Dando continuidade às homenagens da VINCO ao mês das mulheres, segue mais um pouco da história dessas mulheres incríveis que escreveram seus nomes na evolução da tecnologia.

Sabemos que o mercado de trabalho na área de TI sempre esteve em constante crescimento e, com isso, várias oportunidades surgem por aí.

Porém, para a maioria das mulheres, além de todos os desafios que precisam passar, ainda tem que lidar com a dificuldade no mercado de trabalho na área tecnológica.

Quer saber quais os principais desafios que as mulheres na tecnologia enfrentam? Então, continue lendo que vamos contar tudo para você!

Quais os principais desafios para as mulheres na tecnologia?

As mulheres na tecnologia sempre enfrentaram vários desafios para atingirem o mesmo patamar que os homens, entre eles o velho paradigma de representar aquela figura materna e caseira. E isso ocorre não só em tecnologia, mas também em diversas outras áreas.

Elas sempre lutaram por essa igualdade em relação aos homens, mas além de todos os desafios do próprio mercado de trabalho ainda enfrentam algumas resistências e preconceitos:

  • preferência por homens para alguns cargos;
  • salários menores que os homens;
  • sempre tem suas capacidades testadas;
  • são mais exigidas;
  • influência da cultura;
  • tem pouco espaço para colaboração e troca de conhecimento.

Dessa forma, é difícil acreditar que em pleno século XXI, as mulheres ainda precisam enfrentar obstáculos como esses. 

Mas essas guerreiras estão cada vez mais fortes e preparadas e vêm ocupando cada vez mais espaço na área de tecnologia, tanto na área de desenvolvimento quanto em cargos de gestão, onde demonstram uma habilidade incomparável para lidar com demandas multifuncionais e simultâneas.

Os desafios ainda são grandes, mas várias batalhas já foram vencidas e muitas são as histórias de sucesso.

O que fazer para minimizar os desafios?

Para tentar minimizar esses problemas, as empresas devem se tornar mais colaborativas, desenvolver eventos e ações para mulheres. Além disso, devem fomentar a troca de conhecimento entre elas e focar na metodologia de escolha dos seus profissionais, exclusivamente na experiência de cada um e jamais na diferenciação entre homem e mulher.

Dessa maneira, sabemos o quanto as mulheres são extremamente competentes em tudo que fazem e na área de TI não poderia ser diferente.

Apesar das dificuldades e, até mesmo, insegurança, as mulheres tentam provar que o seu trabalho tem qualidade, tal como os que os homens apresentam, demonstrando que tem capacidade para aquele cargo e conquistando cada vez mais credibilidade.

A seguir vamos contar algumas histórias de mulheres fortes e determinadas que conquistaram o seu lugar no mercado tecnológico.

Que tal conhecer alguns exemplos de mulheres na tecnologia?

As mulheres estão presentes na tecnologia desde os tempos mais remotos, embora tenha pouca divulgação. A seguir vamos contar um pouco sobre algumas delas e as suas contribuições para a área de TI e a sociedade:

Ada Lovelace

Ada Lovelace, Condessa de Lovelace e filha do escritor Lord Byron, criou o primeiro algoritmo que foi processado pela máquina analítica de Charles Babbage (idealizador da Máquina analítica), que calculava valores de funções matemáticas.

Ela viveu entre os anos de 1815 e 1852, era uma escritora e matemática inglesa que quebrou uma série de paradigmas para conseguir esse triunfo se tornando a primeira programadora da história.

Edith Clarke

Edith Clarke era formada em matemática e astronomia em 1908 e depois estudou Engenharia Civil. Em 1919, se tornou a primeira mulher com mestrado no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

Dessa forma, depois de dois anos registrou a sua primeira patente: uma calculadora gráfica que melhorava os métodos auxiliando nos problemas de transmissão de energia elétrica. E ao se aposentar, em 1956, começou a dar aula na Universidade do Texas, sendo considerada a primeira mulher a ensinar engenharia.

Grace Hopper

Uma das primeiras programadoras do computador Harvard Mark I, em 1914, foi Grace Hooper. Ela inventou o primeiro compilador para a linguagem de programação, o que levou ao desenvolvimento do COBOL (uma das primeiras linguagens de programação a se aproximar da linguagem humana).

Dorothy Johnson Vaughan

Dorothy Johnson Vaughan, se formou em matemática e é considerada genial na área de decodificação. Ela foi computer da NASA por 28 anos, onde verificava cálculos, inclusive os realizados pelos computadores.

Dessa maneira, Dorothy dominava a computação eletrônica, programação e processo operacional da primeira máquina IBM, que era usada pelo órgão governamental. 

Ela auxiliou na implementação do Fortran, uma linguagem de programação criada pela NASA em 1950.

Além disso, o filme “Estrelas além do tempo” conta a sua história e também o de Katherine Johnson e Mary Jackson.

Susan Karen

Susan trabalhou na Apple em 1982, criando a interface gráfica para o sistema operacional do primeiro Macintosh, em 1984. 

Ela também criou a primeira fonte com espaçamento proporcional para que fosse legível igual às letras nas páginas de um livro. Trabalha, atualmente, na Pinterest.

Susan Wojciki

Susan Wojciki é CEO do YouTube, mas já trabalhou como gerente de marketing do Google em 1999, onde ajudou a desenvolver ferramentas como o Google Imagens e Google Books.

Qual o papel da Vinco em relação às mulheres?

A Vinco sempre lutou pela igualdade no seu ambiente de trabalho, formando uma equipe que não tem distinsão de genero, sexo ou raça. E, portanto, sempre visando a capacidade profissional e pessoal de cada um dos seus funcionários.

Acreditamos que as mulheres, assim como os homens, têm a mesma capacidade no desenvolvimento das tarefas e projetos na área tecnológica. Assim sendo, tivemos grandes contribuições nos nossos projetos, das mulheres que trabalham conosco e também que são nossas clientes e parceiras.

A Vinco continuará lutando por um mundo de igualdade em que as mulheres da área de tecnologia possam se sentir no mesmo patamar que qualquer outro profissional.

Afinal, por saber da necessidade dessa luta constante, estaremos sempre fazendo divulgações e criando projetos que possam auxiliar na igualdade das mulheres.

Estamos juntos! 

Gostou do artigo? Que tal compartilhar com outras pessoas, principalmente as mulheres, para que saibam o quanto são importantes na área de TI?