A NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) surgiu para facilitar e trazer mais agilidade para todos os consumidores e quem precisa fazer a sua emissão.

Felizmente agora o Brasil inteiro pode emitir NFC-e, o que vai facilitar muito todos os setores que tinham dificuldades de fazer a sua emissão.

Agora todos os estados já podem usar a NFC-e!

Finalmente é possível utilizar a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica em todos os estados do Brasil. Alguns ainda possuem algumas particularidades, mas ela se tornou uma realidade nacional.

Dessa maneira, foram apresentadas algumas particularidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Ceará que possuem legislações diferenciadas:

No estado de São Paulo, destacou-se que, além de ser permitido NFC-e como emissão principal e SAT CF-e somente como contingência, é possível também emitir em ambiente EPEC, quando a estrutura da SEFAZ SP apresentar problemas.

No Ceará, embora exista a obrigação de uso do MFE, a NFC-e pode ser utilizada de forma pura para empresas que se enquadram em regime especial e que possuam faturamento anual até R $250.000,00.

Já em Santa Catarina, ela foi adotada de forma pura – exatamente igual aos demais estados – mas o projeto foi dividido em duas fases:

  • Fase 1: permitirá emitir NFC-e, mas o aplicativo comercial deverá seguir as condições definidas pelo PAF NFC-e.
  • Fase 2: permitirá emitir NFC-e em conjunto com o DAF (Dispositivo Autorizador Fiscal). O DAF é um projeto em desenvolvimento que visa construir um hardware de pequeno porte, semelhante a um token bancário, que fará a autenticação da NFC-e em substituição ao uso da contingência off-line. Sendo assim, nessa segunda fase, estuda-se também a obrigatoriedade do aplicativo comercial adequar-se ao PAF DAF.

Como a Vinco pode ajudar a sua empresa?

Proporcionar que todos os estados possam utilizar a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica era algo muito esperado.

Mas, mesmo assim, muitas empresas, como as software houses, ainda encontram algumas dificuldades pelo caminho com a sua emissão. Isso ocorre devido às particularidades de cada estado.

Por isso, é uma tendência do mercado que as empresas de TI optem por contratar uma solução para a sua emissão. Ela precisa estar preparada para atender a todas as UFs com uma única integração.

VincoDFe: solução para emissão de vários DF-es!

A Vinco desenvolveu uma solução chamada  VincoDFe que é direcionada para a emissão e gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos. 

Através dela, todas as empresas podem fazer a emissão da NFC-e, com muita agilidade e segurança. E o melhor: respeitando as particularidades de cada estado e com apenas uma integração.

Entre em contato conosco e conheça a nossa solução! Aproveite e assine a Newsletter para receber os conteúdos do nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades!