Desde 2015, o Google passou a priorizar sites que sejam aprimorados para dispositivos móveis. O chamado Mobile First surgiu da necessidade de as empresas se manterem relevantes em um novo cenário, em que os clientes passaram a acessar a internet, principalmente, pelos smartphones.

Sua Software House já se adaptou ao Mobile First? Quer entender como isso revoluciona sua estratégia de marketing? Continue acompanhando este artigo para saber mais!

O que significa Mobile First?

Em uma tradução simplificada, Mobile First se refere a “dispositivos móveis em primeiro lugar”. Isso significa que toda a produção tecnológica e de conteúdo passou a priorizar a interação em dispositivos móveis.

O Google lançou essa tendência em 2010 e obrigou todas as empresas a adotarem esse posicionamento em 2015, no que ficou conhecido como “Mobilegeddon”, em referência a um “armagedon” virtual. Desde 21 de abril de 2015, a plataforma de buscas mais usada no mundo passou a subir a posição das páginas que fossem otimizadas para dispositivos móveis.

Importante ressaltar que o posicionamento do Google pode até ser interpretado como uma imposição para os produtores de sites e software, mas não se pode dizer o mesmo dos usuários. A estratégia Mobile First vem de uma análise do perfil de uso da internet das pessoas, que naturalmente migraram para os dispositivos móveis assim que eles passaram a ser mais eficientes e dispor de uma conexão de melhor qualidade.

Por que se tornou tendência?

A internet surgiu para o uso em computadores e os dispositivos móveis com internet só se tornaram ferramenta de uso comum recentemente. Por isso, a mudança implementada pelo Google em 2015 foi uma verdadeira revolução.

Estar no Google é existir, então toda e qualquer empresa que deseja ter um mínimo de relevância online precisa atentar a esta nova realidade. As estratégias de marketing das empresas sofreram alterações importantes e a produção de conteúdo também precisou ser repensada.

Qual a relação do mobile first com as ações de marketing?

Quem quer vender tem que ir até onde está o público, certo? Pois cada vez mais os possíveis compradores interagem com as marcas e seu conteúdo pela internet por meio de dispositivos móveis.

Pensando nisso, as estratégias de marketing são cada vez mais feitas no âmbito digital. Mais do que isso, o conteúdo deve ser voltado para os dispositivos móveis, visando uma excelente experiência do usuário.

Capturar a atenção de um prospect é cada vez mais difícil e a concorrência também está muito bem preparada. Levando isso em consideração, seu conteúdo online deve ser fácil de usar, interativo e oferecer uma ótima experiência mobile.

Quais os principais desafios?

Quem quer implementar o Mobile First (e alguns especialistas já mencionam a era do Mobile Only) enfrenta alguns obstáculos. Como toda mudança de paradigma, é uma fase de adaptação. Conheça os principais desafios para os desenvolvedores e se prepare!

Adaptação a vários dispositivos

Definir estratégias de marketing focando no Mobile First é bastante complexo. Deve-se levar em consideração as particularidades de cada um dos sistemas operacionais existentes, em especial Android e iOS, que trabalham em diferentes lógicas de programação.

Nesse sentido, o desenvolvedor deve notar as diferentes permissões, recursos e protocolos de cada sistema ao definir suas estratégias. Os sistemas são diferentes e até mesmo os aparelhos podem variar de configuração em um mesmo SO. O ideal é produzir o conteúdo visando à maior compatibilidade possível dentro de seu público.

Desenvolvimento multiplataforma

Outra tendência importantíssima para o mercado é o desenvolvimento multiplataforma. Essa é uma maneira de pensar o desenvolvimento que busca uma linguagem comum entre os sistemas operacionais, para que haja maior compatibilidade.

Tem como vantagem atingir o maior número de usuários possíveis com a mesma versão. Por outro lado, pode deixar de aproveitar alguns recursos específicos de um determinado sistema.

Por isso, é sempre interessante verificar se não há algum tipo de recurso que seria relevante para uma ação de marketing pontual e se for o caso investir nela. A tendência ao desenvolvimento multiplataforma não pode ser uma decisão tomada de maneira definitiva para todas as situações.

Organização do conteúdo

A forma de consumir o conteúdo migrou para os dispositivos móveis. Isso fez com que o conteúdo também mudasse.

Visual limpo, informações compactas e com maior acessibilidade são essenciais. Também é importante investir em recursos com menor tempo de carregamento, para privilegiar as conexões por 3, 4 e 5G.

Quais as principais vantagens?

Nem tudo é preocupação nas estratégias de marketing para Mobile First! A nova forma de interagir com conteúdo das marcas também criou muitas vantagens, como:

  • maior interação com os possíveis clientes, inclusive pelas redes sociais;
  • novas possibilidades técnicas com uso de recursos como GPS, mapas, fotografias e vídeos da câmera, calendário, dentre outros;
  • conteúdo mais focado e sem excesso de informações;
  • possibilidade de melhorar o ranqueamento com a implementação do Mobile First;
  • transmissão de credibilidade aos usuários.

O que os desenvolvedores devem levar em consideração?

Ao adotar o modelo do Mobile First, um dos primeiros pontos a se considerar é a estruturação das páginas de forma que o layout seja flexível. Ela deverá acompanhar tamanhos e formatos dos locais em que está ocorrendo a visualização, o que é conhecido como design responsivo.

Importante ressaltar que o design responsivo vai além da adaptação do layout, pretendendo proporcionar uma boa utilização e a melhor experiência ao usuário. Quanto menos atrito houver na compatibilidade e na exibição do conteúdo, mais a atenção dos possíveis clientes estará voltada para o que realmente importa: seu conteúdo.

Cada vez mais os desenvolvedores produzem seus sites e programas pensando no usuário. Essa tendência é uma excelente oportunidade para se aproximar de seus clientes e conquistar autoridade em sua área de atuação!

As Software Houses que desejam se manter relevantes no mercado devem se adaptar às novas tendências, como o Mobile First. Toda a estratégia de marketing da empresa deve ser pensada levando em conta as mudanças para continuar atingindo os potenciais clientes.

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