As empresas que atuam com vendas para o consumidor final têm um custo alto com impressões. Mas será que a impressão do DANFE é realmente essencial? Trata-se de uma dúvida comum entre os comerciantes e sua software house, que consegue colaborar com os clientes, entregando mais economia em conjunto com seus serviços!

Aprenda neste artigo como seus clientes podem economizar tempo e dinheiro com impressão de documentos!

O que é o DANFE da NFC-e?

A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica ou NFC-e é um documento fiscal usado nas transações de venda para o consumidor final. A venda pode ser feita presencialmente, quando o consumidor vai até o estabelecimento, ou com entrega a domicílio.

Dizer que a NFC-e é um documento fiscal eletrônico significa que se trata de um documento que existe em um arquivo de computador, no formato XML. Esse documento independe de qualquer tipo de impressão para existir e deve ser armazenado no meio eletrônico por cinco anos.

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica ou DANFE-NFC-e é outra coisa. Trata-se de um documento resumido, que contém as principais informações da NFC-e, quais sejam:

A impressão do DANFE é obrigatória?

Nem sempre! Quando o cliente está no estabelecimento comercial no momento da venda, a impressão do DANFE poderá ser dispensada. Ela só é obrigatória caso seja necessário transportar a mercadoria até o destinatário, pois servirá como documento comprobatório da transação, sendo exigido pela fiscalização tributária.

Agora, vamos para um exemplo prático: imagine uma loja onde são feitas pelo menos 1.000 impressões por dia — lembrando que estamos falando de DANFEs que acabam no lixo, pois o consumidor não quer mais guardar papel. Quanto essa empresa economizaria em recursos se simplesmente eliminasse a impressão do DANFE como padrão em seu estabelecimento? Estamos falando de uma excelente oportunidade para as empresas do varejo!

Se meu cliente não quiser mais imprimir, quais são as opções?

E se o cliente de sua software house descobre que pode emitir os documentos fiscais eletrônicos sem precisar imprimir tudo? Sua empresa consegue atender a essa demanda?

Com uma solução como a da Vinco, que se integra facilmente ao ERP, isso é possível e muito prático. A impressão de DANFE continuará disponível, mas só se o cliente e o consumidor desejarem. 

Caso queiram dispensar o papel, o sistema permite emitir um arquivo em PDF do DANFE. O documento poderá ser compartilhado com o consumidor da forma que seu cliente quiser, com total liberdade. Tudo isso de forma simples e com interface amigável.

A impressão do DANFE em toda e qualquer situação é coisa do passado. Ninguém mais quer carregar e guardar papéis desnecessariamente e, por isso mesmo, é interessante se adaptar a esta nova realidade. Com o uso das soluções da Vinco, seus clientes poderão gerar o DANFE em um arquivo para compartilhar com o consumidor final, com mais economia e praticidade na gestão documental da empresa!

Quer conhecer uma solução para integrar a emissão de documentos fiscais eletrônicos em seu ERP? Entre em contato conosco e descubra como a Vinco pode aprimorar o trabalho de sua software house!