O Webinar sobre as “Entregas com descarte do canhoto de papel da NF-e e CT-e” aconteceu no dia 20 de outubro de 2022 e foi um sucesso.

Tivemos os depoimentos ao vivo da gerência fiscal, logística e de operações das empresas Souza Cruz (BAT Brasil) e UELLO (Logística e Entregas), pioneiras no descarte do canhoto de papel da NF-e e CT-e e cases de sucesso que utilizam a tecnologia desenvolvida pela VINCO e EasyDOC.

Foram 51 minutos de um bate-papo descontraído e esclarecedor com explicações sobre o Comprovante Legal e depoimentos de quem já faz uso dele.

Por isso, se você não assistiu, continue lendo que vamos contar tudo para você!

O que é o Comprovante Legal?

Leandro Felizali, diretor da Vinco, iniciou o Webinar apresentando a solução da Comprovante Legal, que foi implementada pela BAT Brasil e UELLO.

O Comprovante Legal foi desenvolvido pela Vinco e EasyDOC e tem como objetivo a eliminação do papel. A legislação brasileira já permite o descarte do papel, inclusive de documentos, desde que seja seguido um processo e algumas regras para a sua digitalização.

Ele é um sucesso no setor de transporte e logística e é a única solução do mercado capaz de eliminar o canhoto da NF-e e CT-e com compliance legal e fiscal. 

Como funciona o Comprovante Legal e o descarte do canhoto de papel?

O Comprovante Legal funciona em 5 etapas muito simples:

  1. Você faz a captura da imagem usando um celular ou scanner.
  2. Nosso sistema aplica o lacre digital que garantirá que o seu documento digital tenha a mesma validade que o arquivo impresso.
  3. O documento é automaticamente armazenado em um ambiente digital 100% seguro.
  4. O documento é disponibilizado para integração com ERP e TMS. E tudo fica disponível também em um portal para gestão e consultas.
  5. Descarte o canhoto de papel da NF-e e CT-e na lixeira, assim que a entrega for concluída e a imagem for validada.

Além de tudo isso, o Comprovante Legal atende todos os requisitos da legislação fiscal referente ao evento CE-e (Comprovante de Entrega Eletrônico).

Depoimentos BAT Brasil (Souza Cruz) e UELLO sobre o Comprovante Legal e o descarte o canhoto de papel

BAT Brasil (Souza Cruz)

Com mais de 100 anos de história, a Souza Cruz foi incorporada pela BAT mundial e passou a se chamar BAT Brasil a partir de 2015.

Débora Ferreira, do Time de Projetos da BAT Brasil, responsável por inovações e tecnologia nos processos da cadeia logística, foi a primeira a falar sobre sua experiência com o Comprovante Legal.

Confira algumas perguntas e respostas da Débora (BAT Brasil)!

Qual foi a demanda? Onde existia um problema que precisava ser resolvido?

“O principal objetivo desse projeto é a estratégia de inovação e a digitalização dos nossos processos, usando menos papel. Portanto, no decorrer do projeto, isso trouxe inúmeros benefícios.“

Quais áreas foram mais beneficiadas ou afetadas com o projeto?

“A principal área beneficiada é o time de logística, que vai deixar de usar o papel e parar de preencher o papel todos os dias. Mas o time de prestação de contas, o fiscal e o de auditoria, também tiveram inúmeros benefícios.

Com isso, a ponta da distribuição logística foi beneficiada nesse sentido, porque a partir do momento que eles chegavam com todos esses papeizinhos, era preciso conferir todos os canhotos de cada motorista e ver se estava tudo assinado. Hoje só olhamos no sistema da UELLO se está tudo Ok.“

Como era o processo antes do Comprovante Legal?

“Antigamente, o motorista entregava a mercadoria no varejo, colhia a assinatura no canhoto da nota fiscal, retornava para o centro de distribuição, fazia a conferência e devolução de todos os comprovantes físicos. Então o canhoto era enviado para São Paulo, capital. Esse processo se repetia diariamente ou semanalmente, dependendo da localização do CD. 

Dessa maneira, quando os canhotos de papel chegavam em São Paulo, eram enviados para uma empresa terceirizada, que identificava as divergências e, caso tivesse alguma, eram digitalizadas e enviadas para o centro administrativo que fica na Costa Rica. Assim, concluída a conferência, o comprovante físico era encaminhado para outra empresa terceirizada responsável pelo armazenamento seguro durante 5 anos.“

Tinha algum risco de perder o canhoto?

“Com certeza! Antigamente, o motorista perdia o canhoto e a gente demorava entre uma e duas semanas para identificar esses desvios. 

Hoje a gente consegue fazer isso no final do dia de forma automática. Portanto, a gente foi de duas semanas para um dia.“

E o armazenamento?

“O nosso time fiscal foi beneficiado porque se algum pagamento está sendo contestado, eles conseguem fazer a consulta online e não precisam entrar em contato com a empresa terceirizada e pedir para eles procurarem o canhoto.“

UELLO

A UELLO é uma LogTech que surgiu em 2017 com foco em usar a tecnologia para revolucionar o mundo da logística. Chegou com a proposta de fazer com que os processos logísticos sejam executados com mais simplicidade através da ajuda da tecnologia.

Tamiris dos Santos, Gerente de Produtos da UELLO, responsável pelo desenvolvimento de novas soluções e melhorias, falou um pouco sobre os resultados da implantação do Comprovante Legal.

Confira!

Como foi a implantação do Comprovante Legal e seus desafios?

“A implantação do Comprovante Legal foi relativamente rápida com treinamento para os motoristas para que eles se adaptassem ao novo processo. Além disso, eles não foram impactados, pois tivemos o cuidado de não burocratizar e não mudar o processo que já era conhecido e funcionava bem.

Se o motorista estivesse offline, poderia mudar a rota e continuar com as entregas normalmente, não comprometendo os horários já assumidos pelos motoristas, porque a validação acontecia em paralelo enquanto eles se direcionavam para a próxima entrega. Afinal, todo o processo que envolve o Comprovante Legal, leva menos de um minuto.“

Como foi a aceitação do Comprovante Legal pelos motoristas?

“Os motoristas receberam o Comprovante legal com facilidade, porque eliminaram a necessidade de retornarem ao HUB todos os dias. Além disso, eles podem fazer o descarte do canhoto de papel.“

Quantas rotas foram reduzidas com o Comprovante Legal?

“Reduzimos de 80.000 a 100.000 rotas diárias com a implantação do Comprovante Legal.“

Perdeu o nosso Webinar? Então acesse o nosso canal do YouTube e assista ele na íntegra! Entre em contato conosco para qualquer dúvida que teremos o maior prazer em atender você!