O Sistema Público de Emissões Digitais (SPED) é muito importante para a rotina fiscal das empresas. A Software House que quer oferecer soluções mais completas não pode ignorar esse sistema! Incluir o SPED é capaz de agregar muito valor ao produto de sua empresa, mas para isso é importante entender muito bem do assunto. O melhor diferencial competitivo está em atender às necessidades dos clientes de forma completa, segura e eficaz.

Integrar o SPED ao seu ERP pode ser um verdadeiro divisor de águas em sua Software House. Quer saber mais? Acompanhe este artigo e compreenda a importância dos sistemas na rotina de seus clientes!

O que é o SPED?

Trata-se do sistema do Governo Federal para recebimento de informações fiscais e da contabilidade das empresas. Por meio do SPED as empresas cumprem as chamadas obrigações acessórias, que são atividades e burocracias que se relacionam à administração fazendária. Um bom exemplo de obrigação acessória é a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Qual o objetivo do SPED?

A ideia central do SPED é a otimização da relação entre fisco e contribuintes. Com todo o trabalho transferido para o meio eletrônico, o cumprimento das obrigações acessórias é feito pelo cliente de forma rápida, eficaz e com menos custos operacionais.

As operações efetuadas pelo contribuinte no SPED são validadas por certificado digital, que é um tipo de chave criptográfica contendo as informações do emissor. Isso significa que os documentos eletrônicos emitidos no ambiente têm a mesma validade jurídica daqueles em papel, sendo até mais seguros que as vias físicas.

Como se pode ver, o SPED é a forma que o Fisco encontrou de modernizar o cumprimento das obrigações tributárias. A mudança de paradigma com a adoção dos documentos fiscais eletrônicos é vantajosa para todos os envolvidos.

Como funciona a divisão em projetos?

O SPED é o nome do projeto geral de documentos eletrônicos para contribuintes. Ele é dividido em projetos. No início, os principais foram a Escrituração Fiscal Digital (EFD), Escrituração Contábil Digital (ECD) e a mais conhecida, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Com a evolução e especialização, os projetos foram sendo subdivididos em vários módulos. Assim, a evolução dos subsistemas pode ser feita de forma mais rápida, com interlocução com as empresas contribuintes e também com as que são especialistas em documentos fiscais eletrônicos.

Como implementar o SPED em um ERP?

A Software House que deseja agregar valor a seu sistema de gestão deve optar por entregar aos clientes uma solução integrada ao SPED. Mas, considerando a complexidade do sistema e a transformação contínua do ambiente fiscal digital, como fazer essa oferta da melhor forma possível? Veja a seguir o que deve ser considerado ao oferecer sistemas que atendam ao SPED.

Priorize

Dois aspectos são importantíssimos na hora de trabalhar com o SPED: o armazenamento e a gestão dos documentos fiscais. Depois de emitir os documentos e enviar as declarações, como esses documentos serão armazenados para o cliente?

É importante investir em opções com Guarda Segura, baseada em servidores confiáveis. Soluções cloud com redundância de dados são uma ótima pedida para garantir a melhor experiência dos clientes.

A gestão deve ser feita de maneira fácil e intuitiva, para facilitar o cotidiano do empresário. O cliente se sentirá mais seguro no cumprimento de suas obrigações no SPED, caso o portal de emissão tenha interface amigável e de fácil utilização.

Esclareça

Tenha clareza das informações que seu sistema gera, armazena e que pode disponibilizar no arquivo SPED. Tudo que é oferecido, eventuais limitações e possibilidades devem ser claras tanto para quem oferece o serviço quanto para quem compra.

A transparência é um elemento essencial para uma relação duradoura com os clientes. Um cliente bem informado sobre os serviços utiliza melhor as ferramentas que adquiriu.

Delegue com qualidade

Chegou à conclusão que seu time de desenvolvimento não está preparado para o desafio de incorporar o SPED ao ERP? Isso não é um problema! Aprenda a delegar módulos de seu sistema para desenvolvimento terceirizado.

Cada vez mais a terceirização de módulos muito específicos tem se tornado vantajosa, dispensando a necessidade de entender de tudo. No caso do SPED, fica evidente que é melhor deixar a tarefa com profissionais que tenham expertise na área contábil e no sistema tributário.

Já existem opções white label de excelente qualidade, prontas para embarque em seu sistema. Não há necessidade de reinventar a roda, cabendo à Software House a análise das opções vendidas no mercado para embarcar em sua plataforma.

Conte com uma boa equipe de implementação e suporte

Quem já conduziu projetos em desenvolvimento sabe que a qualificação da equipe é fundamental desde a implementação. Além disso, um bom suporte é essencial para altos índices de satisfação com os serviços.

Não adianta entender de contabilidade e sistema tributário sem oferecer a melhor experiência na implementação e um suporte exemplar. Essas qualidades são imprescindíveis para que eventuais problemas sejam rapidamente contornados. Assim, o atendimento ao cliente é garantido e a satisfação é duradoura.

Quais os benefícios de um sistema SPED?

Gostou da ideia do SPED? Que tal aprender também quais são as vantagens diretas que seus clientes passarão a usufruir? Podemos destacar os seguintes pontos positivos:

  • economia de tempo e dinheiro por uso de um sistema integrado;
  • armazenamento seguro, dispensando o papel;
  • automatização de processos;
  • redução de rejeição de documentos por falhas de preenchimento;
  • menor chance de sonegação involuntária de tributos por equívocos administrativos;
  • maior padronização das informações fiscais do cliente;
  • mais facilidade não só no cumprimento de obrigações acessórias, mas também na integração de informações com sistemas contábeis e fiscais de terceiros.

Sua Software House precisa inovar para se manter relevante. Um diferencial interessante é oferecer propostas de valor, que sejam úteis e facilitem a rotina do empresário. Um ERP que ofereça a possibilidade de gerar as informações do SPED utilizando os dados contidos no sistema tem um alto valor agregado. Além de aumentar a lucratividade de seu negócio, seus clientes saem ainda mais satisfeitos. Vale a pena considerar!

Agora que você já entende melhor o que é o SPED e como ele funciona, veja também quem é o responsável por sua geração!