para garantir o sucesso das entregas.

Em meio às diversas etapas que compõe um projeto, é necessário ter organização e saber priorizar as atividades mais importantes. Isso evita atrasos e erros, que podem prejudicar a qualidade do produto — e até mesmo a relação com o cliente final.

Pensando em lhe ajudar, preparamos este artigo com algumas dicas práticas de como melhorar a gestão do tempo para desenvolvedores e garantir um melhor aproveitamento dessa habilidade em benefício dos projetos da sua SH (Software House). Acompanhe!

Saiba a hora de mudar a estratégia

Quando trabalha-se com um cronograma apertado, não há margem para erros, indecisões e demora nos direcionamentos. Por isto é preciso saber a hora de mudar a estratégia, de modo a compatibilizá-la com o deadline.

Embora o planejamento seja executado, muitas vezes as coisas saem do controle e exigem mudanças repentinas no projeto. Nessa hora, a tomada de decisão deve ser ágil e acertada, viabilizando a continuidade do trabalho sem prejuízos para as entregas.

Torne-se ágil

As metodologias ágeis, como Scrum, Lean, Kanban estão presentes em grande parte das atividades ligadas à rotina dos desenvolvedores. Como trabalham de maneira parametrizada, em períodos curtos e pré-determinados, o desenvolvimento, a experimentação e a resolução de eventuais problemas costumam acontecer de forma muito mais ágil.

Essas metodologias minimizam a necessidade de longas reuniões, pois essas são realizadas diariamente e em poucos minutos. Isso reduz o desgaste e o desperdício de tempo do time com ações improdutivas. Assim, a execução do projeto é priorizada e o cronograma fixado para os desenvolvedores pode ser seguido com menos interrupções.

Seja adepto ao time tracking

Parece algo bastante simples — e de fato é —, mas dividir a rotina em blocos de produtividade pode otimizar bastante o rendimento da equipe. Técnicas como a Pomodoro, auxiliam bastante na organização do tempo, já determinando períodos de produção e de descanso, o que garante um melhor desempenho ao longo do dia.

Há diversas outras formas de segmentar o dia, criando janelas de descanso entre os períodos de trabalho. Seja via software próprio para tal finalidade, seja por meio de um simples cronômetro, a ideia é apenas estabelecer pausas ao longo da jornada, sempre priorizando o rendimento, já que é impossível render bem em 100% do tempo.

Utilize as ferramentas certas

A tecnologia é uma das maiores aliadas da gestão de tempo para desenvolvedores. Existem diversas ferramentas que podem ser empregadas nas etapas de desenvolvimento e que ajudam as equipes a identificar bugs, editar códigos, entre outras ações.

Além dessas, existem também ferramentas voltadas para a organização e produtividade, as quais podem ser utilizadas para melhorar a visibilidade sobre o cronograma do projeto, etapas concluídas e as faltantes.

De modo geral, trabalhar com o apoio das ferramentas certas pode não apenas poupar esforço da equipe, mas principalmente tempo, ao automatizar certas atividades, garantindo foco no que realmente interessa!

Elenque as prioridades

Essa é, talvez, a ação mais estratégica para garantir um perfeito alinhamento aos deadlines dos projetos. A lógica é simples: priorize as atividades em que a sua SH é especialista e delegue a terceiros, tanto quanto possível, as demais etapas.

Essa prática evita que a SH dedique tempo, esforços e recursos no desenvolvimento de funcionalidades as quais não está habituada e não tem completo domínio, podendo incorrer em erros e/ou atrasos. O ideal, então, é sempre focar nas demandas que é especializada.

Por fim, otimizar a gestão do tempo para desenvolvedores, como vimos, não exige nenhum esforço sobre-humano, bastando apenas um olhar mais estratégico e organizado. As dicas listadas são a prova de que é possível, com ações simples, otimizar a rotina da software house e garantir boas entregas.

Agora que você já sabe o que é preciso para melhorar a gestão de tempo no desenvolvimento de softwares, não deixe de compartilhar essas informações nas suas redes sociais.