Reflexo da transformação digital que marca o cenário empresarial atual e das novas demandas impostas pelo mercado, cada vez mais as empresas precisam inovar para ganharem em eficiência e competitividade, alinhando satisfatoriamente os custos à produtividade.

A tecnologia, sem dúvida, tem sido a principal ferramenta de otimização dos negócios. A utilização de soluções baseadas em automação, inteligência da máquina e outros conceitos importantes se estende por todos os setores das empresas, abarcando processos produtivos, administrativos e gerenciais.

A exemplo, rotinas fiscais, tidas como complexas e burocráticas, ganham uma nova roupagem nesse cenário de transformação digital. Softwares e sistemas de integração já são realidade, o que otimiza o ambiente fiscal, sobretudo ao facilitar o cumprimento das obrigações tributárias e a troca de informações entre o contribuinte e os órgãos governamentais.

Continue a leitura e confira a seguir alguns dos pontos em que a evolução tecnológica tem ditado mudanças positivas no ambiente fiscal das empresas!

Sofisticação da manipulação de informações

Em razão da legislação tributária extremamente vasta e complexa, a correta manutenção das obrigações da empresa por profissionais contábeis é um grande desafio, sobretudo quando os processos são lentos e baseados em metodologias antigas.

Organizar, avaliar e entender toda a dinâmica fiscal do negócio consome muito do seu tempo e recursos, ativos esses bastante valiosos e que poderiam ser aplicados em benefício do empreendimento.

Nesse contexto, a transformação digital e a consequente mudança no cenário interno das empresas tem proporcionado a substituição de processos fiscais manuais por alternativas automatizadas, capazes de centralizar informações e facilitar o trabalho dos profissionais da área contábil.

Tal realidade tem, por exemplo, permitido a utilização de documentos digitais, sistemas de comunicação às bases de dados do governo de maneira remota, a partir de assinaturas eletrônicas e certificação digital, o que agiliza e otimiza o fluxo comunicativo entre o contribuinte e o Fisco.

Reforço no compliance

De maneira direta, a sofisticação dos processos fiscais com o uso da tecnologia, em grande medida, contribuiu para o reforço do compliance das organizações.

O fato é que o formato digital da maioria dos expedientes e a agilidade na comunicação dos dados facilitam o acesso e a fiscalização, seja interna ou externa, o que evita rupturas fiscais que podem dar margem à ocorrência de fraudes e outros erros que podem prejudicar a imagem do negócio.

Nesse sentido, a boa regularidade fiscal também impacta positivamente os custos da empresa, especialmente ao evitar erros no cumprimento de obrigações, seja recolhendo mais ou menos tributos.

Alinhamento entre Fisco e empresa

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), alicerce da transformação digital, também tem como reflexo o melhor alinhamento entre as informações presentes nos registros das empresas e aqueles em poder de todas as esferas de governo.

Os documentos fiscais eletrônicos são fundamentais para a mineração de dados e aumento da inteligência fiscal dos sistemas do governo. O fisco já possui ferramentas que buscam constantemente indícios de fraudes fiscais e essas estão em plena operação.

Antes, com documentos fiscais em papel era difícil para o fisco conhecer os processos entre as empresas. A implantação dos módulos do SPED deu ao fisco o insumo para verificar o que sua empresa compra (através das informações digitais entregues por seus fornecedores), como sua empresa destina o que comprou (através dos documentos fiscais e obrigações acessórias) e o que sua empresa vende (através das informações dadas por seus clientes, por adquirentes de cartão de crédito e por sua empresa).

Hoje, o empresário precisa saber, no mínimo, o mesmo que o Fisco sabe a respeito dos expedientes fiscais da sua empresa. E não é pouco! Erros nesses processos, podem ser motivo para a imposição de sanções administrativas ou até mesmo penais.

Para tanto, é fundamental que ele esteja apoiado em sistemas informatizados e em recursos de automação, a exemplo de softwares de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), softwares de gestão fiscal, além do apoio de profissionais especializados nesses processos.

Desse modo, é muito mais fácil e efetivo trazer a transformação digital para o ambiente fiscal do negócio, colocando-o em sintonia com as mais modernas práticas do mercado e com os padrões de escrituração utilizados pelo governo.

Então, gostou deste post? Acredita que essas informações podem ser úteis a outros profissionais? Aproveite para compartilhá-las em suas redes sociais!