Devido ao avanço tecnológico, as empresas dependem cada vez mais de informações disponíveis em meios eletrônicos para tomar decisões e acompanhar a evolução do mercado. As Software Houses, responsáveis pelos sistemas de gestão que apoiam as operações empresariais precisam oferecer segurança contínua na gestão dos dados, pois a perda de informações tem um potencial devastador. Entretanto, a adoção de várias formas de backup dos dados durante as diversas etapas dos processos sistêmicos reforçam a segurança e evitam problemas decorrentes de sua falta.

Neste texto vamos falar sobre a importância de fazer um backup de dados, quais são seus benefícios e seu papel na hora de buscar um armazenamento de informações que seja seguro ao sequestro de dados. Continue a leitura deste texto e saiba como se prevenir.

Quais são os objetivos do backup de dados?

Os objetivos de ter  uma cópia de segurança das informações da empresa são:

  • evitar a perda irreversível de dados causada por problemas de funcionamento nos computadores ou por falha humana;
  • possibilidade de restaurar facilmente os dados perdidos;
  • prevenir a vitimização por crimes virtuais como o sequestro de dados;
  • possibilidade de fazer mudanças de hardware e restaurar o sistema rapidamente;
  • garantir o cumprimento de obrigações legais com acionistas, governo, fornecedores, clientes e colaboradores.

Quais são os tipos de backup?

Os backups de dados podem estar distribuídos em toda a infra-estrutura sistêmica, dependendo da criticidade:

  • Réplicas de banco de dados dentro do mesmo computador ou na rede da empresa;
  • Cópias de segurança obtidas em momentos específicos do dia, como um ponto de restauração íntegro, preferencialmente armazenadas em ambiente diferente do sistema;
  • Armazenamento em local seguro de dados gerados durante a operação e que necessitam atenção especial para cumprimento de obrigações;
  • Redundância de operação para sistemas de missão crítica da empresa.

Alguns deles podem ser feitos de forma manual, por um comando específico feito por uma pessoa. Outros, por definição ou pela criticidade são e devem ser feitos de forma automática durante a operação do sistema, de forma transparente.

Qualquer que seja o tipo de backup, ele precisa ser periodicamente testado, garantindo que estará disponível e que funcionará conforme o planejado em caso de necessidade real.

De que maneira é evitado o sequestro de dados?

Os criminosos virtuais estão cada vez mais interessados nos dados das empresas, justamente por saber que a operação depende deles. Um crime cada vez mais comum é o sequestro de dados. A prática consiste em retirar o acesso da vítima aos dados, encriptando todo o conteúdo e exigindo um pagamento em dinheiro para a liberação dos dados sequestrados.

O backup de dados é a única forma segura de  mitigar os danos que uma ocorrência desse tipo pode causar para a empresa. Com algumas boas práticas, também é possível minimizar os riscos. São elas:

  • realizar os backups de acordo com a necessidade de todo o conteúdo;
  • treinar os funcionários sobre as melhores práticas de segurança;
  • analisar os e-mails recebidos com atenção, pois essa é a forma mais comum de infiltração dos hackers nas empresas;
  • utilizar um software de proteção antivírus em todos os computadores e da rede e manter a ferramenta atualizada;
  • caso tenha o backup das informações e os dados sejam sequestrados, não negociar com os criminosos e comunicar as autoridades sobre o ocorrido.

Investir para ter um backup dos dados da empresa é parte essencial de uma rotina de prevenção de perda irreversível de dados na empresa e é imprescindível para garantir o funcionamento caso essa  perda ocorra ou tentativas de crimes virtuais. É importante se manter informado sobre as opções de armazenamento de dados disponíveis no mercado e escolher um serviço seguro, eficiente e que atenda às demandas da empresa.

Você já precisou usar seu backup de dados para recuperar informações em seus clientes? Como foi a experiência? Divida conosco deixando um comentário abaixo.