Quem atua com gestão empresarial deve conhecer bem a rotina dos empresários. Dentre os conhecimentos necessários, é preciso ficar por dentro das novidades sobre documentos fiscais eletrônicos. No setor de transportes, é importante conhecer e diferenciar as duas formas de Conhecimento de Transporte (CT): o CT-e e o CT-e OS.

Quer entender melhor o que são esses documentos e suas vantagens? Acompanhe este artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é Conhecimento de Transporte?

O Conhecimento de Transporte é um documento fiscal que identifica as cargas para transporte. Ele é usado em todo tipo de modal (rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário) e de fretamentos.

O documento serve para conferência e fiscalização da carga pelas autoridades tributárias. Ele é válido em todo o território nacional.

O que é CT-e?

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento fiscal eletrônico. Isso significa que ele é criado inteiramente em ambiente eletrônico, não precisando de suporte físico em papel para existir.

Basta que o documento seja emitido em arquivo para ter validade. Para viabilizar a emissão, o contribuinte deve ser titular de um certificado digital, que funciona como autenticação do CT-e.

O que é CT-e OS?

Para alguns casos específicos, os chamados “outros serviços”, o documento foi criado um documento um pouco diferente, o CT-e OS. Esse documento diferenciado é utilizado para documentar:

  • serviço de transporte intermunicipal, interestadual ou internacional, de pessoas, em veículo próprio ou afretado, quando feito por agências de viagens;
  • serviços de transporte de valores prestados, em relação a cada tomador, realizadas dentro do período de apuração do imposto;
  • o global dos documentos de excesso de bagagem emitidos durante o mês, no final do período de apuração do imposto.

São responsáveis pelo CT-e OS:

  • agências de viagens;
  • transportadoras de valores;
  • transportador de passageiros que tenha excesso de bagagem.

Quais as vantagens dos documentos fiscais eletrônicos?

As empresas se adaptam rapidamente à emissão de documentos fiscais eletrônicos, pois eles representam muitas vantagens. Cabe aos desenvolvedores de software levarem essas vantagens em consideração para oferecer produtos e soluções que facilitem a vida de seus clientes. As principais vantagens de documentos fiscais eletrônicos de transporte são:

  • mais agilidade na fiscalização durante o percurso;
  • dispensa da impressão e arquivo de um grande volume de documentos;
  • rapidez na transmissão de informações;
  • mais facilidade na gestão dos documentos fiscais da empresa;
  • possibilidade de integração dos sistemas de emissão e de gestão empresarial;
  • maior segurança pelo uso de certificado digital.

Importante ressaltar, por fim, que tanto o CT-e quanto o CT-e OS se relacionam ao recolhimento do ICMS, que é um tributo estadual. Por esse motivo os desenvolvedores de sistemas devem estar atentos à legislação estadual que trate de transporte, a fim de evitar erros de emissão e problemas para seus clientes.

Quem atende empresas prestadoras de serviços de transporte de cargas, valores e pessoas deve atentar às regras de emissão de CT-e e CT-e OS. Os desenvolvedores das Software Houses devem levar em consideração a demanda por soluções para emitir, validar e gerenciar os documentos, considerando a integração com os sistemas de gestão empresarial.

Gostaria de aprender mais sobre desenvolvimento de software, documentos fiscais e processos de gestão empresarial? Siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e também no Instagram!