Quem trabalha com software para gestão empresarial não pode mais ignorar o módulo fiscal em seu catálogo de produtos. Fazer com que isso seja uma realidade pode ser mais fácil do que parece. Hoje, já é possível incluir um sistema de emissão de documentos fiscais eletrônicos em integração com ERP. Tudo isso de forma transparente para o usuário final e garantindo a compatibilidade e atualizações necessárias!

Quer saber mais sobre como um módulo fiscal integrado ao seu ERP facilita sua operação e agrega valor ao seu sistema? Continue acompanhando este artigo! Apresentaremos as vantagens indiscutíveis dessa forma de trabalho!

O que significa ter uma solução de documentos fiscais integrada no ERP?

Seu ERP pode fazer muito mais para seu cliente. Com a massificação dos documentos fiscais eletrônicos, um software que auxilia o cliente a emitir e gerenciar suas notas fiscais se tornou indispensável.

Para ter essa solução como parte de seus sistemas não é necessário desenvolver um software do zero! Utilizando uma solução White Label embarcada em seu sistema é possível fazer a integração com ERP de maneira muito prática.

Para o usuário final não há separação entre os sistemas. O portal web e o domínio são personalizados com as características da Software House. As cores, marcas logotipos e títulos são personalizáveis para deixar tudo em harmonia com o ERP.

Por fim, cumpre esclarecer que os serviços de emissão de documentos fiscais eletrônicos vão muito além de automatizar o traslado e validação dos documentos fiscais. Uma solução completa como a da Vinco inclui desde a geração e envio dos documentos até a gestão e monitoramento das emissões.

Quais são as facilidades?

Utilizar um software de uma empresa renomada, com décadas de experiência e especialista em documentos fiscais é muito mais inteligente que tentar produzir toda a tecnologia do zero.

Afinal de contas, por qual motivo sua empresa gostaria de reinventar a roda, não é mesmo? Decidir terceirizar a gestão de documentos fiscais em seu sistema ERP é uma decisão que traz inúmeras vantagens, tanto para a Software House quanto para o consumidor final! Veja algumas a seguir!

1. Redução de custos operacionais

O desenvolvimento de um software multiplataforma, que atenda aos requisitos definidos pelo Fisco para a emissão de documentos e que se mantenha atualizado não é tarefa simples. Começar um projeto dessas proporções em uma Software House especializada em ERP é certeza de um aumento nos custos de desenvolvimento, além das incertezas inerentes ao resultado final desse projeto.

A contratação de uma solução que já está pronta tem uma excelente relação custo-benefício, uma vez que o valor da operação já é conhecido. Isso permite que os investimentos sejam incluídos desde já nas projeções financeiras da empresa, tornando a integração com ERP muito mais interessante que o desenvolvimento por conta própria.

2. Mais competitividade

Uma solução desenvolvida por uma empresa especializada assegura a qualidade e também agilidade na implementação dos sistemas. Isso faz com que a Software House aumente seu potencial competitivo no mercado de forma muito mais rápida do que se decidisse desenvolver as ferramentas internamente.

Um programa mais completo, que oferece gestão empresarial, contábil e o módulo fiscal é muito mais interessante para o consumidor. A maior oferta de serviços faz com que a empresa se torne muito mais relevante no mercado e conquiste novos clientes.

3. Aumento da qualidade

O desenvolvimento de software para a emissão de documentos fiscais exige o cumprimento de uma série de requisitos de compatibilidade e a constante atualização. O Fisco atualiza frequentemente as plataformas e concede prazos para que os sistemas sejam adaptados à nova realidade.

No entanto, se a emissão de documentos fiscais está concentrada em uma empresa especializada, certamente a qualidade do produto final será muito maior. Todos os aprendizados dos anos de atuação do mercado, somados ao profundo conhecimento do setor, asseguram a qualidade que seus clientes merecem.

4. Ampliação da oferta

Uma empresa que oferece soluções ERP para seus clientes tem em mãos uma carteira que pode ser melhor trabalhada com o aumento dos produtos oferecidos. Além do ERP é possível ofertar para a mesma pessoa muitos outros serviços correlatos, dentre eles a emissão de documentos fiscais eletrônicos.

O sistema vem acompanhado de comodidades muito interessantes para o consumidor, como a busca de documentos na base da Secretaria da Fazenda e o backup seguro de documentos e informações. A terceirização permite oferecer ao cliente final um software mais completo, com muito mais do que o estritamente necessário para a operação da empresa.

5. Diminuição dos erros

Um erro em um sistema de emissão de documentos fiscais eletrônicos pode custar muito caro ao contribuinte. As penalidades são as mais variadas, desde o bloqueio na emissão de NF-e até a rejeição dos documentos, assim como a aplicação de multas que podem até mesmo ultrapassar os valores dos tributos a recolher.

Desenvolver sistemas para a emissão desses documentos sem a expertise necessária tem um risco muito alto. Não há a menor necessidade de colocar a reputação de sua empresa a prova se já existe no mercado ferramentas bem desenvolvidas e que, inclusive, contam com processos de desenvolvimento que testam o sistema e evitam os erros de emissão.

6. Agilidade nos processos

No mercado de TI a agilidade é um requisito primordial. A melhor forma de garantir uma resposta rápida às mudanças nos documentos fiscais eletrônicos é delegar o desenvolvimento aos especialistas no setor. O outsourcing bem-feito aumenta a velocidade da operação sem prejudicar a qualidade.

A equipe interna de desenvolvimento também se torna mais ágil, pois trabalha focada no que realmente conhece.

7. Adoção das melhores práticas na emissão dos documentos fiscais

Seus clientes precisam emitir os documentos fiscais de forma simples e evitando penalidades por consumo indevido ou abuso das emissões em contingência. Um software de emissão de documentos fiscais bem desenvolvido é capaz de oferecer um impacto positivo para o usuário, além de adotar as boas práticas exigidas pelo ambiente de emissão e evitar as consequências indesejadas do mau uso do sistema.

Ao realizar a delegação do desenvolvimento para especialistas, todo o estudo e compreensão do complexo sistema tributário brasileiro fica nas mãos de quem entende do assunto. A satisfação no uso do sistema de emissões pelos clientes é garantida e sua empresa fideliza os usuários satisfeitos.

Oferecer para os clientes um software de emissão de documentos fiscais em integração com ERP é um grande diferencial competitivo para as Software Houses. Contar com uma empresa especializada em oferecer soluções White Label embarcadas em seu software garante a qualidade dos serviços e a satisfação de seus clientes!

Para conhecer as soluções da Vinco para a emissão de documentos fiscais em seu sistema ERP, entre em contato conosco!