A internet está em constante crescimento e novas tendências vão surgindo com o passar dos anos.

Uma novidade na área tecnológica é o surgimento de uma nova fase da internet: a Web 3, com o objetivo de trazer evolução para as duas fases anteriores da internet.

Ela se baseia na premissa de ampliar  a descentralização e aumentar a dimensão virtual. Com isso, ela fortalece a velocidade e a interação com os usuários.

Para explicar melhor sobre a Web 3, separamos para você as principais informações sobre essa nova fase da internet.

Continue lendo e confira!

Como surgiu a Web 3?

Web3 é o nome dado a próxima geração esperada da internet: a web descentralizada

Mas antes dela tivemos a Web 1.0 que nada mais é que o primeiro formato da internet, com foco no compartilhamento de informações. Essa internet era estática e baseada em hyperlinks.

Nessa época, entre a década de 1990 até o início de 2000, a maior parte das informações disponíveis eram encontradas em grandes portais da internet, como o UOL, Terra, e o Ig. 

Em seguida, tivemos o início da Web 2.0 fortemente baseada na troca de informações entre usuários através dos blogs e das redes sociais, com foco na importância do conteúdo gerado pelo usuário. 

Entre os grandes serviços dessa época, estão o ICQ, mIRC, Orkut e Youtube.

O que é Web 3 e qual é o seu objetivo?

A criação do termo Web3 surgiu em 2014, utilizado como acrônimo para web descentralizada, e foi atribuída à Gavin Wood, conhecido também como “pai do Ethereum”. 

Portanto, a estrutura do Ethereum, lançada em 3 de julho de 2015, pode ser considerada como um alicerce para a web descentralizada, já que é na prática, um grande serviço de computação distribuída, chegando a ter escala planetária. 

O principal objetivo da Web 3 é que os dados sejam processados e armazenados em plataformas descentralizadas, através da web descentralizada. Ao invés de termos grandes potências como AWS, Azure, Google Cloud, processando e armazenando os dados frutos da internet, de forma centralizada.

Dessa forma, por meio da atividade de mineração, com recompensas em criptomoedas, Ethereum para citar uma, vários pequenos núcleos computacionais dispersos pelo globo servem de pré-estrutura física para a Web3.

No entanto, tais avanços não são sustentados unicamente por Ethereum. Além do Ethereum, existem pelo menos duas dezenas de plataformas de blockchain e alguns milhares de tipos de criptomoedas. 

Quais são os suportes para o desenvolvimento da Web 3?

Há também tipos de suporte ao desenvolvimento Web 3, como a Web3 Foundation gerada pelo mesmo “pai do ethereum”. Ela é um fundo que apoia financeiramente pesquisadores e equipes de desenvolvimento, que auxiliam na construção da base, da web descentralizada. 

Além disso, outras características são esperadas da Web 3, entre elas está a web semântica. Pode-se entender por web semântica uma internet com aspectos fortes de inteligência artificial. 

Com ela, o conhecimento é gerado utilizando ferramentas de IA, a partir dos dados disponíveis na estrutura da World Wide Web. Dessa maneira, existem alguns exemplos que podem ser mencionados como tecnologias iniciais de web semântica, como a Cortana, Alexa, Siri e o portal Wolfram Alpha.

O que esses exemplos têm em comum é que são capazes de gerar informações de forma inteligente com dados disponíveis na internet.

Qual a base da Web 3?

A base da Web 3 é a plataforma blockchain e parte desta nova internet já existe em forma de dApps, que são os aplicativos descentralizados, NFTs ou tokens não fungíveis e  DeFi, as finanças descentralizadas. 

Outra parte também, da Web 3, é o aspecto que já existia e está sendo aprimorado, chamado de Metaverso, é uma mistura de realidade virtual, realidade aumentada e internet. 

Portanto, essa dimensão virtual já era possível de ser experimentada em forma de jogos, como no Second Life, lançado em 2003. 

Por isso, espera-se que as novas dimensões do Metaverso melhorem ainda mais as relações à distância entre as pessoas. E que, além disso, desenvolvam as potencialidades do ser humano, e aumentem as capacidades das IAs, adicionando precisão à Web 3.

Como a Web 3 pode transformar a internet e como a Vinco pode ajudar você?

Já deu para perceber que a Web 3 surgiu para trazer mais facilidades e para transformar a internet.

A Vinco está sempre atualizada com todas as novidades do mundo tecnológico e em relação às inovações que podem simplificar a vida das pessoas e da sua empresa.

Somos uma empresa com foco em emissão e gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos e utilizamos as tendências do mundo tecnológico para facilitar o dia a dia dos nossos clientes, através das nossas soluções.

Então, se quiser saber mais sobre elas, entre em contato conosco! Aproveite e assine a nossa newsletter para sempre se manter atualizado sobre as tendências e inovações tecnológicas.