Os clientes querem que o sistema funcione sempre que acessado. Mas, sabemos que isso nem sempre é possível, e já existem formas de pensar o desenvolvimento levando em conta os problemas de disponibilidade do sistema.

Por isso, deve-se fazer o máximo para que qualquer intercorrência não interfira na rotina dos usuários. Manter tudo funcionando é um requisito básico e uma série de estratégias pode apoiar sua software house nessa tarefa. 

Quer conhecer as melhores formas de buscar a alta disponibilidade em seu sistema ERP? Fique conosco e descubra!

O que é alta disponibilidade?

A alta disponibilidade do sistema é a meta de todo desenvolvedor. Pois, as soluções que trabalham em alta disponibilidade operam de forma contínua, com pouca ou nenhuma falha por um longo tempo.

Mas, isso não quer dizer que nada dá errado: só demonstra que o “plano B” existe, é confiável e de fácil ativação em caso de necessidade.

O software que tem alta disponibilidade conta com uma arquitetura desenvolvida pensando em acomodações para eventuais falhas. O desenvolvedor busca um design configurado para manter tudo funcionando. Algumas vantagens do modelo são:

  • melhor reputação no mercado, com uma boa experiência do cliente;
  • criação de estruturas que aumentam a performance do sistema;
  • menor chance de perda de dados em razão das diversas formas de backup e planos de recuperação;
  • menos impactos na operação do sistema durante manutenções programadas, permitindo que o cliente continue a usar as ferramentas enquanto a manutenção é feita.

Quais são as 8 melhores estratégias para alcançar alta disponibilidade?

Várias estratégias no desenvolvimento e na infraestrutura colaboram para que o ERP alcance a alta disponibilidade. Veja, a seguir, 8 estratégias para implementar o quanto antes na arquitetura de seus sistemas!

1. Conte com múltiplos servidores

Quando falamos de disponibilidade do sistema, quem tem um não tem nenhum. Por isso, é essencial que os bancos de dados sejam dimensionados para que diferentes servidores tenham as informações necessárias para que o sistema funcione. A multiplicidade vale tanto para o servidor quanto para os backups.

2. Planeje localizações diversas

Servidores de redes principais precisam estar em vários locais. Se um problema grave acontece em um determinado local, isso não pode ser capaz de derrubar todo o ERP.

Sendo assim, espalhar os servidores em várias localidades é muito importante para não se tornar um refém de um problema de determinada região. O mundo físico é cheio de perigos: desastres naturais, incêndios, problemas com os prédios e outras intercorrências são mais comuns do que se imagina! O melhor é se prevenir.

3. Invista no backup online recorrente

Manter um backup automatizado cuida de tudo que o sistema precisa para se manter atualizado e protegido. Além disso, quando o backup ocorre enquanto tudo funciona, as perdas de dados são mínimas.

4. Faça distribuição de tráfego

Aplicar o balanceamento de carga nos servidores para distribuir o tráfego ajuda a lidar com vários servidores e aplicativos diferentes. Sendo assim, a ideia é remover o ponto de falha único, permitindo uma arquitetura com mais escalonamento e maior continuidade no atendimento aos clientes, mesmo durante turbulências.

5. Valorize o monitoramento

Não basta armazenar e investir em redundância. Para corrigir problemas de maneira ágil ou colocar em prática os planos de contingência, é essencial que o serviço de monitoramento faça a detecção das falhas e coloque as acomodações em prática.

Sendo assim, detectar e recuperar as falhas em um sistema redundante pode ser feito de cima para baixo, ou seja, a camada superior monitora o que está acontecendo abaixo em busca de falhas.

Pensando no balanceamento de carga, o balanceador fica responsável por cuidar da detecção de falhas nos sistemas. Se percebe que há problemas com um dos servidores web, direciona solicitações para outros servidores que estejam com a funcionalidade em ordem, evitando a interrupção do serviço e permitindo a correção do problema sem impactos para o usuário final.

6. Projete a arquitetura baseada em microsserviços

Cada vez mais, a arquitetura dos sistemas é pensada no modelo de microsserviços, em que vários sistemas independentes trabalham em harmonia, visando a uma atuação conjunta como se fossem uma coisa só.

Dessa forma, essa integração de vários microsserviços é muito interessante para o ERP, pois permite agregar vários recursos e linguagens de programação em um mesmo sistema.

Ao contrário da arquitetura monolítica de sistemas, em que tudo fica no mesmo lugar, na arquitetura de microsserviços dividem-se as diferentes funções de uma aplicação em sistemas individuais.

Assim, caso qualquer um dos microsserviços tenha problemas, não teremos uma indisponibilidade total no ERP.

7. Use configurações Multi-Site

Quando o sistema conta com a configuração Multi-Site, isso significa que sua disponibilidade se torna independente de falhas de hardware. Em caso de problemas, um novo local abrigará todas as funcionalidades, com implementação rápida e pouco planejamento. A ideia é que a replicação dos dados e a implementação do novo local de funcionamento devem ser feitas quase instantaneamente, em poucos minutos, evitando uma longa indisponibilidade.

8. Conte com integrações que também visam à alta disponibilidade

Para quem já utiliza ou quer utilizar integrações como uma forma de agregar valor ao ERP, pensar na disponibilidade do sistema inclui conhecer a taxa da integração contratada. De nada adianta ter o ERP completamente disponível e um dos módulos do sistema não funcionar. A alta disponibilidade verdadeira deve valer para todo o sistema! 

Assim, ao escolher sistemas para embarcar no ERP, deve-se priorizar soluções que também aplicam todos os princípios da alta disponibilidade. Pois, redundância, testes constantes, monitoramento e planejamento para assegurar a funcionalidade mesmo em contingência são requisitos fundamentais.

A Vinco desenvolve todas as suas soluções visando à alta disponibilidade, para que a software house se sinta confiante ao delegar a emissão de documentos fiscais, apresentando um software confiável e disponível para seus clientes.

Investir no aumento da disponibilidade do sistema é um grande diferencial competitivo para a software house. Um ERP confiável, com baixo nível de indisponibilidade e com soluções integradas que têm a mesma preocupação deixará seus clientes muito mais satisfeitos. Não existe melhor forma de fidelizar um cliente do que entregar um trabalho bem feito, não é mesmo?

Quer conhecer uma solução com alta disponibilidade para integrar a emissão de documentos fiscais eletrônicos em seu ERP? Entre em contato conosco e conheça as opções da Vinco para sua software house!