Com o objetivo de simplificar alguns processos do e-commerce e acompanhar os avanços digitais, surgiu o Danfe em formato de etiqueta.

Quer saber para que ele serve e como vai auxiliar os e-commerces? Então, continue lendo que vamos explicar tudo para você!

O que é o Danfe em formato de etiqueta?

O Danfe em formato de etiqueta ou Danfe Simplificado – etiqueta surgiu com a publicação da Nota Técnica nº 2020.004. Ela possibilita que seja feita a substituição do Danfe impresso por uma etiqueta. 

Dessa maneira, o Danfe Simplificado – etiqueta poderá ser usado nas operações de venda a varejo para consumidor final em comércio eletrônico.

Com isso, a exigência da descrição do produto fora da embalagem chegará ao fim. Mas, as empresas devem manter o valor total da nota de maneira visível.

O surgimento dessa NT atende parcialmente a uma demanda da FecomercioSP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), que visava por uma logística sem papel.

Então, a FecomercioSP encaminhou ao Confaz uma proposta que pudesse substituir a nota impressa por uma etiqueta com o resumo das informações. E, ainda, que fosse lida pelo QR Code ou código de barras. 

Devido a relação que a FecomercioSP tem com o Conselho de Comércio Eletrônico, que por sua vez tem relação com o Poder Público, foi publicada a NT nº 2020.004.

Como mencionado anteriormente, a Nota Técnica nº 2020.0004 autoriza que as descrições da nota não apareçam mais. Mas, o valor total da nota precisa aparecer.

Quais os procedimentos para usar o Danfe em formato de etiqueta?

O uso do Danfe simplificado – etiqueta tem alguns procedimentos para ser seguido.

Veja abaixo quais são:

  • o Danfe em formato de etiqueta pode ser impresso em qualquer tipo de papel. Desde que a largura mínima seja de 55 milímetros;
  • a chave de acesso e o código de barras poderão ser impressos em qualquer sentido, no canto superior direito do papel;
  • as fontes e caracteres devem ter o tamanho inferior a seis pontos e os títulos devem ser em negrito e caixa alta;
  • no Danfe em formato de etiqueta deve constar os campos obrigatórios, como: descrição, dados do emitente, dados gerais da NF-e, dados do destinatário, dados dos totais da NF-e e o Protocolo de Autorização de Uso.

Por que o Danfe em formato de etiqueta auxilia o e-commerce?

Os benefícios que o Danfe em formato de etiqueta traz para o mercado de e-commerce são:

  • Por causa da etiqueta adesiva que evita o trabalho de imprimir e colocar o Danfe fora da embalagem, o processo de despacho da mercadoria fica mais ágil.
  • Ocorre a redução do custo da operação, porque a etiqueta é menor que o Danfe tradicional. Com isso, fica mais fácil de encaixar e colar nas embalagens.
  • Minimiza o risco de roubo da mercadoria, porque não há informações sobre o item que está sendo transportado e entregue.
  • Padroniza e facilita as consultas, pois disponibiliza o código de barras e a chave de acesso.

Como usar o Danfe simplificado no VincoDFe?

O Danfe simplificado – etiqueta já está disponível para uso no VincoDFe. E é muito simples de usar.

Veja o modelo de Danfe simplificado – etiqueta disponível no VincoDFe: 

Dessa forma, esse é o formato definido pela Nota Técnica, referente a apresentação de valores no VincoDFe.

E você, o que achou dessa nova Nota Técnica e da simplificação do Danfe em formato de etiqueta?

Que tal deixar a sua opinião aqui nos comentários?