Se sua software house tem clientes no varejo, é mais importante que nunca estar familiarizado com o conceito de omnichannel. A interligação entre os diversos modelos de compras, online e offline, é uma tendência para o futuro do consumo e não pode ser ignorada pelas empresas criadoras de sistemas de gestão.

Quer conhecer como funciona a tecnologia omnichannel? Veja a seguir os principais elementos do assunto!

O que é a experiência omnichannel?

Omnichannel quer dizer múltiplos canais. Nessa estratégia, os consumidores interagem com as empresas por vários canais e não existe separação entre a loja física e o e-commerce.

Quando a empresa adota uma experiência omnichannel, o consumidor não faz diferenciação entre as diversas formas de interagir com a loja, transitando facilmente entre os vários canais. O cliente pode encomendar um produto pelo site, seja no desktop ou em dispositivos móveis, para depois ir buscar na loja física, podendo fazer a troca em qualquer outra unidade da rede.

A experiência, para o consumidor, deve ser fluida, parecendo imperceptíveis os diversos desafios desse modelo. Para que o omnichannel seja implementado com sucesso, as empresas devem investir em tecnologias capazes de integrar o ambiente físico e virtual.

É nesse momento que entra a software house, que deve conhecer vantagens, desafios e necessidades das empresas interessadas em implementar o conceito de omnichannel no varejo. Para que tudo funcione bem, os sistemas devem contar com módulos especializados e integrados no ERP, que orquestrará toda a operação da empresa.

Qual a relevância do omnichannel para o varejo?

No princípio do desenvolvimento do mercado de e-commerce, muito se falava da questão da concorrência entre o meio físico e o digital. Alguns previram que a loja virtual acabaria com as lojas físicas e isso foi verdade para alguns segmentos específicos, mas não é a regra.

A união do meio físico e do virtual traz inúmeras vantagens aos varejistas, por permitir explorar o melhor de cada um desses universos. Seu sistema de gestão deve estar preparado para essa nova tendência, atendendo às demandas oriundas da nova realidade!

Quais as vantagens do omnichannel?

Aprimorar a coleta de dados

Com o uso de vários canais de interação, a empresa poderá coletar diversos dados sobre a jornada de compra de seus clientes. Com o uso das informações coletadas, será possível identificar tendências, pontos para melhorias no processo de venda e interesses do consumidor.

As informações coletadas permitem o direcionamento das ações de vendas de acordo com a demanda do público. Assim, a empresa terá mais chances de aumentar as vendas com as promoções certas.

Aumento da margem de lucros

Quem vende em mais lugares tem o poder de alcançar diversos tipos de compradores. Além disso, quem oferece maior comodidade aos clientes consegue aumentar a margem de lucro, pois agrega valor às vendas.

Por fim, o aumento da margem de lucro também é influenciado pela fidelização dos clientes. Se a experiência do usuário é positiva, existe uma boa chance de novos negócios. Para o varejo, uma clientela fiel vale ouro!

Integrar a comunicação

Quando se fala de omnichannel, a palavra-chave é integração. Tudo tem que ser interligado e todos os canais devem se comunicar entre si, para que a experiência do usuário seja rica e coerente.

Tudo deve ser tratado de forma consistente, para que o cliente saiba que será atendido da mesma forma em todos os locais: redes sociais, lojas físicas ou e-commerce. Os sistemas devem ser pensados para organizar e tratar todas as demandas com a mesma prioridade.

Melhor experiência de compra

Quem nunca deixou de voltar em alguma loja ou comprar novamente em um site por causa de problemas não atendidos? Essa é a nova tendência no consumo. A qualidade da experiência do cliente é o verdadeiro ativo do varejo.

Quando se aplica o omnichannel, a tendência é que exista uma melhor experiência de compra, contribuindo para a fidelização. Os múltiplos canais e sua combinação se voltam a um aprimoramento da jornada de compra, aumentando a satisfação do consumidor.

Diminuição de custos

Nem sempre investir em um sistema mais robusto ou em novas formas de venda significará um custo maior. A questão central é a inteligência usada por trás das novas formas de atuação.

Novos canais criam novas oportunidades, mas também abrem muito espaço para a automação. Com a adoção de diversos canais, a empresa não desperdiça oportunidades de vendas. A experiência integrada permite aproveitar ao máximo a atenção de consumidores interessados. As vendas crescem, mas ao mesmo tempo os processos são simplificados, integrados e automatizados sempre que possível. Um bom ERP é um parceiro fundamental nesse processo.

Como a software house pode contribuir para a implementação do omnichannel?

A software house que desejar se manter relevante para o setor varejista deve incluir na pauta dos desenvolvedores pensar em soluções específicas para a estratégia omnichannel. Isso pode ser feito de diversas formas, sendo que o principal objetivo será sempre reduzir a burocracia, eliminar barreiras e integrar e-commerce e pontos físicos.

O desenvolvimento de soluções deverá levar em consideração inovações como a abordagem multiplataforma, mobile first e web services.O desenvolvimento deve ser ágil, especializado e contar, se for o caso, com integração de serviços terceirizados para atender a demandas que requerem um alto nível de especialização, assegurando a maior qualidade de software para o lojista.

Uma das questões relevantes dentro desse contexto é a parte fiscal. O sistema fiscal brasileiro é bastante complexo e, por isso, o ERP deve auxiliar a loja na gestão de documentos fiscais eletrônicos, para que seja viável fazer as diversas transações e emitir documentos na velocidade necessária para integrar tanto diversas lojas físicas como o ambiente virtual.

O varejo caminha a passos largos para a integração e a complementação entre o mundo físico e o virtual. Usar omnichannel se tornou uma forte tendência no mercado e as software houses devem preparar seus sistemas para atender às necessidades dessas empresas, fornecendo ferramentas e sistemas eficazes na integração entre e-commerce e loja física.

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