Melhorar a experiência do cliente (customer experience) é o que todas as empresas tentam fazer atualmente. Elas são as percepções que um consumidor tem sobre determinada empresa após comprar um produto ou interagir com ela. Ou seja, é a imagem que uma empresa passa para os clientes durante todo o processo de uma conversão.

Dessa forma, ela envolve todas as etapas da jornada do consumidor, desde o momento que ele conhece a marca, até o momento que ele finaliza a compra e no pós-compra.

Assim como todas as empresas, uma software house sabe que o consumidor é parte essencial de qualquer negócio e demanda um atendimento e experiência de consumo qualificada. Para auxiliar a sua software house, separamos algumas dicas para melhorar a experiência do cliente. Continue lendo e confira!

6 dicas para melhorar a experiência do cliente

A transformação digital e soluções que gerenciam e otimizam processos para segmentar as vendas, têm contribuído para a satisfação do consumidor em todos os pontos de contato com a empresa.

Por isso, uma software house precisa utilizar a tecnologia para garantir a experiência do cliente, facilitando vários estágios da relação e para se manter relevante no mercado. 

Saiba a seguir algumas dicas que auxiliam nessa experiência:

1 – Faça uso de dados estratégicos

Como mencionado anteriormente, a tecnologia facilita toda a experiência do cliente, através de ferramentas que são utilizadas para melhorar a gestão organizacional, como tratamento e visualização de dados, soluções de coletas, plataformas que controlam a jornada do cliente, entre outros.

Sendo assim, é importante a visualização e análise dos dados estratégicos para melhorar os processos e garantir os serviços mais adequados para cada consumidor. Tudo isso, pode ser feito com a tecnologia.

2 – Fique atento às novas tecnologias

O Metaverso, conceito surgido em 2012 e em plena ascensão, é um exemplo de onde a experiência do cliente pode chegar utilizando-se dos recursos de virtualização digital para proporcionar a maior grau possível de interação entre o cliente e o produto na catequização e pré-venda.

3 – Tenha empatia e ouça o cliente

Todos os clientes querem que você os conheça e saiba o que desejam. Por isso, tenha um espaço para ouvi-los, saber o que o fez procurar a sua marca e que tipo de problema ele precisa resolver.

Faça com que o consumidor se sinta seguro durante todo o processo e que seja o foco principal da sua empresa. Além disso, ele precisa confiar que o seu serviço será a solução para o problema dele.

4 – Ofereça uma experiência personalizada

Garanta que cada passo da jornada do cliente seja perfeito, ainda mais depois de ouvi-lo e saber o que ele realmente deseja. Mas não se esqueça que cada cliente é único e o atendimento pode ser mais rápido para um e longo para outro.

Mostre que o seu produto é tudo que você diz: responsivo, fácil de trabalhar com ele, rápido em todas as etapas e personalizado da maneira que ele desejar. Aproveite e traga feedbacks de outros clientes que já tiveram a mesma experiência. 

5 – Faça o gerenciamento dos seus processos

Gerenciar os processos durante a experiência do cliente é fundamental para tomar atitudes que estejam de acordo com o que ele deseja. Por isso, utilize ferramentas que possibilitam melhorar o controle e o direcionamento das demandas que chegam para a sua software house e torne as atividades mais ágeis.

Assim, todos os processos estarão alinhados com as experiências dos clientes, para a sua otimização e melhoria.

6 – Utilize as redes sociais

As redes sociais proporcionam uma experiência ao cliente que tem, muitas vezes, o primeiro contato por elas, aproximando o público da sua marca.

Elas mantêm a presença da marca na vida do consumidor durante todo o processo e mesmo depois da venda. Para isso, é preciso sempre disponibilizar conteúdos de valor e mostrar feedbacks dos clientes.

A solução da Vinco pode melhorar a experiência do cliente da sua software house

Independentemente de todas as dicas para auxiliar na experiência do cliente, é preciso que a software house busque continuamente melhorá-la e ver os pontos que devem ser ajustados.

Além disso, o seu ERP deve contar com tecnologia de ponta, ser responsivo e bem estruturado, com fácil integração.

A Vinco possui uma solução que auxilia a sua software house com apenas uma integração. Ela emite e gerencia diversos documentos fiscais eletrônicos de maneira fácil e com rapidez.

Entre em contato conosco e ofereça o melhor para os seus clientes!