A parceria da Vinco com a PayGo para emissão do BP-e foi apresentada como a solução mais inovadora no iNovaNFCe 2018. A parceria desenvolveu um componente capaz de executar o pagamento e a emissão do Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) em uma operação casada, facilitando a vida de todas as empresas que precisam aderir ao documento de maneira simples e integrada ao sistema das Software Houses.

Continue a leitura deste artigo para conhecer as funcionalidades do BP-e para todos! e entender os motivos que levaram à sua seleção como um dos cinco mais inovadores do ano.

Como funciona o BP-e?

O Bilhete de Passagem Eletrônico tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitua a sistemática atual de emissão do documento em papel, como as tradicionais passagens intermunicipais, interestaduais e internacionais.

Essa nova passagem em formato digital é semelhante a uma NFC-e e tem como objetivo padronizar o documento fiscal no transporte de passageiros, substituindo o Bilhete de Passagem Rodoviário, o Bilhete de Passagem Aquaviário, o Bilhete de Passagem Ferroviário e o Cupom Fiscal Bilhete de Passagem emitido por Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

Quais são os motivos para a parceria VINCO e PayGo?

O BP-e será obrigatório em alguns estados a partir de janeiro de 2019 e a tendência é a de que nos próximos anos seja aderido pela maioria dos estados do país. A Vinco utilizou sua experiência com documentos eletrônicos semelhantes, como a NFC-e e o CT-e, em conjunto com a experiência da PayGo em meios de pagamento, para criar uma solução de fácil integração para as software houses interessadas em emitir o novo modelo de bilhete eletrônico.

O projeto foi denominado BP-e para todos! e visa a popularização e o incentivo ao uso do BP-e por meio de uma tecnologia simples, mas capaz de operar até mesmo nos locais mais remotos do país sem exigir estruturas complexas de automação.

Como usar o sistema?

O BP-e para todos! consiste num componente que captura uma venda de passagem, efetua o recebimento do pagamento e gera o BP-e numa operação integrada. Se o cliente preferir, pode utilizar meios de pagamento via web pelo navegador, tablet ou máquina de pagamento em cartões tanto da PayGo quanto de outras operadoras.

Na aplicação apresentada no 4º iNovaNFCe foi demonstrado em POS da PayGo. Entretanto, a Software House que desejar integrar a solução a seus sistemas poderá fazê-lo de maneira muito prática. Para isso, a PayGo desenvolveu um SDK (Software Development Kit) para o ambiente Microsoft que facilita a integração do sistema às ferramentas de outras desenvolvedoras.

Quais são as vantagens?

Entre as principais vantagens do BP-e para todos! podem ser destacadas as seguintes:

  • assegura a emissão do documento fiscal em todas as operações;
  • facilidade de integração e incentivo à adoção do BP-e;
  • agilidade no pagamento;
  • modelo descomplicado.

Além disso, o projeto também tem o objetivo de dificultar a fraude fiscal. Como a operação é feita num processo único, caso a emissão do BP-e falhe o recebimento do pagamento é estornado. Assim, o processo impossibilita a venda sem o documento fiscal correspondente, garantindo segurança jurídica para o transportador.

O projeto BP-e para todos! concorreu com os principais players do mercado e foi selecionada pela comissão julgadora, composta por membros do ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários e Estaduais) e representantes de empresas como o vencedor na categoria “Soluções inovadoras com BP-e”, demonstrando mais uma vez a capacidade tecnológica da Vinco na criação de parcerias e no desenvolvimento de ferramentas de última geração que sejam úteis, acessíveis e disruptivas.

Se você quer saber mais sobre este software e outras soluções da Vinco para documentos fiscais eletrônicos, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.