Encerrando o mês de março – mês das mulheres – a Vinco presta mais uma homenagem a essas guerreiras incríveis, que escreveram seus nomes na evolução da tecnologia.

Continue lendo que separamos o depoimento de uma mulher na tecnologia e cliente da Vinco, contando um pouco da presença feminina no mercado de TI, bem como as suas inspirações e desafios nessa área. 

Parabéns a todas as mulheres, muito sucesso! Saibam que, além da capacidade e competência, vocês também são aqueles detalhes que trazem um brilho especial para as equipes de tecnologia!

Boa leitura!

Depoimento de Leandra Mendes da LS Informática!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à empresa Vinco, a oportunidade de poder falar sobre um tema tão relevante. Sou Leandra Mendes do Vale, diretora de TI da LS Informática, uma empresa de desenvolvimento de software, localizada na região do triângulo mineiro em Minas Gerais, parceira da Vinco, com soluções para emissão de NF-e e NFC-e para clientes do comércio varejista em geral.

Então, vamos a temática! 

Falar de mulheres na tecnologia é falar de um longo caminho de quebra de paradigmas, conquistas, lutas, desafios e inspirações. 

Começo citando Ada Lovelace que em 1843 traduzia textos de Luigi Menabrea, um matemático italiano, sobre as ferramentas analíticas usadas por Charles Babbage, um matemático inglês. 

Para muitos especialistas, este trabalho de Ada Lovelace resultou no primeiro algoritmo da história da computação. 

Portanto, Ada Lovelace é considerada  pioneira quando se fala em mulheres e o universo da tecnologia. Infelizmente, o seu feito foi reconhecido apenas depois de seu falecimento, mas sempre é lembrada pela sua coragem e pioneirismo. Para homenageá-la, na década de 70, foi criada uma linguagem de programação que enalteceu o seu nome.

Presença feminina no mercado de TI!

Ada Lovelace abriu caminho para tantas outras mulheres, mas infelizmente, atualmente, de acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), elas representam apenas 20% dos profissionais da área de tecnologia.

Considerando que a média de graduados em tecnologia no mundo já é considerada baixa — cerca de 25% dos estudantes de faculdades optam por esse tipo de curso. Portanto, a presença das mulheres na área de tecnologia, se torna ainda menor, não é mesmo? 

E quando investigamos profundamente a situação da presença feminina no mercado de trabalho, os números são preocupantes, pois entre os cargos da área de tecnologia destinado ao desenvolvimento de software, as mulheres representam apenas 13% das candidaturas, segundo um estudo realizado pelo Relevo, plataforma de recrutamento especializada em profissionais de tecnologia. 

E neste contexto, fico sempre me perguntando, o porquê? Existem vários estudos que retratam a desigualdade de gênero na área de tecnologia, problemas culturais que começam na infância, razões biológicas que separam homens e mulheres, masculinização da profissão. Enfim, não vou me ater e nem me aprofundar nestas teses, pois quero sim falar da minha experiência enquanto profissional da área.

Experiência profissional na área de tecnologia! 

Desde pequena sempre gostei muito da área de exatas, gosto da objetividade, da curiosidade, dos desafios e da prática. Quem me conhece sabe que sou apaixonada por números e suas lendas. Enfim, isso nos anos 80 e 90 quando cursava ensino fundamental e logo depois o ensino médio, parecia um pouco esquisito para uns e outros, mas eu não me importava. 

Depois, escolhi o curso de computação, sem saber muito sobre o que ele realmente iria me proporcionar, mas eu estava lá novamente, rompendo barreiras e conquistando meu lugar, pois muitos diziam que este curso não era para mulheres.

Enfim, me formei, superei vários desafios, principalmente em relação às oportunidades de trabalho, mas conquistei o meu espaço e isso sim foi importante. Sou uma defensora de mais mulheres na tecnologia e uso sempre que posso meus canais de comunicação para sensibilizar sobre o assunto porque considero importante, relevante e útil para área de tecnologia. 

Apesar das dificuldades que ainda existem, é importante ressaltar que existem várias iniciativas que inspiram outras mulheres como, por exemplo, o progra{m}aria, meta-site sobre mulheres e tecnologia. 

Outra perspetiva importante a ser considerada é que a área de tecnologia sempre apresenta um alto déficit de profissionais. Portanto, uma excelente oportunidade para mulheres que querem romper barreiras, enfrentar desafios e inspirar outras mulheres.   

Se quiserem conhecer mais sobre o trabalho de Leandra Mendes, ela está presente em vários canais:

https://www.facebook.com/fluenciadigitalbyleandra
https://br.linkedin.com/in/leandravale
https://instagram.com/fluenciadigitalbyleandra
A presença feminina no mercado de TI
Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”.  Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.

A Vinco em apoio à presença feminina no mercado de TI!

A Vinco sempre lutou pelo equilíbrio no seu ambiente de trabalho, formando uma equipe que não tem distinsão de genero, sexo ou raça. Dessa forma, sempre visando a capacidade profissional e pessoal de cada um dos seus funcionários.

A Vinco continuará lutando por um mundo em que as mulheres da área de tecnologia possam se sentir no mesmo patamar que qualquer outro profissional. Portanto, esperamos que os depoimentos das nossas clientes possam inspirar muitas outras mulheres para essa área.

Além disso, que o depoimento da Leandra possa ter trazido ainda mais força para todas as mulheres. E que sirva como combustível para continuar conquistando seus merecidos espaços.

Para finalizar, você pode saber mais sobre Ada e outras mulheres na tecnologia no nosso artigo Mulheres que fizeram história na tecnologia!

Gostou do artigo? Então, que tal compartilhar nas redes sociais?