O mundo não vive mais sem tecnologia. Essa é uma realidade para todos os setores, principalmente para as próprias empresas de TI.

Porém, um problema ainda preocupa essas empresas: a escassez de mão de obra qualificada. Isso faz com que acabe sobrando vagas não preenchidas na área de TI, que por sua vez, tentam outras maneiras de resolver esse problema.

Quer saber como? Aqui você vai encontrar sugestões para minimizar esse problema! Continue lendo que vamos explicar tudo para você. 

Crescimento da área de Tecnologia da Informação!

O setor de TI vem crescendo a cada dia em escala mundial e podemos perceber a importância do profissional de TI, que tem um papel essencial para todos os setores.

O crescimento da demanda é contínuo e, em muitas regiões e até países inteiros, não se consegue formar profissionais suficientemente capacitados para suprir todas as vagas em aberto. 

Como contornar a escassez de mão de obra nas empresas de TI?

Não há uma solução fácil e rápida para a escassez de mão de obra, porém existem algumas alternativas que podem minimizar o problema:

  • Qualificar o profissional de TI dentro da própria empresa: as empresas de TI contratam os profissionais que não tem 100% de qualificação técnica. Porém, que possam ter disposição para aprender e se especializar internamente, com os cursos e treinamentos oferecidos. Dessa maneira, a empresa minimiza a escassez de mão de obra, oferecendo qualificação para os seus próprios funcionários. Além disso, para manter o profissional já treinado na empresa, é importante oferecer algum plano de carreira. Com isso, o profissional poderá vislumbrar um crescimento contínuo e enxergar onde ele pode chegar num médio e longo prazo.
  • Buscar uma empresa especializada em vagas para TI: existem muitas empresas e portais web especializadas em recursos humanos e vagas de emprego. Porém, algumas são especializadas e restringem suas vagas e profissionais exclusivamente para a área de tecnologia. Dessa forma, essas empresas oferecem filtros específicos para assuntos relativos à informática e isso facilita o casamento dos interesses entre o candidato e a contratante.
  • Contratar uma empresa de outsourcing: as empresas de outsourcing possuem uma gama de profissionais com conhecimentos variados em tecnologia e, normalmente, conseguem disponibilizar, trocar e substituir colaboradores de TI com maior rapidez. Embora seja uma opção mais cara que a contratação direta, é uma alternativa, principalmente, quando se trata de projetos temporários ou esporádicos.
  • Substituir partes do seu sistema por componentes especializados: quando você faz a substituição de partes do seu sistema por componentes especializados para uma determinada área ou função específica, o foco da equipe fica somente no diferencial e especialização da sua empresa. Veja a seguir algumas vantagens desse tipo de serviço.

Vantagens de substituir partes do seu sistema por componentes especializados!

Como mencionado anteriormente, existem algumas alternativas para minimizar a escassez de mão de obra nas empresas de TI. Uma delas é a substituição de partes do seu sistema por componentes especializados ou fazer parcerias com empresas de TI especializadas em alguma segmentação que possa auxiliar na sua empresa.

Sabemos que um sistema de gestão empresarial pode se tornar bastante amplo e complexo. Dessa maneira, ele abrange diversos setores muito distintos como compras, vendas, estoques, financeiro, fiscal, contábil, produção, recursos humanos e muito mais. 

Por isso, devido a essa amplitude de recursos necessários e também pela vasta segmentação dos ramos de atividades empresariais, é comum encontrar situações onde uma software house se especializa em determinados segmentos ou mantém o foco somente em alguns módulos de automação. Nesses casos, utiliza-se como alternativa formar parcerias entre software houses que oferecem soluções complementares.

Por exemplo, é relativamente praxe um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) formar parceria com um sistema de gestão fiscal e contábil, integrando a troca de dados entre esses ambientes.

Também encontramos no mercado diversas situações onde um sistema possui módulos desenvolvidos por outras empresas. Portanto, eles ficam internalizados de forma transparente no ERP, como os sistemas voltados à gestão de recursos humanos que costumam formar parcerias com sistemas de REP (Registro Eletrônico de Ponto).

Além disso, existe ainda uma situação mais específica que reduz significativamente o problema da escassez de mão de obra especializada. É o caso de substituição de partes do seu sistema por componentes especializados ou funções específicas e de alta complexidade. 

Dessa forma, quando a empresa faz uso de componentes especializados no seu sistema, os profissionais da empresa podem se dedicar em outras funções na software house, deixando os “commodities” para as empresas especializadas por aquela determinada área.

A Vinco auxilia na escassez de mão de obra nas empresas de TI!

Com a solução da Vinco, a escassez de mão de obra pode ser minimizada, porque ela auxilia as software houses que desenvolvem ERP. E que utilizam software de empresas especializadas para  a emissão e gerenciamento dos DF-es (Documentos Fiscais eletrônicos), integrados ao ERP e imperceptíveis para seus clientes. 

O universo dos DF-es, além de possuir uma variedade muito grande de tipos de documento – NF-e, NFC-e, NFS-e, SAT CF-e, CT-e, BP-e, MDF-e e muitos outros – possui também uma legislação complexa que varia a cada município e em cada estado brasileiro. 

Por isso, acompanhar essas variações de documentos e legislações fiscais consome boa parte da equipe de desenvolvimento e prejudica a evolução do próprio ERP. Dessa forma, hoje em dia, têm se tornado uma tendência utilizar uma solução de emissão e gerenciamento dos DF-es, integrada ao ERP das software houses.

Com a solução VincoDFe, você automatiza a emissão de todos os DF-es com uma única integração. Além disso, libera seus melhores analistas desenvolvedores para evoluir o seu sistema de gestão, modernizando, reduzindo seu backlog e desenvolvendo novas funcionalidades. 

O VincoDFe é uma solução transparente que potencializa o seu sistema de gestão com uma emissão de documentos fiscais eletrônicos de alto desempenho, estabilidade e escalabilidade e, ainda, com portais web já prontos para consultas, filtros, relatórios e downloads.

Essas são nossas dicas e esperamos ter ajudado sua empresa! Se quiser mais detalhes sobre o VincoDFe, entre em contato conosco!