Sabemos que a NFS-e já é uma realidade em milhares de municípios. Mas ainda observamos muitas dificuldades em relação a sua padronização.

O que a maioria das software houses já sabe é que isso ocorre devido a vários fatores, como a diversidade nas legislações municipais e os sistemas de cada município. 

Porém, não fique estressado com a NFS-e em vários municípios, porque a Vinco pode auxiliar você com a nossa solução! Por isso, continue lendo que vamos esclarecer os detalhes!

Milhares de municípios e centenas de padrões!

A falta de padronização dificulta muito a vida das software houses que oferecem sistemas de gestão para vários municípios, principalmente quando o ERP disponibiliza a emissão de NFS-e.

Dessa maneira, em uma iniciativa para padronizar os sistemas de emissão de NFS-e das prefeituras, a ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) desenvolveu um manual com uma sugestão de padrão para os layouts e modelo operacional das NFS-e. Mas, como não há obrigatoriedade dos municípios em seguir o “padrão ABRASF”, o problema continuou.

Como o padrão ABRASF não resolveu totalmente o problema, está em andamento uma nova tentativa de padronização, desta vez organizada pela Receita Federal do Brasil. 

Assim sendo, esse novo projeto é conhecido como “NFS-e Nacional” e está em desenvolvimento desde 2018, porém ainda não foi concluído e não há uma previsão muito clara de como e quando será implantado.

E o problema continua!

Na realidade, ainda temos uma longa caminhada pela frente até tudo se tornar – realmente – padronizado. 

Portanto, a NFS-e Nacional continuará não sendo obrigatória e está sendo desenvolvida com foco para atender, inicialmente, os municípios que ainda operam com a nota de serviço em papel (não eletrônica). 

Dessa forma, os municípios que já emitem NFS-e despadronizados ou que se “inspiram” no padrão ABRASF poderão aderir ao projeto NFS-e Nacional de forma gradativa e voluntária.

Ou seja, a ideia é boa e promissora a longo prazo, mas o cenário atual com centenas de padrões distintos distribuídos em milhares de municípios diferentes permanecerá por mais alguns longos anos onde os problemas mais comuns continuarão:

  1. Várias formas de emitir a NFS-e: algumas por webservices, outras com login e senha. E algumas com exigência de certificado digital e outras através de upload de arquivos.
  2. Suporte precário de muitas prefeituras que podem levar dias para responder ou resolver alguma solicitação.
  3. Emissão em lote obrigatório em algumas prefeituras e outras que nem permitem.
  4. Falta de padronização dos códigos de serviço prestado.
  5. Falta de padronização de códigos de municípios.
  6. Frequente troca de sistema pela prefeitura.

Sendo assim, enquanto a NFS-e Nacional não se consolidar como padrão único de mercado, a melhor solução para as software houses é terceirizar a emissão das NFS-e com um parceiro de tecnologia que ofereça uma integração de layout único e atenda às várias prefeituras.

E é aí que a Vinco pode ajudar as software houses de uma maneira muito prática e eficiente!

Como resolver a emissão de NFS-e em várias UFs?

A solução da Vinco pode resolver os problemas referentes a NFS-e para sua software house e muito mais:

  • Com apenas uma integração, a software house soluciona a emissão de qualquer DF-e de seu cliente.
  • É simples de integrar ao sistema.
  • Reduz o custo operacional.
  • Reduz o tempo para mercado (time to market).
  • Solução transparente ao cliente final.
  • Aumenta a cobertura de mercado.
  • Portal web white label para consultas customizadas com a logomarca da software house, títulos, imagens e cores.
  • Desenvolvimento de novos padrões e homologação de novos municípios sem custos adicionais às software houses.
  • Envia documentos individuais, em lotes, síncrono e assíncrono.
  • Multiplataformas e multi-ambientes: Windows, Linux, Android, smartphones, tablets, notebooks e desktops.

Ficou curioso para conhecer mais sobre a solução VincoDFe? Então, entre em contato conosco!