Quem comercializa sistemas de gestão empresarial gasta muito tempo e recursos de desenvolvimento para criar funcionalidades específicas e mante-las atualizadas.

Será que não há uma forma mais econômica de garantir um sistema sempre atualizado e completo? A resposta está na utilização de um software white label. Isso dá conta das operações específicas e complexas, eliminando a necessidade de desenvolvimento interno.

Você conhece esse tipo de solução para agregar a sistemas Enterprise Resources Planning (ERP)? Quer entender melhor como isso funciona? Continue acompanhando este artigo e descubra as vantagens desse tipo de sistema!

Conceito

O software white label é uma aplicação produzida por uma empresa e comercializada por outra. O nome vem da prática antiga de vender produtos físicos com rótulo em branco, que era preenchido com o nome da empresa que encomendasse os produtos para revenda.

A lógica do software white label é a mesma do produto físico: o nome da empresa desenvolvedora da solução não aparece para o consumidor final. Quem comercializa o software é que aparece nas interfaces de usuário, além de ser a única empresa a ter contato com clientes.

A utilização de um serviço de software white label desenvolvido por terceiros pode ocorrer na totalidade do sistema ou apenas em alguns módulos da aplicação. A utilização de um módulo com funcionalidade específica é uma prática muito comum, especialmente pelas empresas que trabalham com sistemas de gestão empresarial.

Um exemplo prático do uso dessa forma de produção é o da software house que comercializa sistemas ERP e contrata a gestão de documentos fiscais eletrônicos de uma empresa como a Vinco. A solução da Vinco é totalmente integrada ao sistema e transparente ao usuário final.

Benefícios

Mas, afinal de contas, quais seriam as vantagens de contratar um serviço que desenvolve software white label para sua empresa? Isso realmente faz alguma diferença?

Veja a seguir as principais vantagens!

Uso da marca

A empresa que agrega um software white label customiza a ferramenta para que o consumidor final visualize sua logomarca e identidade visual em todo o sistema. Isso garante que os clientes associem o produto à marca da contratante.

Redução do custo de desenvolvimento

Desenvolver um software internamente, além de ser demorado, também implica em uma série de custos. Uma ferramenta bem desenvolvida, livre de erros e amplamente funcional, envolve um alto investimento, que nem sempre é a melhor opção.

Não existe justificativa razoável para inventar aquilo que já existe! O investimento para incorporar uma ferramenta que já foi desenvolvida é muito menor do que os recursos necessários para criar tudo do zero. Ao contratar uma solução white label o empresário economiza dinheiro e energia que podem ser utilizados de forma mais produtiva nos elementos centrais do negócio.

Melhor gestão do tempo

Saber delegar com qualidade é uma das melhores formas de otimizar a gestão de tempo do time de desenvolvedores da software house. Em vez de insistir na sobrecarga e na ineficiência em trabalhar com funcionalidades que não fazem parte do negócio central da empresa, é muito mais interessante terceirizar aquilo que exige conhecimento especializado.

Ausência de responsabilidade na manutenção e atualização

As empresas que trabalham com sistemas de gestão empresarial encaram o desafio de manter o módulo de emissão de documentos fiscais eletrônicos do ERP atualizado com as constantes mudanças nos sistemas de autorização do fisco. Essas mudanças podem ocorrer várias vezes ao longo do ano, causando impacto nas atualizações do ERP.

Ao utilizar um software white label para a gestão de documentos fiscais eletrônicos, esse problema reduz significativamente. Quem fará toda a manutenção e atualização das funcionalidades que impactam a gestão do documento fiscal eletrônico é a fornecedora da solução, que é especialista na área e conta com a estrutura necessária para isso.

A empresa especialista se antecipa às mudanças, prepara seus sistemas para uma rápida e constante atualização e entrega à software house a orientação para adaptar o ERP às novas regras que são oriundas do negócio.

O repasse dessas tarefas assegura que os clientes da software house sempre tenham o sistema em conformidade com as exigências legais, evitando passivos tributários oriundos de problemas na transmissão de documentos fiscais.

Menor risco de implantação

Os riscos de implantação mais comuns em softwares são:

  • riscos por organização inadequada da implantação;
  • riscos por gestão deficiente de processos;
  • riscos relacionados às pessoas envolvidas;
  • riscos referentes ao ritmo de introdução de melhorias.

Com a contratação de uma empresa especialista numa determinada área, como a gestão de documentos fiscais, a contratante agrega em seus processos a estratégia de implantação da contratada e toda sua expertise nesse segmento. Assim, a software house evita que a falta de especialização aumente desnecessariamente os riscos de implantação do software.

Possibilidade de monetização

A redução no tempo de produção e implementação, somadas à agilidade nas atualizações e ao atendimento especializado são vantagens excelentes.

Mas, ainda é possível acrescentar à conta uma qualidade muito interessante da contratação de soluções white label: o investimento inicial é diminuto, se comparado às possibilidades de multiplicação dos ganhos pela monetização da ferramenta.

O preço inicial pago pela plataforma white label é conhecido, mas as possibilidades de vendas e a margem de lucro pelo fornecimento ao consumidor final são definidas pela software house, que mantém total autonomia na gestão comercial do produto. Ela escolhe a forma como realizará as vendas a seus consumidores, os preços praticados e quais serão os resultados obtidos por seu esforço de vendas.

O tempo e os recursos economizados no desenvolvimento do software podem ser empregados em sua comercialização. As possibilidades de ampliação da atuação da empresa no mercado são infinitas e um menor custo operacional é uma grande vantagem competitiva.

Aumento da satisfação dos clientes

O consumidor final do produto conhecerá apenas a software house que comercializa o sistema. Assim, creditará a ela toda a qualidade do produto revendido, bem como sua satisfação com o suporte, funcionalidades e rapidez na atualização da ferramenta.

A escolha de um software white label para integração com sistemas de gestão empresarial é muito interessante para economizar tempo e aumentar a rentabilidade do produto. Saber delegar com segurança, contratando empresas especialistas no assunto é uma iniciativa que aumenta a satisfação do consumidor final do software, assegurando sua fidelização.

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