Conhecido como um setor que concentra grande parte da burocracia envolvida na gestão de uma empresa e que drena um esforço considerável dos negócios, a gestão fiscal se tornou um dos grandes percalços dos empresários. Felizmente, o surgimento de novas tendências de TI capazes de otimizar esse cenário é uma realidade que pode (e deve) ser aproveitada.

Para se ter ideia, em um ranking de 94 países, o Brasil é o 2º com a legislação fiscal mais complexa. Apesar disso, o país é também um dos poucos a emitir notas fiscais em tempo real. Por esse e outros muitos motivos, o ambiente fiscal das empresas depende da tecnologia para manter uma boa performance, rigidez e agilidade na execução dos processos fiscais e no manuseio de documentos, superando toda sorte de burocracias.

Nesse sentido, é fundamental que você esteja alinhado às novas tendências tecnológicas a fim de entregar soluções inovadoras e compatíveis com as necessidades das empresas, garantindo toda robustez de que o ambiente fiscal necessita.

Para ajudar você a se inteirar sobre o tema, listamos 5 tendências de TI para a gestão fiscal que todo empresário precisa conhecer. Continue a leitura conheça alguns diferenciais que podem ser embarcados nas suas entregas!

1. Big Data

A possibilidade de gerenciamento dos milhares de dados estruturados e não estruturados produzidos pela empresa, pelos clientes e coletados do mercado também está impactando o desenvolvimento de softwares.

A partir do momento que software house tem a capacidade de minerar dados e analisá-los para extrair informações relevantes ao negócio, o processo de desenvolvimento de soluções é mais bem implementado. É possível, por exemplo, focar nas funcionalidades mais úteis às empresas, se alinhar ao nível de exigência e se preparar para mudanças futuras, colocando o negócio na vanguarda.

2. Automação de processos

Com a forte tendência de virtualização do setor contábil e fiscal, a exemplo do SPED, mais e mais dados e processos vão assumindo uma roupagem virtual, o que possibilita ações estratégicas como o cruzamento de informações, utilização de IA e Machine Learning.

Esses são conceitos-chave para a automação de processos. A partir deles, diversos expedientes podem ser assumidos por sistemas autônomos, muito mais práticos e efetivos na hora de manusear grandes volumes de dados e informações contábeis.

O próprio emissor de documentos fiscais é um exemplo de como a integração promovida pela tecnologia pode aumentar a fluidez dos processos, otimizando a comunicação interna e externa da empresa.

3. Inteligência Artificial

Além da elisão fiscal, a inteligência artificial (IA) pode ser a base para a utilização estratégica de informações financeiras com maior profundidade. Isso ajuda a manter o compliance junto ao governo e a subsidiar decisões mais inteligentes com o intuito de evitar falhas com o Fisco.

Embora a IA ainda seja pouco utilizada no Brasil, possuímos um cenário favorável para o seu crescimento, já que a utilização Nota Fiscal Eletrônica e do sistema SPED aumentam o volume de dados digitais, nutrindo os softwares baseados em inteligência artificial, por exemplo.

4. Cloud Computing

Ao lidar com grandes volumes de informações em formato digital, as empresas também necessitam de soluções capazes de otimizar o armazenamento e a segurança das suas informações.

Nesse cenário, mais uma tendência forte — embora não necessariamente atual — é a Cloud Computing. Soluções baseadas nesse conceito permitem uma gestão de documentos mais ágil, transferindo, compartilhando e protegendo dados com mais eficiência em termos de segurança e custos.

5. Cultura Agile

Totalmente alinhada ao cenário de intensa demanda sobre as software houses, a cultura agile é, também, uma tendência de TI que marca o mercado atual. A partir dessa metodologia de trabalho, é possível acelerar o desenvolvimento, aumentar a colaboração entre os envolvidos nos projetos e garantir resultados na forma e tempo esperados pelos clientes.

Essas são apenas algumas tendências de TI que comprovam como o cenário fiscal das empresas tem se alterado, exigindo novas soluções baseadas principalmente no uso inteligente de dados e automação. Seguir por esse caminho é a melhor forma de tornar a sua empresa cada vez mais eficiente e competitiva.

Restou alguma dúvida ou deseja compartilhar suas impressões? Conte pra gente aqui nos comentários!