Quem desenvolve sistemas que atendem à legislação fiscal sabe das dificuldades de relacionar todos os eventos fiscais cotidianamente. O ambiente de emissão dos documentos fiscais eletrônicos (NF-e, CT-e, e outros) na esfera estadual é uma grande parte dessa rotina. Esse ambiente é composto por diversos elementos, dentre eles o Número Sequencial Único (NSU). Conhecer esse item é mais um passo para oferecer soluções diferenciadas a seus clientes.

Quer saber como funciona a identificação de eventos relacionados aos documentos fiscais eletrônicos e como os números de identificação podem ajudar na organização de seus clientes? Acompanhe este artigo para entender melhor o que é e como funciona o NSU e começar a pensar em novas oportunidades!

O que é Número Sequencial Único (NSU)?

Que NSU é a abreviação de Número Sequencial Único você já soube. Mas o que isso quer dizer? Esse número existe para identificar um evento no ambiente dos documentos fiscais eletrônicos que referenciam um CNPJ. Sendo assim, trata-se de uma espécie de “RG” de cada documento destinado nos documentos fiscais.

Como funciona a geração do Número Sequencial Único?

Após protocolar, ou seja, autorizar um evento ou documento fiscal, a SEFAZ responsável pela autorização dos documentos daquele CNPJ vai sincronizar os dados com o Ambiente Nacional (AN). O NSU é criado pelo AN no momento em que um evento é inserido no banco de dados do AN.

O NSU é sequencial por CNPJ, ou seja, cada CNPJ terá acesso aos documentos destinados sequenciados no AN, que é onde se centraliza a informação sobre os documentos destinados.

Para que serve o NSU?

O NSU serve para que um contribuinte possa identificar TODAS as citações de seu CNPJ no ambiente dos documentos fiscais eletrônicos. A utilização das informações que provocaram a geração do NSU no sistema de gestão permitirá que a empresa consiga fiscalizar como seu CNPJ está sendo referenciado, evitando fraudes e prejuízos com emissões errôneas, de seus prepostos e de terceiros.

Quando o contribuinte realiza uma operação no ambiente de autorização tem como resultado um arquivo XML que é o documento fiscal eletrônico da operação, que pode ser livremente copiado. Todas as cópias do XML autorizado serão consideradas originais.

A lógica do sistema de emissão cria dilemas em razão de atos posteriores à emissão, como em um cancelamento. ou carta de correção. Como mencionamos acima, todas as cópias do XML autorizado são consideradas via original do documento fiscal eletrônico.

Se é feita uma alteração posterior à emissão, como marcar o arquivo XML que já existe para indicar o cancelamento?

Mais uma vez o NSU será a solução para o emissor. Utilizando-se o XML do AN como centralizador, será possível verificar a situação de um documento fiscal eletrônico de forma atualizada. Para isso, usa-se o NSU como ferramenta de rastreabilidade.

Qual a utilidade do NSU na gestão de informações empresariais?

Como estamos diante de um número que identifica documentos eletrônicos, seu aproveitamento na gestão é uma grande oportunidade para a empresa. As Software Houses que desejarem incrementar seus serviços devem considerar o uso das informações dos documentos fiscais eletrônicos de forma integrada com o ERP.

O gerenciamento de dados se torna muito mais simples e completo se agregar as informações fiscais — por meio do NSU — às demais anotações contidas no sistema. Quando a empresa incorpora o NSU em suas outras atividades, os procedimentos ganham maior rastreabilidade, integração e controle.

Cuidar da rotina dos empresários requer conhecimento do que está por trás de suas obrigações gerenciais. Entender sobre documentos fiscais, NSU e outros assuntos enriquece o repertório do profissional da Software House e auxilia na busca por novas oportunidades de expansão nas vendas da empresa.

A Vinco tem soluções para simplificar e integrar os documentos destinados ao seu sistema de gestão, absorvendo a complexidade de gerenciamento dos NSUs.

Já sabia como funciona o Número Sequencial Único na Nota Fiscal? Teve ideias de como usar essa informação em seus sistemas? Deixe um comentário abaixo a respeito do tema e divida suas experiências conosco!