Já parou para avaliar quanto tempo e esforço poderia ser economizado se a sua software house trabalhasse com o apoio de um emissor fiscal terceirizado? É o que queremos mostrar a você a seguir!

Em tempos de transformação digital, cada vez mais a tecnologia se torna uma ferramenta de otimização indispensável dentro das empresas. Prova disso é a crescente demanda sobre os serviços/produtos das software houses e o aumento do nível de sofisticação das soluções solicitadas pelos clientes. Hoje, o mercado exige softwares ainda mais completos, responsivos, de fácil manuseio e dotado das mais diferentes funcionalidades, mas tudo em cronogramas de projeto extremamente curtos.

Por isso, enquanto desenvolvedor, é preciso ser estratégico, empregando esforços naquilo que realmente importa. Caso contrário, dificilmente conseguirá cumprir o cronograma dos projetos e entregar soluções perfeitamente alinhadas às necessidades do usuário final. É nesse ponto que a terceirização pode fazer toda diferença!

A exemplo, em vez de a sua software house consumir tempo e recursos no desenvolvimento de uma funcionalidade de emissão de documentos fiscais eletrônicos, é muito mais produtivo embarcar uma solução já pronta, desenvolvida por especialistas nessa área, e assim economizar um tempo valioso que pode ser direcionado para os demais parâmetros solicitados pelo cliente. Continue a leitura e entenda porque terceirizar pode ser lucrativo!

Quais as vantagens de se terceirizar a emissão de documentos fiscais eletrônicos?

Existem muitos pontos que podem ser citados como benefícios da terceirização dos processos que envolvem a emissão e gestão de documentos fiscais em um Sistema de Gestão Empresarial. Afinal, essa é uma área que exige um certo domínio sobre a legislação de documentos fiscais por parte do desenvolvedor, o que nem sempre é tão simples, já que estamos falando de legislação tributária e uma série de regramentos sobre o assunto.

Sendo assim, se já existem soluções focadas nessa tarefa, as quais foram desenvolvidas por especialistas nesse tipo de demanda, por que não inserir funcionalidade já pronta, testada e reconhecidamente eficiente, em vez de gastar o já escasso tempo de projeto no desenvolvimento de uma nova solução?

Nesse contexto, fica nítido que embarcar uma solução para emissão de documentos fiscais de um terceiro nos softwares desenvolvidos pela sua software house representa um excelente ganho de produtividade. No entanto, indo um pouco além, podemos citar outras vantagens:

Maior autoridade nos processos fiscais

Uma boa solução precisa ser capaz de auxiliar a sua equipe de desenvolvimento a disponibilizar de maneira totalmente fluida e integrada à operação do seu próprio software, a emissão de:

  • NF-e;
  • NFC-e;
  • NFS-e;
  • CT-e;
  • SPED;
  • MDF-e;
  • SAT CF-e;
  • CT-e OS;
  • BP-e.

Uma boa solução precisa ter uma integração única para todos os documentos fiscais. Assim, tanto você, enquanto desenvolvedor, que precisará integrá-la ao projeto, quanto o usuário final, que precisará utilizá-la, não terão dificuldade, já que a integração única e transparente facilita para os dois públicos.

O grande benefício de se inserir uma solução completa para emissão de documentos fiscais eletrônicos é garantir que o seu cliente terá à disposição uma ferramenta robusta, perfeitamente integrada ao sistema da empresa, e que contribuirá para a centralização dos processos fiscais, além de reforçar a qualidade deles.

Outra grande vantagem é a estabilidade e a velocidade de correção de eventuais problemas. Como a solução terceirizada está sendo também utilizada por centenas ou milhares de outras empresas além de seus clientes, há uma massa de testes mais representativa e uma maior rapidez para se identificar uma não conformidade.

