Não só hoje, Dia Internacional da Mulher, como durante todo o mês de março de 2021, a VINCO irá prestar homenagens às mulheres na tecnologia dando espaço para que elas possam nos contar um pouco de seus desafios e inspirações.

Pois, sabemos que a mulher é sinônimo de força e esperança, sempre lutando pelo que desejam. Sem falar na sua capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo de maneira explendida.

Que tal se inspirar em algumas dessas mulheres na tecnologia que alcançaram seus objetivos e hoje são um exemplo e referências em informática? Continue lendo que vamos mostrar os desafios e conquistas de algumas clientes da Vinco.

Desafios e inspirações de algumas clientes da Vinco!

Mari Viana (Sócia – Diretora da Hábil Softwares)

“As dificuldades são muitas, mas não fique olhando para elas, olhe pra frente, para os lados, olhe para as possibilidades. 

Nas maiores lutas descobrimos que podemos fazer mais do que pensávamos. Podemos fazer o que parecia impossível, inclusive  nos reinventar. 

E assim descobrimos que podemos ser fortes e, mesmo na incerteza, corajosas!”

Amabile Prioto (Analista de Desenvolvimento e Suporte da Aucom Sistemas)

“Quando decidi ingressar na área da tecnologia, tudo era novidade. Eu não sei precisar exatamente em que momento minha atuação foi sendo direcionada para o segmento do desenvolvimento de sistemas e suporte. Mas acabou acontecendo naturalmente, em decorrência das diversas experiências profissionais que tive. E lá se vão 22 anos na área.

A presença das mulheres neste segmento não era muito comum. Às vezes quando me inscrevia em algum curso, era a única na sala. Mas isso nunca foi uma coisa que me preocupou. Nunca encarei dessa forma, sempre foi natural.

Hoje, tenho uma experiência sólida e sou capaz de ajudar a todos os clientes a terem o melhor do suporte e do desenvolvimento que posso oferecer, sem esquecer do principal, que apesar de lidarmos com tecnologia o tempo todo, temos a parte humana sempre envolvida. Esse é o grande diferencial. 

E talvez o “toque feminino” esteja em ir além da lógica da programação e ser capaz de enxergar a funcionalidade que o cliente espera. 

Faça o seu trabalho da melhor forma que conseguir todos os dias. E terá um dia melhor a cada vez.”

Leandra Mendes (Sócia – Diretora da LS Informática)

“Sou Leandra Mendes do Vale, diretora de TI da LS. Informática, uma empresa de desenvolvimento de software, localizada na região do triângulo mineiro em Minas Gerais, parceira da Vinco, com soluções para emissão de NF-e e NFC-e para clientes do comércio varejista em geral.

Sou graduada em ‘Ciência da Computação’, especialista em ‘Desenvolvimento JAVA’  e em ‘Educação a Distância’ e mestre em ‘Engenharia Elétrica’.  Tenho experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software e também trabalho como professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.

Desde pequena sempre gostei muito da área de exatas, gosto da objetividade, da curiosidade, dos desafios e da prática. Quem me conhece sabe que sou apaixonada por números e suas lendas. Isso nos anos 80 e 90 quando cursava ensino fundamental e logo depois o ensino médio, parecia um pouco esquisito para uns e outros, mas eu não me importava. 

Depois, escolhi o curso de computação, sem saber muito sobre o que ele realmente iria me proporcionar. Mas eu estava lá novamente, rompendo barreiras e conquistando meu lugar, pois muitos diziam que este curso não era para mulheres.

Enfim, me formei, superei vários desafios, principalmente em relação às oportunidades de trabalho, mas conquistei o meu espaço e, isso sim, foi importante. Sou uma defensora de mais mulheres na tecnologia e uso sempre que posso meus canais de comunicação para sensibilizar sobre o assunto, porque considero importante, relevante e útil para área de tecnologia. 

Outra perspectiva importante a ser considerada, é que a área de tecnologia sempre apresenta um alto déficit de profissionais.

Portanto, uma excelente oportunidade para mulheres que querem romper barreiras, enfrentar desafios e inspirar outras mulheres.” 

A Vinco e as mulheres na tecnologia!

A Vinco sempre lutou pelo equilíbrio no seu ambiente de trabalho, formando uma equipe que não tem distinsão de genero, sexo ou raça. E sempre visando a capacidade profissional e pessoal de cada um dos seus funcionários.

Em 1997, quando a Vinco foi fundada, raramente se encontravam mulheres trabalhando na área de tecnologia e, por alguns anos, nosso time de funcionários ficou composto apenas por profissionais masculinos. Hoje as mulheres já representam 38% dos colaboradores da VINCO e tivemos grandes contribuições em nossos projetos e no ambiente de trabalho.

A Vinco continuará lutando por um mundo em que as mulheres da área de tecnologia possam se sentir no mesmo patamar que qualquer outro profissional. E esperamos que os depoimentos das nossas clientes possam inspirar muitas outras mulheres para essa área.

Por saber da necessidade dessa luta constante, estaremos sempre fazendo divulgações e criando projetos que possam inspirar mais mulheres.

Estamos juntos! 

Gostou do artigo? Que tal compartilhar com outras pessoas, principalmente as mulheres, mostrando o quanto são importantes na área de TI?

Aproveite e acesse as nossas condições especiais para o mês das mulheres!