Uma realidade cada vez mais nítida do mercado empresarial atual é o uso de sistemas de informação para atender à crescente necessidade de se otimizar processos, utilizar de forma mais eficaz os recursos — sejam eles intelectuais ou materiais — e maximizar resultados em um cenário de competição cada vez mais acirrado.
Cada vez mais se exige funcionalidades extras e parâmetros mais robustos dos sistemas de informação — tudo isso em um cronograma extremamente curto, o que dificulta bastante a vida dos desenvolvedores.
Nesse contexto de alta demanda e exigência, as software houses precisam priorizar atividades e terceirizar, tanto quanto possível, as funcionalidades em que não é especialista para que consiga atender seus clientes de forma precisa e ágil.
Como exemplo, a emissão de documentos fiscais — área que exige conhecimentos específicos — pode ser delegada a um terceiro especializado, o qual já tem o ferramental necessário para ser integrado ao sistema.
Para provar que essa é uma estratégia interessante para a sua software house, listamos 7 motivos para terceirizar a gestão de documentos fiscais eletrônicos de seu sistema. Acompanhe!
1. Integração dos dados fiscais recebidos à operação e à gestão
A autoridade tributária está exigindo cada vez mais detalhes e informações a respeito das mercadorias transacionadas pelas empresas. Na maioria das vezes, a criação desses dados foi feita anteriormente na cadeia de suprimentos, em especial na indústria e no importador.
Utilizar as informações recebidas em documentos fiscais dos fornecedores é um diferencial significativo, pois elimina a redigitação, o retrabalho e o risco de ter uma mercadoria classificada erroneamente no documento fiscal, o que pode resultar em cálculo e recolhimento errado de tributos, tanto para mais como para menos — em qualquer um dos casos o prejuízo é da empresa.
Em razão do seu caráter legal, a regularidade fiscal e contábil é levada muito a sério dentro das organizações, motivo pelo qual sempre se demanda soluções capazes de otimizar esses processos e mitigar problemas.
Nesse sentido, ao utilizar a gestão de documentos fiscais de soluções especializadas e integradas aos produtos da sua software house, haverá um reforço significativo nos resultados da integração de dados fiscais que são recebidas pelas operações de seu cliente.
A realidade é que o terceiro especializado já tem todo o motor de que você precisa para entregar uma ferramenta completa e robusta. Por isso, em vez de você perder tempo e recursos com o desenvolvimento de uma ferramenta própria, a sua empresa e os seus clientes recebem muito mais vantagens.
2. Reduz o “time to market“
Como dito, os clientes buscam soluções cada vez mais robustas em cronogramas de projetos ainda mais apertados. Nesse contexto, contar com um bom “time to market” pode ser determinante para o sucesso do negócio e para a satisfação do destinatário da solução.
A lógica, nesse ponto é bem simples: ao terceirizar determinadas funcionalidades do sistema a outros desenvolvedores, reduz-se a demanda sobre a sua software house, o que permite à equipe dedicar mais tempo em quantidade menor de tarefas.
Como consequência, a produtividade aumenta ao passo que o tempo de entrega da solução diminui.
3. Aumenta a disponibilidade de documentos fiscais diferentes
Outra vantagem de terceirizar a gestão de documentos fiscais é possibilidade de oferecer ao cliente final um software mais completo, dotado das funcionalidades necessárias para o dia a dia de operações da empresa-cliente.
Nesse ponto, por exemplo, o terceiro especializado agrega um diferencial importante à solução desenvolvida, que é a disponibilidade de diferentes documentos fiscais. Assim, em vez de se trabalhar apenas com NF-e, um software terceirizado pode oferecer suporte para a emissão e manuseio de:
- MDF-e;
- CT-e;
- CT-e OS;
- NFC-e;
- SAT CF-e;
- BP-e;
- SPED.
4. É uma solução testada em todos os estados brasileiros
A terceirização, quando feita a uma empresa que tem experiência no mercado e conhece as nuances da legislação dos estados, garante ao ERP uma operação ainda mais eficaz, operando em conformidade com a legislação e exigências dos governos estaduais sem nenhum tipo de embaraço.
Nesse ponto, cria-se um diferencial para o cliente final, que poderá gerar e gerir documentos em diferentes entidades da federação, viabilizando negócios em uma escala territorial muito mais abrangente.
5. Conta com serviços agregados como buscador de documentos fiscais
Ao delegar a gestão de documentos fiscais de seu ERP a um desenvolvedor especializado, certamente terá acesso à uma ferramenta muito mais robusta para essa função. Nesse sentido, além das funções padrão, também poderá ter apoio de uma série de serviços agregados, que tornam o uso do software ainda mais produtivo.
A exemplo, poderá agregar mecanismos de busca de documentos fiscais eletrônicos nas bases de dados da SEFAZ, armazenar backups dos documentos e informações, ainda que estes também estejam em poder do Fisco, garantindo total segurança e integridade aos dados do cliente.
6. Permite que o foco em sua especialidade seja mantido
Essa é, talvez, a principal vantagem de se terceirizar a gestão de documentos fiscais. Afinal, por se tratar de uma área técnica e especializada, nem sempre é fácil desenvolver uma solução alinhada com as necessidades.
Por isso, é muito mais simples e produtivo delegar essa função a quem tem expertise no assunto e pode poupar um tempo precioso do projeto oferecendo a ferramenta de gestão fiscal já pronta.
Desse modo, você não terá que se preocupar com essa parte do projeto e poderá focar naquilo que é a especialidade da sua SH.
7. Tem uma equipe especializada em documentos fiscais eletrônicos para apoiar seu ERP
Por último, contar com a parceria de um terceiro especializado no desenvolvimento de sistema de gestão de documentos fiscais significa ter suporte qualificado na área ao longo de toda a etapa de desenvolvimento e entrega da solução ao cliente.
Ou seja, por mais técnica e especializada que a funcionalidade de gestão fiscal possa ser durante o desenvolvimento de um software, ao terceirizar essa função, seu ERP terá o reforço de uma equipe preparada para lidar com esse tipo de demanda, entregando uma ferramenta totalmente alinhada com suas necessidades.
Por fim, como foi possível perceber, um software de nota fiscal fornecido por um terceiro especializado traz uma série de vantagens para o seu negócio. Além dos pontos mencionados, benefícios como redução de custos e reforço na qualidade da solução entregue também figuram como motivos para comprovar que essa é uma ação altamente vantajosa e estratégica para a sua software house.
Então, está convencido de que contratar um software de gestão de documentos fiscais é o que o seu negócio precisa? Dê mais um passo e entre em contato com a Vinco para conhecer a solução ideal para os seus projetos!
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