O maior patrimônio da software house é a equipe. Para quem trabalha com o desenvolvimento de sistemas de gestão é crucial manter todos os funcionários atualizados, oferecendo constante aprimoramento e capacitação em TI. Faz tempo que a empresa não toma a iniciativa para oferecer benefícios em desenvolvimento profissional? Talvez seja a hora de pensar no assunto!

Veja as principais vantagens que a software house usufrui ao oferecer a capacitação de TI para seus profissionais.

1. Aumento da produtividade

A capacitação em TI oferece aos colaboradores uma maior gama de conhecimentos, o que faz com que eles sejam capazes de otimizar os processos da empresa. Além de mudar os procedimentos, um profissional bem preparado gasta menos tempo aprendendo a fazer atividades ou utilizando métodos de tentativa e erro. Quem acerta de primeira é mais eficiente!

2. Mais engajamento e motivação

A falta de motivação é uma das primeiras razões para que um colaborador procure por outro emprego. Atualmente não basta mais ir ao trabalho e ganhar dinheiro: as pessoas perceberam que gastam boa parte do dia e da vida no trabalho e por isso querem tirar satisfação das atividades que fazem na empresa.

Quando o trabalhador percebe que a empresa pretende ajudá-lo a crescer e ser um profissional melhor, passa a ter outra visão sobre o negócio. Ele se sente pertencendo à software house em um nível diferente. Entende que suas sugestões e opiniões profissionais são importantes e se engaja em buscar soluções para os problemas que identifica.

Uma vez que os empregados percebem que a empresa investe em capacitação de TI, visualizam novos horizontes em sua carreira e se dedicam mais ao trabalho. É um círculo virtuoso interessante para todos.

3. Redução de rotatividade

Novamente a sensação de não ser “apenas mais um” rende bons frutos para a empresa. Quando o funcionário se sente respeitado, considerado e percebe que existem expectativas de que ele será um profissional cada vez melhor, as chances de que ele considere outras ofertas de trabalho diminuem.

A rotatividade de funcionários é muito ruim para as empresas, tanto em termos de continuidade do trabalho quanto no alto custo envolvido na seleção e treinamento. Por mais que pareça estranho, um pouco mais de investimento com a oferta de capacitação em TI, na verdade, é uma inteligente forma de reduzir custos.

4. Diminuição de falhas nos processos internos

Uma software house que atende empresas em sistemas de gestão não pode falhar. Pelo menos não de uma maneira que cause uma interferência grande na experiência do cliente. Para reduzir as falhas ao mínimo possível, um dos pilares é contar com uma equipe bem capacitada.

Um profissional bem qualificado tende a cometer menos erros básicos, reduz os riscos de vulnerabilidade e melhora a qualidade dos processos da empresa desde o desenvolvimento até a gestão.

5. Contar com profissionais certificados na equipe

O ramo de TI conta com inúmeras possibilidades de aprimoramento profissional. Dentre elas estão as certificações.

Para ser um profissional certificado não é necessário ter diplomas, mas sim comprovar conhecimentos por meio de provas que testam os conhecimentos específicos do profissional. Assim, a qualificação com certificações é voltada para os interesses específicos do profissional, sendo muito mais objetiva, mas não necessariamente fácil ou de curta duração.

Os certificados internacionais em TI são muito valorizados tanto para o profissional que os detêm quanto para a empresa, que conta com membros certificados. Veja a seguir opções interessantes e em alta no mercado.

ITIL

A certificação em Information Technology Infrastructure Library (ITIL) visa formar o profissional para cuidar de infraestrutura em TI. É uma certificação para quem tem perfil gerencial.

O processo de certificação conta com vários níveis, mas cada treinamento em si já confere novas habilidades ao colaborador. Os cinco níveis do ITIL são: estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua de serviço. Como podemos ver, são áreas muito interessantes para uma software house que desenvolve sistemas de gestão.

COBIT

A certificação COBIT vem da sigla Control Objectives for Information and Related Technologies, ou seja, trata de gestão estratégica e governança de TI. Os conhecimentos adquiridos nessa certificação auxiliam uma empresa em crescimento e que deseja se manter relevante e competitiva em meio à constante transformação do ambiente digital.

A certificação em COBIT é útil para a capacitação em TI para os profissionais que atuam junto à gestão, para que aprimorem os processos internos. Ela também é baseada em cinco princípios:

  • satisfazer a necessidade de todos os envolvidos na empresa;
  • adquirir profundo conhecimento sobre a empresa;
  • implementar uma forma de trabalho única e integrada;
  • promover uma visão holística da gestão na empresa;
  • separar governança de gestão.

PMP

A certificação PMP qualifica os profissionais de TI na gestão de projetos. Saber organizar um projeto e gerir processos é essencial para as empresas desenvolvedoras de sistemas. O PMP é uma certificação gerencial que oferece amplos conhecimentos de como trabalhar em projetos do início ao fim, abordando o planejamento inicial, monitoramento, testes, controle e conclusão.

O certificado em PMP é muito bem-visto pelo mercado, mas é bastante exigente em termos de estudo. Por isso, deve ser reservado aos colaboradores com mais tempo de casa, que desejam seguir a linha gerencial em projetos e estão dispostos a se dedicar. No final, os ganhos são muito relevantes tanto para quem faz o treinamento quanto para a empresa, que contará com um gerenciamento de projetos de primeira qualidade.

Oferecer benefícios diferentes para os funcionários é uma opção muito interessante para atrair e manter talentos. Os colaboradores da empresa não querem mais um trabalho em que recebam salários, mas querem se sentir valorizados e encontrar propósito em sua atuação na empresa.

A capacitação de TI é muito atrativa para quem deseja crescer no ramo, pois são cursos cuja utilidade é imediata, revertendo-se em vantagens para a empresa, que contará com profissionais mais qualificados. Oferecer apoio para a obtenção de certificações é um benefício muito desejado por colaboradores que visam o constante aprimoramento profissional, justamente o tipo de pessoa que a software house deve ser na equipe.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que seus contatos também conheçam nossos conteúdos voltados para a área de tecnologia e software houses!