Sua software house quer se manter relevante no mercado? Então é essencial conhecer como funciona a automação de vendas! Os recursos que facilitam a vida dos clientes no fluxo de vendas e na rotina da empresa são cada vez mais valorizados e, por isso, é importante investir em novas opções para adaptar seus sistemas às demandas do mercado.

A partir disso, neste post, você vai entender um pouco sobre o que é a automação de vendas, por que incluí-la em seu ERP e quais os principais motivos e vantagens de realizar esse processo. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é a automação de vendas?

A automação visa entregar todas as tarefas repetitivas para um programa de computador. Logo, a automação de vendas é o processo em que a empresa deixa com o software a missão de cuidar do fluxo de vendas, automatizando pedidos, cadastro de clientes, controle de estoque, produção de relatórios e emissão de documentos fiscais eletrônicos.

Por que incluir a automação de vendas em seu ERP?

Quem oferece soluções mais práticas e completas está mais alinhado aos interesses dos consumidores. O cliente não quer mais gastar uma fortuna com um sistema que cumpre apenas uma função, que não é integrado e que não atende às demandas específicas do negócio dele.

Assim, quem consegue criar um ERP que é um verdadeiro sistema completo, aplicando a automação de vendas, vai muito mais longe! A oferta de soluções de sua empresa deve ser voltada para os anseios e necessidades de seus clientes, e hoje, sem dúvidas, não é mais possível ignorar o desejo de ter todas as informações integradas e automação em todos os processos repetitivos de uma companhia.

Quais os motivos para oferecer a automação de vendas?

Um sistema completo, que oferece soluções de ponta a ponta no fluxo de vendas e gestão empresarial tem muito mais valor que um mero banco de dados gerencial. Veja a seguir as principais razões pelas quais os clientes preferem sistemas que contam com soluções de automação de vendas!

1. Maior produtividade

Com a automação de vendas, seu cliente terá os processos internos otimizados. Isso significa que será possível fazer cada vez mais com menos tempo, aumentando a produtividade da empresa.

Os vendedores passarão a ser consultores, trabalhando nas atividades que realmente necessitam de pessoas. Os processos simples e repetitivos acontecerão por conta própria enquanto a equipe faz outras coisas.

2. Geração de informações relevantes

Um ERP completo fornece informações relevantes ao cliente. Por meio de relatórios gerenciais emitidos pelo sistema, a empresa será capaz de avaliar seu processo de vendas e entender o que precisa ser aprimorado.

Muitas vezes, a organização gasta tempo demais em tarefas com baixo valor para o resultado final das vendas, mas isso só pode ser percebido com a análise de números. Esses mesmos processos, quando automatizados, aumentam o tempo livre da equipe e o impacto desse desempenho será a acompanhado nos relatórios emitidos.

 3. Aumento da rapidez no atendimento

Quando a equipe não precisa se concentrar em processos repetitivos, o tempo de resposta aos clientes é muito menor. Vários passos do atendimento podem ser automatizados para que o cliente receba um retorno mais ágil, como:

  • envio de mensagens de confirmação,  boas-vindas e lembretes para renovações ou novas compras;
  • fornecimento de informações e esclarecimento de dúvidas simples dos clientes;
  • emissão de documentos fiscais eletrônicos pelo cliente, de forma integrada ao ERP.

Como as atividades repetitivas são feitas pelas máquinas, sobra espaço para a equipe de vendas fazer o que só as pessoas conseguem: contatos e atendimento, tudo isso de forma mais rápida, pois não estão ocupados com tarefas corriqueiras.

4. Redução de custos

Num primeiro momento, pode parecer estranho que investir mais num sistema faça a empresa gastar menos, certo? Com a automação de vendas, no entanto, é assim mesmo que funciona.

Como já vimos, quando se implementa uma solução ERP que integra diversos benefícios, os clientes gastam menos tempo em tarefas repetitivas, que podem ser deixadas para o sistema. Assim, é possível fazer mais vendas com a mesma equipe, que passará a ter tempo livre para usar com tarefas de maior valor agregado.

Outro ponto importante dos sistemas automatizados é a redução do fator humano, que, por consequência, diminui erros. Quando há menos erros nos processos, há menor necessidade de refazer o trabalho.

5. Mais satisfação dos clientes

O sonho de qualquer cliente é ser atendido imediatamente, com cordialidade e atenção especial. Quando o foco da equipe de vendas deixa de ser a burocracia interna, os clientes ganham mais tempo e qualidade de atendimento.

Ninguém quer ser atendido por alguém cansado ou muito ocupado. Ao adquirir um ERP com automação de vendas, as empresas devem entender que estão comprando mais qualidade para o atendimento.

6. Oferecer opções de vendas rápidas

Quando os clientes já estão familiarizados com a empresa, os pedidos podem ser feitos de maneira automática. Se a empresa conta com um sistema automatizado de vendas, isso será possível.

Quem já sabe o que quer comprar não precisa passar por um longo processo. Quem usa automação de vendas na empresa poderá agilizar o processo de compra de clientes mais independentes, trazendo agilidade para todos os envolvidos.

Como tornar a automação de vendas uma realidade no sistema ERP?

Para que seu sistema conte com ferramentas de automação de vendas, diversos caminhos podem ser seguidos. Nem sempre é necessário desenvolver todas as soluções internamente. Além de fazer tudo por conta própria, também é possível contar com parcerias que ajudem com funções ainda não desenvolvidas pela software house.

Muitos sistemas complementares poderão ser embarcados no ERP, tornando a implementação mais eficiente, para começar a vender as novidades o quanto antes. As empresas que atuam de forma completa, atendendo às necessidades especiais de nichos do mercado de software são mais resistentes às crises por conta do atendimento personalizado.

A automação de vendas é um grande passo para deixar o seu sistema ainda mais customizado de acordo com os interesses dos clientes. Implementada no ERP, ela agrega valor ao sistema e ajuda a software house a se manter relevante no mercado. Sistemas genéricos, com poucas funções e sem apostar na integração, são cada vez menos atrativos aos usuários e, por isso, é importante aprimorar as ferramentas e investir em facilidades para os clientes.

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