Você conhece as formas de pagamento por cartão utilizadas pelas empresas? Sabe quais são as diferenças e a relação desses meios de pagamento com o seu sistema e com a NFC-e? Continue acompanhando este artigo para aprender mais!

Conheça os meios de pagamento eletrônico

TEF

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema de pagamentos que faz a comunicação das transações de forma automática e entre diversas adquirentes (as empresas de cartões). O sistema envia os pagamentos de qualquer tipo de cartão para a liquidação financeira de pagamentos pelas operadoras.

A TEF permite a integração das vendas em cartão e o sistema de vendas da empresa, sem a necessidade de realizar a conciliação de forma manual ou por meio de um software. Como tudo é feito de forma integrada, a chance de erros é muito menor.

Além da facilidade de integração das informações e da possibilidade de aceitar diversos cartões com um só equipamento, o processamento dos pagamentos por meio de TEF costuma ser mais barato. Trabalhar com TEF costuma ser a melhor opção para empresas que realizam as vendas dentro da própria loja, com processamento em caixa, e que têm uma alta taxa de recebimento em cartões.

A TEF é geralmente utilizada em redes de lojas como supermercados ou estabelecimentos com muitos caixas onde a rotatividade de consumidores é grande.

Há uma confusão muito comum no mercado, pois a TEF não é um equipamento (hardware), sendo somente a transação, ou seja, é o sistema de pagamentos que faz a comunicação de forma automática entre diversas adquirentes. O que ficou popularmente conhecido como TEF – na realidade – é um PIN Pad que está conectado a um computador através de um fio (cabo) e o sistema TEF está instalado nesse computador.

PIN Pad

O PIN Pad é a “máquina” em que o pagador fará o uso do cartão para executar o pagamento através de uma Transferência Eletrônica de Fundos (TEF). Ele é um equipamento de leitura de cartões de crédito e débito que aceita diversas bandeiras e vários bancos e precisa estar conectado a um computador ligado ao sistema de TEF. Visualmente falando, o aparelho é muito semelhante às outras máquinas de cartão, mas o PIN Pad é apenas um leitor de cartões e não funciona sozinho. Ele precisa de conexão com os demais elementos do sistema para viabilizar e concluir o pagamento da operação.

Mobile PIN Pad

O Mobile PIN Pad possui as mesmas funções e característica do PIN Pad, porém não possui cabo de conexão e a comunicação é feita por bluetooth. Esse equipamento é menor, mais moderno e está sendo muito utilizado por taxistas e vendedores ambulantes.

Outra característica é que o Mobile PIN Pad, ao invés de estar conectado a um computador, geralmente está conectado a outro equipamento mobile como tablets e smartphones. Assim sendo, o comprovante de pagamento precisa ser enviado via SMS digitando-se o número do celular do cliente, pois esses dispositivos móveis, normalmente, não possuem impressoras.

POS

Uma máquina de cartão que seja um Point-Of-Sale (POS) é um sistema de pagamentos independente de um caixa para funcionar. Geralmente, ela é a máquina escolhida por empresas que preferem levar o sistema de pagamento até o cliente.

Em resumo, o POS é um PIN Pad mais robusto e autônomo, que funciona de forma isolada sem precisar estar conectado a um computador. As maiores vantagens do POS são a mobilidade e a impressora acoplada. O sistema funciona de forma independente e processa os pagamentos por meio de conexão com a rede discada ou, até mesmo, por meio de rede móvel. É muito utilizado por restaurantes para que o garçom possa se locomover até as mesas e também para entregas a domicílio, onde o cliente está fora do estabelecimento comercial.

No entanto, essa mobilidade vem com a necessidade de realizar a conciliação dos recebimentos com os documentos fiscais emitidos, uma vez que o POS não realiza a integração automática com os sistemas ERP. Ou seja, as vendas efetuadas pelo POS precisam ser “manualmente” lançadas no sistema de gestão da empresa.

Além disso, o custo pode ser maior que o sistema TEF, visto que as máquinas POS geralmente utilizam os sistemas de apenas uma adquirente, podendo representar uma restrição quanto aos tipos de cartão aceitos por máquina, exigindo que o estabelecimento adquira diversos POS de fornecedores diferentes.

Mobile POS

O Mobile POS possui as mesmas características e funcionalidades do POS, porém não possui impressora acoplada, reduzindo o tamanho e o preço do equipamento.

Assim como o Mobile PIN Pad, o comprovante de pagamento pode ser enviado via SMS digitando-se o número do celular do cliente, ou ainda, há a possibilidade de integração com as impressoras da empresa por meio de conexão wireless.

PDV mobile

O PDV mobile é exatamente um POS, porém possui uma tela maior e um sistema operacional mais robusto, geralmente, Android®. A intenção do PDV mobile é permitir que o sistema de venda esteja no próprio equipamento. Ou seja, o PDV mobile consegue ser plenamente autônomo, capaz de: (i) efetuar a venda através de um mini sistema de vendas interno desenvolvido para ambiente Android®; (ii) receber o pagamento através do leitor de múltiplos cartões; (iii) concretizar a operação financeira através de uma transação via TEF e (iv) imprimir o comprovante através da impressora acoplada.

No setor de pagamentos eletrônicos, a solução de PDV mobile tem se mostrado uma tendência e, por serem equipamentos com tecnologia mais avançada, são capazes de integrar, inclusive, a emissão de NFC-e.

Entenda qual meio de pagamento funciona com a NFC-e

Todos eles! A NFC-e comporta informações de todos. Entretanto, alguns estados exigem que determinados segmentos econômicos utilizem TEF como meio de pagamento.

Independentemente de qual o meio de pagamento escolhido pela empresa, será possível aliar seu uso à NFC-e. Para que tudo funcione corretamente, é importante que a Software House adapte seus sistemas às exigências necessárias para a emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, especialmente no caso de usuários de POS que estão em transição de ECF para NFC-e.

Se você precisa de soluções para a emissão de documentos fiscais em seu software de gestão, entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!