No Brasil, o acesso à internet já é primordialmente feito por celulares há alguns anos. Assim, não deve causar espanto que os empresários desejem cada vez mais que a tecnologia usada em suas empresas esteja disponível em um aplicativo mobile. A emissão de documentos fiscais por dispositivos móveis é uma comodidade que agrega muito valor aos sistemas ERP. Fazer tudo funcionar de forma adequada significa enfrentar desafios consideráveis, mas não é uma missão impossível!

Conheça, a seguir, os principais desafios encontrados pelos desenvolvedores ao criar plataformas de emissão de documentos fiscais para dispositivos móveis.

Como funcionam os documentos fiscais eletrônicos?

Os documentos fiscais no Brasil estão cada vez mais consolidados como documentos eletrônicos. Diversas tecnologias foram incorporadas para facilitar a vida dos contribuintes, aliando o ambiente eletrônico a questões de segurança e novas tecnologias, entre elas o aplicativo mobile.

Existem aplicativos criados pelas prefeituras, mas isso também pode ser incorporado ao serviço fornecido nos ERPs, com um aplicativo mobile otimizado. O setor de documentos fiscais eletrônicos está em constante evolução e é óbvio que acompanhará a tendência do brasileiro em usar a internet nos dispositivos móveis.

Importante salientar, ainda, que no mercado existem equipamentos como o PDV Mobile, feitos de forma dedicada para emissão de documentos fiscais eletrônicos, rodando o sistema operacional Android. Assim, os desenvolvedores devem investir no que é conhecido como mobile first, inclusive na emissão de documentos fiscais eletrônicos.

Quais são os desafios dos desenvolvedores mobile?

Desenvolver para dispositivos móveis não é uma tarefa tão simples assim. Os desafios dos desenvolvedores são os mais diversos possíveis e é importante saber o que vem pela frente!

Ambiente de comunicações

O uso de redes abertas é cada vez mais comum para os usuários, que buscam o wi-fi para uma conexão mais estável nos dispositivos móveis. O desenvolvedor deve ficar atento a essa tendência para evitar armazenar nos dispositivos informações que possam ser prejudicadas por vulnerabilidades do acesso a redes pouco seguras.

Uso de fontes suspeitas

O uso do chamado jailbreak pelos usuários cria uma grande vulnerabilidade no sistema, que fica desprovido de travas de segurança importantes para a proteção de dados. Como os dispositivos móveis em geral não costumam ter proteção contra malware, é importante que os desenvolvedores de aplicativos mobile pensem em soluções independentes do comportamento dos usuários.

Usabilidade

A experiência do usuário deve ser o centro das atenções no desenvolvimento de um modo geral, ainda mais quando falamos em aplicativo mobile. O aplicativo de emissão de documentos fiscais eletrônicos não pode ser muito diferente de outros aplicativos, seguindo as mesmas regras de design e usabilidade, ressaltando-se as seguintes qualidades:

  • interface amigável para o cliente, que deve conseguir emitir os documentos de forma simples e intuitiva;
  • fontes adequadas para dispositivos móveis, bem legíveis, com tamanho e formatação bonita, com visual limpo e que facilite a leitura em telas de diversos tamanhos;
  • facilidade no acesso ao sistema, com login simples, sempre lembrando de não perder de vista a segurança na proteção aos dados dos usuários;
  • navegação fluida, sem travamentos e que rode de forma tranquila mesmo em dispositivos mais simples e com pouca capacidade.

Testes

Não basta desenvolver um aplicativo para emissão de documentos fiscais eletrônicos e esperar que o problema de seus clientes esteja resolvido. A solução deve ser testada à exaustão, em diversos dispositivos, visando ao aprimoramento da experiência do usuário.

Fazer testes qualitativos é essencial para um desenvolvimento realmente eficiente. Ouvir o feedback dos clientes, buscar novas opções e visar ao aprimoramento constante dos sistemas é indispensável para um bom aplicativo.

Desenvolvimento multiplataforma

A época em que a software house optava por desenvolver sistemas compatíveis com um determinado sistema operacional acabou. O poder de escolher qual será o dispositivo utilizado passou da empresa que fornece os sistemas para o usuário. Se ele quiser usar um determinado tipo de dispositivo móvel e sua software house não tiver compatibilidade, adivinha o que vai acontecer? Isso mesmo, uma venda perdida!

Pensando nisso, deve-se priorizar a experiência do usuário, oferecendo a mais ampla compatibilidade possível, por meio do desenvolvimento multiplataforma. Fornecer muitas opções, com foco no que o cliente quer, independente se é mais difícil ou se por isso o desenvolvimento se tornará mais complexo. Foco no cliente, sempre!

Ignorar o uso cada vez maior do sistema operacional Android nos mais diversos tipos de aparelhos é impossível. Como já falamos, vários tipos de PDV móvel utilizam Android, e quem deseja produzir um aplicativo para emissão de documentos fiscais eletrônicos não pode deixar de lado a compatibilidade com esses aparelhos. Se sua empresa quer fornecer um ERP integrado para profissionais que atuam no varejo, não é possível ser incompatível com esse tipo de aparelho.

Como contar com um aplicativo mobile de emissão de documentos fiscais?

A emissão de documentos fiscais por aplicativo mobile não precisa ser um pesadelo para sua software house! Já é possível integrar sistemas robustos, confiáveis e feitos por quem entende do assunto em seu ERP. É muito mais fácil que desenvolver uma solução do zero e dispensa a curva de aprendizagem necessária para superar os obstáculos que enumeramos acima!

Terceirizar serviços especializados é uma excelente ideia para poupar tempo e recursos de sua software house. Agregar novas funções ao sistema fica muito mais simples quando se incorpora um sistema que já está pronto e testado.

A Vinco oferece uma solução white label para que o aplicativo Android de sua software house consiga fazer a emissão de documentos fiscais, além de um portal white label em que o cliente faz a gestão via web dos documentos fiscais eletrônicos. Assim, seus clientes poderão usufruir da comodidade da emissão pelo aplicativo mobile com segurança, contando com a tecnologia mais avançada disponível no mercado de documentos fiscais eletrônicos.

A emissão de documentos fiscais por aplicativo mobile é uma tendência do mercado que não pode ser ignorada pela software house. Trata-se de uma demanda que surgiu e cresceu organicamente conforme os dispositivos se aprimoraram, e a tendência é que o cliente queira, cada vez mais, fazer tudo pelo celular. Assim, quem oferece essa comodidade sai na frente da concorrência.

Quer saber mais sobre as soluções da Vinco? Confira como elas podem ser integradas de maneira rápida e simples a seus sistemas!