No dia 28 de Janeiro de 2021, a Vinco fez o Webinar DF-e: muito além de mensageria.

Foram 45 minutos de atualizações tecnológicas em torno do universo da emissão de documentos fiscais eletrônicos.

Os temas envolveram mensageria, middleware, cloud, segurança, velocidade, PDVs e muita telemetria. E, para encerrar, fechamos com um case de sucesso de quem já usa as tecnologias apresentadas.

O Webinar foi um sucesso! Se você não assistiu ao vivo, continue lendo para saber os detalhes!

Como foi o Webinar DF-e: muito além da mensageria?

O Webinar DF-e: muito além da mensageria! foi conduzido pelo diretor comercial da Vinco Tecnologia, Leandro Felizali. Ele apresentou todas as novidades em torno do universo da emissão de documentos fiscais eletrônicos.

Os tópicos apresentados no Webinar foram os seguintes:

1 – Mensageria é a parte fácil

No primeiro tópico, o diretor comercial da Vinco, esclareceu a grande diferença entre mensageria e middleware.

No qual, a primeira é um serviço de troca de mensagens entre ambientes. E já a segunda, é um serviço muito mais abrangente, que envolve comunicação, tratamento e conversão de formatos entre ambientes.

Dessa forma, durante a Webinar foram apresentados vários slides comparando as funções de cada uma das tecnologias.

2 – Velocidade sem controle é perigoso! Automatize do jeito certo!

Não basta só querer velocidade! Pois, antes de aplicá-la na emissão de documentos fiscais eletrônicos, existe todo um contexto que precisa ser estudado e uma série de cuidados que devem ser tomados.

Sendo assim, se a automatização ocorrer de forma errada, teremos erros em alta velocidade. Por isso, para que a implantação ocorra de forma estruturada, muitos pontos precisam ser observados. Veja abaixo:

  • Atenção às boas práticas;
  • Infraestrutura adequada;
  • Uso correto da contingência;
  • Excesso de loops;
  • Registro de logs.

3 – Portal web para tudo! Agora o mundo é cloud e tudo precisa estar na web!

Se você possui um ótimo sistema, mas as informações ainda não estão disponíveis na web, provavelmente, seu sistema terá dificuldades para se difundir no mercado.

Por isso, todas as soluções da VINCO estão apoiadas em um universo verdadeiramente cloud, onde tudo está armazenado e disponível para consultas, filtros, relatórios e downloads.

E, portanto, a VINCO desenvolveu três portais de apoio para as software houses, lojistas e empresas de contabilidade. E sempre com rigorosos requisitos de segurança e total controle de acesso. Veja a seguir:

  • Portal de apoio para o desenvolvedor de sistemas;
  • Portal de repositório dos DF-es para os usuários, empresas emissoras, clientes e contabilidade;
  • Monitoramento das emissões em tempo real.

4 – Seus clientes em tempo real no seu smartphone!

Já imaginou saber tudo que acontece com as emissões e rejeições dos documentos fiscais eletrônicos dos seus clientes em tempo real?

A VINCO apresentou uma solução premiada pelo iNovaNFCe que disponibiliza métricas das emissões, rejeições, informações sobre os documentos fiscais eletrônicos, históricos, validade dos certificados digitais e muito mais.

Tudo isso diretamente no seu celular e na palma da sua mão!

5 – Um PDV incomoda muita gente! Dez PDVs incomodam muito mais!

Um sistema de gestão empresarial já é complexo e abrangente por si só. Por isso, manter todos os módulos (compras, vendas, frente de caixa, contas a pagar, contas a receber, fiscal, contábil, etc) operando de forma correta e atualizada, já consome boa parte da energia de uma software house.

Se, além de tudo isso, o ponto de venda for diversificado, as responsabilidades e dores de cabeça ficam ainda maiores.

Porém, quando estamos falando de uma loja com um único PDV, o cenário é relativamente tranquilo.

Mas o ambiente exigirá muito mais energia se analisarmos lojas com muitos PDVs, ou com estruturas diversificadas. Um exemplo disso é o caso de resorts que possuem PDVs no check-in, estacionamento, restaurante, piscina, scoth bar, vending machine etc.

Portanto, pensando nisso, a VINCO apresentou uma forma de concentrar todos os PDVs de uma loja em um único ponto de comunicação, descomplicando a infraestrutura e facilitando a operação e manutenção.

6 – Agora a NFC-e é no Brasil inteiro!

Finalmente, já é possível utilizar a NFC-e em todos os estados do Brasil. Alguns ainda possuem certas diferenças, mas a NFC-e se tornou uma realidade nacional.

Dessa maneira, foram apresentadas algumas particularidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Ceará que possuem legislações diferenciadas:

No estado de São Paulo, destacou-se que, além de ser permitido NFC-e como emissão principal e SAT CF-e somente como contingência, é possível também emitir em ambiente EPEC, quando a estrutura da SEFAZ SP apresentar problemas.

No Ceará, embora exista a obrigação de uso do MFE, a NFC-e pode ser utilizada de forma pura para empresas que se enquadrarem em regime especial e possuírem faturamento anual até R $250.000,00.

Já em Santa Catarina, a NFC-e foi adotada de forma pura – exatamente igual aos demais estados – mas o projeto foi dividido em duas fases:

  • Fase 1: permitirá emitir NFC-e, mas o aplicativo comercial deverá seguir as condições definidas pelo PAF NFC-e.
  • Fase 2: permitirá emitir NFC-e em conjunto com o DAF (Dispositivo Autorizador Fiscal). O DAF é um projeto em desenvolvimento que visa construir um hardware de pequeno porte, semelhante a um token bancário. Ele fará a autenticação da NFC-e em substituição ao uso da contingência off-line. Dessa forma, nessa segunda fase, estuda-se também a obrigatoriedade do aplicativo comercial adequar-se ao PAF DAF.

7 – Um rápido bate-papo com quem já usou e gostou!

Foi convidada a Loureiro & Associados para o Webinar DF-e: muito além da mensageria, que contou um pouco de como é a experiência da empresa utilizando as soluções da Vinco.

Dessa maneira, o case foi apresentado pelo CEO da Loureiro & Associados, Mauro Loureiro e pelo Diretor Comercial, George Boulos. E também participaram dos depoimentos os convidados Pedro, analista de suporte da empresa e Célia, contadora das empresas atendidas pela Loureiro & Associados.

Leandro Felizali, Diretor Comercial da VINCO, Mauro Loureiro, CEO da Loureiro & Associados, e George Boulos, Diretor Comercial da Loureiro & Associados

Leandro Felizali, Diretor Comercial da VINCO, Pedro, Analista de Suporte da Loureiro & Associados, e George Boulos, Diretor Comercial da Loureiro & Associados

Célia, contadora de clientes da Loureiro & Associados e Leandro Felizali, Diretor Comercial da VINCO

A Loureiro & Associados é uma software house que oferece sistema de gestão para fábricas, atacadistas, prestadores de serviços, lojas e ateliês. E com mais de 700 usuários distribuídos entre Brasil e América do Sul, é parceira da VINCO há mais de 10 anos!

Perdeu o nosso Webinar? Acesse o nosso canal do YouTube e assista ele na íntegra!