Uma nova sigla está se tornando uma tendência no mercado mundial: ESG! Se você nunca ouviu falar, fique atento, pois isso se tornará um diferencial para as empresas.

ESG é a forma como a sustentabilidade é tratada no universo corporativo, tendo como base questões sociais, ambientais e de governança.

Portanto, atuar de acordo com os critérios ESG ajuda o setor empresarial, destaca a empresa, promove a sustentabilidade e, consequentemente, aumenta a lucratividade. Em resumo, ele melhora a reputação de todas as organizações e mostra que elas têm responsabilidade social e ambiental.

Quer saber tudo sobre o índice ESG e qual a importância disso para sua empresa? Continue lendo o nosso artigo que vamos responder todas as suas dúvidas!

O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance e, em português, está relacionado a ambiental, social e governança. Trata-se de um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é sustentável. 

Ou seja, faz e exige que as empresas se preocupem com as questões ambientais, sociais e de governança através de critérios que ajudam a entender se elas possuem sustentabilidade empresarial.

O conceito surgiu em 2004 em um publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial e está totalmente relacionado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Portanto, é uma forma de mostrar comprometimento com o mercado que atuam, respeitando o meio ambiente e promovendo a sustentabilidade. E, além disso, avalia que a empresa tenha consciência sobre o seu papel na sociedade.

Quais são os princípios ESG?

As empresas aderem aos princípios ESG para gerar um impacto positivo na sociedade e, assim, melhorar o relacionamento com os clientes e fornecedores, reduzindo os riscos ao meio ambiente.

Dessa maneira, mostram que estão olhando para o negócio de maneira transparente.

Os princípios básicos do ESG são três. Confira:

Ambiental

O princípio Ambiental inclui as seguintes ações que impactam positivamente na natureza, buscando maneiras para reduzir os danos. 

Confira algumas exigências desse princípio:

  • Posicionamento da empresa em relação a questões de mudança climáticas;
  • Gestão de resíduos e escassez de água;
  • Política de desmatamento e biodiversidade;
  • Uso de fontes de energia renováveis pela empresa;
  • Atuação em relação ao aquecimento global e emissão de carbono.
  • Ações para preservar a biodiversidade.

Social

O princípio Social pode englobar várias questões que impactam de forma positiva a sociedade no geral, como:

  • Bem-estar dos funcionários;
  • Taxa de turnover;
  • Satisfação dos clientes;
  • Proteção de dados e privacidade;
  • Respeito ao direitos humanos e às leis trabalhistas;
  • Plano de previdência para os funcionários;
  • Benefícios e vantagens oferecidos aos funcionários;
  • Relação com os fornecedores.

Governança

O princípio Governança tem o foco em como a empresa é administrada, buscando entender se ela atende aos interesses de todas as partes interessadas. Ele inclui os seguintes pontos:

  • Relatórios financeiros completos e honestos;
  • Transparência financeira e contábil;
  • Remuneração dos acionistas;
  • Conduta corporativa;
  • Relação com entidades do governo;
  • Remuneração atrelada aos aspectos do índice.

Qual a importância do índice ESG?

Antigamente, uma empresa era focada no crescimento e na lucratividade, mas hoje ela precisa se preocupar com conceitos muito mais amplos e com questões que não eram consideradas suas.

As mudanças climáticas, por exemplo, mostram como o crescimento do ESG se tornou necessário. Para auxiliar nisso, várias empresas estão aderindo ao carbono zero. 

Segundo as Nações Unidas, para limitar o aquecimento global em 1,5ºC, as emissões de carbono devem ser reduzidas em 45%, até 2030, e chegar a zero até 2050.

Por isso, todas as empresas precisam estar dentro dos critérios que preservem o meio ambiente e a sociedade como um todo, promovendo a sustentabilidade, evitando a emissão de carbono e a perda da biodiversidade.

Afinal, atualmente, as pessoas estão atentas ao posicionamento das empresas e aos produtos que consomem, mostrando que é importante estarem enquadradas nos padrões ESG.

Quais as vantagens do índice ESG para as empresas?

Saiba a seguir algumas vantagens que as empresas ganham aderindo ao ESG!

  1. Redução de custos, porque as empresas são vistas como melhor administradas e mais eficientes através do índice ESG.
  1. Melhora a reputação da empresa, porque os consumidores estão cada vez mais interessados em apoiar as empresas que trabalham para causar um impacto positivo na natureza e na sociedade.
  1. Fidelização de clientes, pois eles têm maior probabilidade de apoiar as empresas que compartilham seus valores.
  1. Sustentabilidade e também transparência, pois as empresas comprometidas com o ESG são mais transparentes em todas as suas operações, e promovem a responsabilidade social e ambiental.

Como saber se uma empresa é ESG?

Para saber se uma empresa segue os critérios ESG, é preciso verificar se ela é signatária do Pacto Global da ONU, que encoraja as empresas a adotarem práticas mais sustentáveis.

Além disso, você também pode olhar o site e o relatório anual da empresa para ver se ela revela algumas informações sobre suas políticas e desempenho do ESG.

A solução Comprovante Legal, case de sucesso da Vinco, é um exemplo de solução que está em conformidade com o índice ESG. Ele melhora o processo das empresas, reduz o tempo das operações e aumenta a lucratividade, oferecendo benefícios diretamente voltados à ESG, como diminuição do consumo de combustível, redução da emissão de carbono e a substituição do uso do papel.

Com o Comprovante Legal, é possível conciliar aumento da lucratividade com redução na emissão de carbono!

Quer saber mais sobre ele e utilizar uma solução que segue todos os princípios ESG? Entre em contato conosco que vamos explicar tudo sobre ele e sobre o ESG.