Roupagem mais sofisticada

A emissão de DF-e é uma necessidade comum nas empresas e muitos softwares fazem isso. Contudo, podemos afirmar que uma solução especializada encontra-se à frente em vários requisitos, especialmente porque garante uma roupagem mais sofisticada à emissão e gestão de documentos fiscais a partir das seguintes funcionalidades:

  • adaptabilidade a novos padrões e homologação de novos municípios, sem que isso represente custos extras à software house;
  • compatibilidade mobile para a emissão nesse formato, seja on-line ou off-line;
  • inclusão das informações da Lei da Transparência automaticamente nas operações de venda a consumidor
  • operação multiplataforma e multi ambientes, o que significa que a software house pode integrá-la a sistemas desenvolvidos com base no Windows, Linux e Android;
  • portal web customizado, atendendo aos padrões da marca da software house, com cores, imagens, logotipos e títulos personalizáveis;
  • domínio personalizado para cada software house — ex: dfe.seudomínio.com.br;
  • portal de monitoramento para a software house onde as ocorrências na emissão de documentos fiscais de seus clientes são mostradas graficamente.

Ressaltamos ainda que a solução para emissão de documentos fiscais vai muito além de uma simples mensageria. Enquanto a mensageria se encarrega apenas de automatizar o traslado e a validação dos documentos fiscais em XML entre o remetente e o órgão público, uma boa solução é muito mais completa, também se encarregando de:

  • gerar o arquivo do documento fiscal eletrônico: a solução cria o documento XML, preenchendo os campos necessários de acordo com a operação realizada no sistema de gestão
  • assinar eletronicamente: aqui, o software se encarrega de identificar o emissor da nota, assinando o documento com total validade jurídica, evitando fraudes e rejeição;
  • realizar a mensageria.
  • fazer a distribuição do documento fiscal emitido por e-mail ou web services
  • geração de DANF-e, incluindo informações variáveis dependendo da operação, como por exemplo, quando a unidade comercial é diferente da unidade de tributação.

Sendo assim, sua empresa estará oferecendo aos clientes uma ferramenta completa para a emissão e gestão de documentos fiscais, elevando a qualidade do produto entregue.

Como escolher um bom parceiro para essa terceirização?

Como vimos, existem benefícios significativos de se trabalhar em parceria nos seus projetos. No entanto, para que essas vantagens sejam aproveitadas, é preciso firmar boas parcerias, escolhendo um parceiro confiável e que agregue valor às entregas da sua software house.

Pensando em ajudar, listamos algumas dicas importantes:

  • busque um parceiro com maior capacidade de integração;
  • procure soluções versáteis e capazes de atender às demandas dos clientes em diferentes sentidos. Aqui, a recomendação é se associar a parceiros que trabalham com diferentes tipos de documentos;
  • confira se o parceiro tem um suporte ativo e eficaz, já que você pode precisar solucionar algum tipo de problema de maneira rápida, e é fundamental que ele o fortaleça nesse sentido;
  • vá em busca de parceiros que operam o máximo possível com base na automação. Isso facilita a execução dos processos, dispensando a complementação deles por meio de ações manuais;
  • se atente às funcionalidades da ferramenta de emissão, buscando sempre um parceiro que oferece funções inteligentes, como a gestão do processo de emissão.
  • busque um parceiro que não seja seu concorrente!

Por fim, como vimos, a terceirização das funcionalidades demandadas por documentos fiscais eletrônicos é uma prática altamente recomendada para os padrões atuais do mercado. Ao promover a delegação de uma tarefa complexa como esta à um bom parceiro você coloca à disposição do cliente uma ferramenta extremamente útil e que reforçará a qualidade do imprescindível processo de emissão e validação de notas fiscais. Isso não só aumentará o valor das suas entregas, como também permitirá aproveitar melhor o tempo de projeto, focando nas especialidades do seu negócio.

Está convencido de que terceirizar as funcionalidades da emissão de documentos fiscais pode ser uma estratégia eficiente para otimizar os projetos de sua software house? Então está na hora de dar mais um passo! Entre em contato conosco e saiba como solução da Vinco pode ajudá-lo!