Hoje em dia, com a complexidade tributária brasileira e a grande variedade de documentos fiscais eletrônicos existentes, tornou-se tendência no mercado a terceirização das emissões dos DF-es através de um middleware.
Cada vez mais encontramos software houses que utilizam parceiros de tecnologia para emitir seus documentos fiscais eletrônicos. Poucos são aqueles que ainda assumem a árdua tarefa de utilizar sua própria estrutura e equipes internas para gerar, assinar, verificar, corrigir, autorizar, distribuir, capturar e armazenar esses DF-es. Isso se deve a alguns motivos.
Parceiro de tecnologia: motivos para não utilizar sua própria estrutura e equipes para emissão e gerenciamento de DF-es
- Os profissionais de tecnologia estão escassos e, por isso, supervalorizados.
- A área tributária é sensível e de grande risco, exigindo a utilização de profissionais experientes, com muito conhecimento e, por consequência, raros e caros.
- A legislação tributária brasileira é muito ampla, complexa e atualiza-se com muita frequência, com novidades e surpresas – praticamente – todos os dias.
- Assumir essa responsabilidade através de uma equipe própria desvia o foco do time de desenvolvimento interno e consome um número significativo de profissionais.
- A terceirização desse serviço através de empresas de middlewares se tornou economicamente viável tanto para software houses de pequeno porte quanto para grande porte.
Sendo assim, a terceirização da emissão de documentos fiscais eletrônicos se tornou muito vantajosa para as software houses, trazendo:
- Alívio para a equipe interna de desenvolvimento
- Disponibilização dos melhores profissionais para atividades que agregam valor ao sistema
- Maior segurança e agilidade nas atualizações
- Aumento da escalabilidade e estabilidade do produto
- Redução dos custos com a operação
- Coarctação e equiparação de preços entre os fornecedores de middleware
A pergunta que vale um milhão se tornou a seguinte: se o valor varia pouco entre um fornecedor e outro, como vou identificar o middleware top de linha ou aquele com o melhor custo-benefício?
Continue lendo e veja a resposta a seguir!
Como identificar se o seu parceiro de documentos fiscais eletrônicos só faz o trivial ou resolve seus problemas?
Existe uma prática de mercado que é comum em todos os segmentos: quando não conhecemos as vantagens de um produto, ou não sabemos exatamente o que precisamos, compramos o mais barato para evitar prejuízos com aquisições desnecessárias.
Muito bem! E é isso que também acontece com o mercado de middleware. Quando uma software house decide terceirizar a emissão de DF-e, se ela não vislumbra todo o universo em torno de um documento fiscal, acaba optando por um componente básico e mais barato. Sendo esse – geralmente – o seu primeiro parceiro: preço!
Porém, à medida que o uso desse componente de baixo custo evolui, percebe-se um aumento gradativo do suporte e evidenciam-se as limitações e outras dificuldades – até então – não percebidas:
- Ausência de recursos
- Baixa escalabilidade
- Complexidade para atualizações nos clientes
- Pouco desempenho e estabilidade
Na visão da VINCO, emitir o documento fiscal eletrônico é muito mais que uma simples mensageria. Aliás, – recentemente – escrevemos um artigo em nosso BLOG sobre esse assunto: Documento fiscal eletrônico: diferenças entre mensageria, componentes e facilitadores.
Em resumo, gerar, assinar, verificar, autorizar e armazenar é somente o básico. Quando uma software house terceiriza esse serviço, ela quer se livrar de todo o problema e não apenas da ponta do iceberg. Portanto, o desenvolvedor quer conforto e pouca preocupação.
Sendo assim, o que diferencia uma boa solução de middleware de um componente básico são os recursos acessórios que proporcionam integração completa, boa comunicação, controles, facilitadores, telemetria e tecnologia moderna capaz de operar em vários ambientes.
Pensando nisso, formulamos para você 10 perguntas que ajudam a identificar se o seu parceiro de documentos fiscais eletrônicos só faz o trivial ou resolve seus problemas.
Seu parceiro de tecnologia só faz o trivial ou resolve seus problemas?
- Toda vez que ocorre uma atualização de uma Nota Técnica sua software house precisa atualizar um monte de DLLs nos clientes?
- Seu parceiro possui um leiaute único para emitir NFS-e em todas as Prefeituras, mas cada Prefeitura exige um processo diferente?
- O middleware que você utiliza oferece a contingência, mas sua software house precisa escolher e tratar se é emissão normal, NFC-e offline, SAT CF-e, EPEC ou SVC?
- Seu fornecedor oferece um portal web para consultas e downloads, mas não é white-label? Esse portal é cobrado à parte?
- Sua empresa recebe os retornos dos erros ocorridos, mas você tem dificuldades para acessar o XML e identificar os problemas?
- Seu parceiro de tecnologia não captura notas fiscais de serviços tomados?
- As DLLs de integração são numerosas, confusas e difíceis de serem atualizadas nas pontas?
- Nas integrações por Web API seu sistema precisa construir o XML ou ainda aplicar a TAG específica em todos os campos, sem auxílio do middleware para determinar a TAG correta?
- Toda vez que ocorre um problema, você precisa abrir um chamado no suporte do seu parceiro e, ainda, ficar explicando tudo que aconteceu?
- Além de pagar pelos documentos fiscais emitidos, estão cobrando pelas requisições e operações que não foram bem-sucedidas?
Se você respondeu “sim” em alguma das perguntas acima, está na hora de olhar para os lados e procurar por uma solução mais moderna.
Criados em 2007, os documentos fiscais eletrônicos já são uma realidade há mais de 15 anos e os valores praticados pelos fornecedores de middleware do mercado são muito semelhantes. Então, por que optar ou continuar com o básico se sua empresa pode ter o melhor?
E a VINCO? Resolve tudo isso? Claro que sim!
A VINCO se especializou em DF-e e vai muito além da mensageria e componentes. Ela oferece facilitadores inteligentes de alto nível com recursos que geram conforto e valor agregado para as software houses.
Atendemos desde desenvolvedores de pequeno porte até grandes empresas, líderes de mercado e software houses com milhares de clientes.
Além disso, temos planos comerciais para todos os portes de empresas. Então, entre em contato conosco e saiba como ter um parceiro de tecnologia top de linha!
Posts relacionados
Deixe um comentário Cancelar resposta
POSTS POPULARES
- 5 técnicas para o levantamento de requisitos de software 65.2k visualizações
- Sou obrigado a informar o CPF em todas as compras? 53.2k visualizações
- Você sabe como funciona o Número Sequencial Único (NSU) da NF-e? 29.7k visualizações
Stay connected