Com o avanço da tecnologia, também vão surgindo tendências tecnológicas que podem auxiliar em diversas áreas, inclusive na emissão e gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos.

Algumas dessas tecnologias são: Data Center, Web Service e REST, que são essenciais para as empresas de TI, no desenvolvimento de software e soluções para vários negócios. 

Quer saber mais sobre cada uma delas? Continue lendo que vamos explicar tudo para você!

Tipos de tecnologias!

Data Center

O Data Center ou Centro de Processamento de Dados é um local que concentra servidores, armazenamento de dados e equipamentos de processamento. Ele é projetado  para funcionar de forma ininterrupta e de forma segura, e é um componente importante para qualquer departamento de TI.

Ele tem como objetivo processar grandes quantidades de informações, servidores e bancos de dados. E são essenciais para os serviços e as atividades de diversos setores, como de telecomunicações, energia, internet, transporte, bancos, entre outros.

O Data Center tem como características principais a flexibilidade e escalabilidade, e devem ter os seguintes requisitos básicos para o seu bom funcionamento:

  • Rede com uma ótima infraestrutura e de qualidade;
  • Sistemas de refrigeração e energia;
  • Servidores;
  • Estrutura de telecomunicações sólida;
  • Segurança Física.

Tipos de Data Center

Existem vários tipos de Data Center, como o Data Center Privado (PDC) que tem a finalidade de armazenar dados de processamento internos e são normalmente operados por grandes corporações, instituições e agências governamentais. E a Internet Data Center (IDC), que fornece serviços de hospedagem de sites e de equipamentos de empresas e é gerenciado por um provedor de serviços de telecomunicações.

O Data Center ainda pode ser local ou virtual. O primeiro é construído fisicamente e administrado por uma empresa, e apesar de incluir mais gastos ela tem 100% de autonomia sobre os seus sistemas e dados. Já o segundo é totalmente na nuvem, com acesso via web, sendo a melhor solução para as empresas que focam na qualidade.

Modelos de utilização do Data Center

Os três modelos de Data Center são:

  • Corporativo Monolítico: que pertence a uma única empresa sem ser compartilhado.
  • Corporativo Compartilhado: que faz uso de uma infraestrutura comum a diversas empresas.
  • ASP: que utiliza toda a infraestrutura e sistemas por meio de um serviço alocado fora da empresa.

Ele é fundamental para o funcionamento de redes de servidores capazes de processar, armazenar, receber e fornecer dados dos mais variados propósitos.

Web Service

O Web Service são as funções de softwares que processam e executam dados, retornando as informações. A sua tecnologia está baseada no XML que permite reutilizar um Web Service sem a necessidade de conhecer a plataforma ou a linguagem de programação usada na sua construção original.

Ele é um componente de software independentemente de implementação e possibilita que as aplicações possam enviar e receber dados em formato XML. E é usado para transferir dados através de protocolos de comunicação para diferentes plataformas, funcionando com qualquer sistema operativo. 

O Web Service descreve uma maneira padronizada de integrar aplicativos baseados na Web utilizando os padrões abertos, como XML, SOAP, WSDL e UDDI em um backbone de protocolo da internet.

O XML é usado para marcar os dados, o SOAP é usado para transferir os dados, o WSDL é usado para descrever os serviços disponíveis e o UDDI é usado para listar quais serviços estão disponíveis.

Quais são os benefícios do Web Service?

Os benefícios que o Web Service traz, tanto para a tecnologia como para os negócios são:

  • Pode ser usado por várias plataformas com diferentes objetivos;
  • Informações e sistemas integrados;
  • Rápido desenvolvimento com Web Service;
  • Maior segurança;
  • Redução de custos.

Para que o Web Service e o sistema possam se comunicar é necessário uma linguagem intermediária, como os protocolos de comunicação SOAP e REST. O primeiro usa o XML para enviar mensagens e serve-se do protocolo HTTP para transportar os dados. Já o segundo, também serve-se do mesmo protocolo e simplifica o acesso aos web services.  

REST 

O REST é usado por muitas empresas, inclusive por grandes gigantes como o Google, Facebook, Amazon e Microsoft. 

Ele é um modelo de arquitetura ou protocolo de um Web Service com o objetivo de simplificar os acessos para a Web. Se baseia no protocolo HTTP e ainda permite vários formatos para representação de dados, como JSON, XML, entre outros.

Ele também é considerado como um conjunto de princípios que beneficiam os padrões da Web, desde que seja aplicado de maneira correta, seja na construção de aplicativos que apenas expõe a interface gráfica a Web, ou transformar a API do seu aplicativo em algo bom para ela.

Veja abaixo quais são os princípios:

  • Utilização de métodos padronizados;
  • Dê a todas as coisas ou recursos um Identificador (ID);
  • Vincular as coisas;
  • Recursos com diversas representações;
  • Comunicação sem estado.

O REST inclui conceitos de recursos e uma interface uniforme. E por ser mais simples que o SOAP, ele vem ganhando mais espaço, sendo fundamental para qualquer empresa ou desenvolvedor.

Como a solução VincoDFe da Vinco faz uso dessas tecnologias?

A solução VincoDFe utiliza as tecnologias Data Center, Web Service e Rest, garantindo menor consumo de banda de rede, implementação com menor complexidade e um maior desempenho.

O ambiente da solução é apoiado pelos Data Centers AWS (Amazon Web Services)  e Microsoft Azure, e faz uso do Web Service com notação SOAP e XML para encapsulamento de mensagens. E também de notação em JSON para demandas internas e load balancer pelo REST.

Todos eles juntos formam uma solução eficiente e segura para a emissão e gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos.

Se quiser saber mais sobre a nossa solução e como funciona esse conjunto de tecnologias, é só entrar em contato conosco!

Gostou do artigo? Que tal compartilhar nas suas redes sociais, assim outras pessoas podem saber mais sobre o assunto!