Emissão de documentos fiscais eletrônicos, todo mundo tem. Será que dá para fazer ainda mais na automação fiscal? Claro que sim! Neste artigo, abordaremos a automação fiscal e os motivos pelos quais ela pode levar seu sistema a outro patamar!

Quer aprender por que contar com automação fiscal valoriza seu sistema ERP? Continue conosco e entenda melhor!

O que é automação fiscal?

Automação fiscal é utilizar sistemas automatizados para otimizar a emissão de documentos fiscais. Um ERP pode ajudar muito os clientes na emissão de documentos fiscais eletrônicos se contar com automação de verdade.

Não estamos falando aqui de simples conexão com a SEFAZ ou preenchimento automático de alguns campos: queremos que você pense além: automatizar a alimentação de dados e a atualização de parâmetros fiscais, conferir informações e mudar processos gerenciais.

É claro que, para que algo nesse nível seja viável, é importante ter um software bem programado, feito por quem entende do assunto. Sua software house não precisa reinventar a roda se quiser oferecer todas as vantagens da automação fiscal para os clientes: basta delegar com qualidade!

O que um sistema de automação fiscal faz de diferente?

Uma automação de qualidade cria facilidades para o usuário no ambiente fiscal em diversas frentes: facilidade na emissão, armazenamento e controle, mais segurança e também otimização de recursos. Veja, a seguir, os principais recursos de automação fiscal para empresas já disponíveis para incluir em seu ERP!

Alimentação automática

É possível usar a informação dos arquivos XML recebidos de fornecedores para atualizar dados e parâmetros fiscais. Assim, seu cliente não perde tempo preenchendo e alimentando o sistema, pois a informação já está ali e só precisa ser transferida!

Esse tipo de praticidade é uma necessidade das empresas. Há muito tempo, o ERP deixou de ser um mero banco de dados em que o cliente digita informações. Hoje, os clientes exigem automação, e a software house que quer se manter relevante deve oferecer o máximo de comodidade aos clientes. O ideal é se tornar um parceiro na gestão empresarial, fornecendo insights e informações úteis para que a administração das empresas clientes possa ser feita de forma ágil e eficaz.

Prevenção de fraudes

Existe um recurso chamado “manifestação do destinatário” que é muito útil para prevenção de fraudes. Com ele, a empresa pode controlar todas as movimentações fiscais que mencionem seu CNPJ. Com um sistema automatizado, isso fica ainda mais simples para o usuário.

Redução de custos

Nem tudo precisa ser impresso. Os documentos fiscais eletrônicos existem de forma digital e só exigem uma representação em papel em situações específicas, como o transporte de mercadorias, que exige o DANFE. Um sistema de automação fiscal orientado para essas exigências faz com que os clientes imprimam apenas o que for estritamente necessário, economizando recursos da empresa por meio do armazenamento e gestão digital dos documentos fiscais eletrônicos.

Usar eventos para registrar e autenticar ações

Os eventos constantes do sistema de documentos fiscais eletrônicos podem ser utilizados como forma de gestão das rotinas da empresa. Com um sistema mais completo, a empresa poderá utilizar os eventos para registrar e autenticar ações como a comprovação de entrega usando um canhoto eletrônico, por exemplo.

Dessa forma, o ERP conecta as obrigações fiscais da empresa com a gestão, evitando a repetição de tarefas. O cliente economiza tempo, mantém a documentação em ordem e otimiza a rotina com auxílio da automação fiscal.

Como incluir a automação fiscal em um ERP?

Seu sistema não precisa ser reprogramado do zero para contar com automação fiscal. Para incluir tecnologia de ponta em documentos fiscais eletrônicos em seu ERP, é só contar com um bom software que vá integrado ao seu sistema.

Com uma solução embarcada e customizada com a identidade visual de sua empresa, o consumidor nem vai saber que o módulo fiscal foi produzido fora da software house. Todo o controle fica em casa, seus clientes são seus e tudo que eles enxergam é a sua solução.

Integração simples, prática e white label pode parecer algo complexo, mas, na verdade, é simples para empresas como a Vinco. A solução da Vinco é perfeita para quem busca o melhor produto de documentos fiscais eletrônicos do mercado sem todo o custo operacional de criar um sistema tão complexo. A nossa experiência com as exigências e atualizações da SEFAZ assegura que seus clientes consigam emitir os mais variados documentos fiscais eletrônicos sem complicação e de forma muito mais prática.

Ao adotar as soluções da Vinco para seus sistemas de gestão, seus clientes terão acesso a um portal de documentos fiscais eletrônicos 100% compatível com as normas da SEFAZ. Além disso, terão acesso a diversos tipos de documentos fiscais eletrônicos em uma mesma ferramenta, sem complicação, sempre dentro dos parâmetros legais.

As atualizações que acompanham a evolução do ambiente nacional de documentos fiscais eletrônicos fazem parte dos serviços da Vinco. Com isso, seu time de desenvolvimento não precisa sair correndo cada vez que for implementada alguma alteração, criado um novo documento fiscal eletrônico ou houver mudanças nas regras. Os parâmetros e prazos são cumpridos pela Vinco, que atualizará tudo a tempo, garantindo o sistema e os campos necessários para uma emissão sem erros.

A automação fiscal é uma tendência na gestão empresarial pelos diversos benefícios oferecidos aos empresários que aplicam o conceito. A tendência do futuro é que todos os sistemas contem com cada vez mais automação, mas quem começa antes sai na frente da concorrência! A software house que deseja fornecer o melhor produto para seus clientes não pode ignorar esses benefícios na hora de inovar e aprimorar o módulo de documentos fiscais do ERP. Isso pode ser feito de forma muito mais simples do que se imagina, terceirizando o operacional para quem entende do assunto.

Se sua software house busca uma solução de documentos fiscais eletrônicos de primeira qualidade, com excelente atendimento e integração simples ao ERP, é a hora de conhecer a Vinco! Oferecemos soluções especializadas para as constantes mudanças nos sistemas de documentos fiscais que vão muito além da mensageria. Entre em contato conosco e entenda como podemos facilitar sua operação e ajudar na fidelização dos clientes!