Ter um sistema lento para emissão de documentos fiscais eletrônicos, principalmente de NFC-e, é um problema que precisa de cuidados para não prejudicar a sua empresa e também os seus clientes.

A lentidão do sistema pode ocorrer por causa de vários fatores, desde problemas com os softwares envolvidos até falhas na internet.

Quer saber qual o motivo dessa lentidão e como resolvê-la? Então, continue lendo que vamos explicar tudo para você!

Quais os principais fatores que retardam a emissão de NFC-e e NF-e?

Diversos fatores podem influenciar na lentidão da emissão, como:

1.Falhas no software utilizado para vendas

Podem acontecer algumas falhas no software que é usado para vendas, como problemas cadastrais, excesso de telas, dificuldades para navegação e falta de integração com os outros sistemas.

2. Desempenho do banco de dados

O desempenho do banco de dados também pode interferir na emissão de NFC-e e NF-e, através de situações, como tipo de banco de dados, adequado ao volume, ambiente instalado e capacidade de armazenamento. 

Outros fatores que também podem influenciar são: qualidade do código de acesso ao BD (linguagem SQL), performance das consultas, localização do servidor e velocidade da rede interna.

3. Tipo de hardware utilizado

O tipo de hardware utilizado também pode causar interferência, porque muitas vezes são equipamentos antigos, com falta de memória e incompatibilidade com o sistema operacional.

Outros exemplos são o excesso de aplicativos instalados, dificuldades com a conexão de internet e antivírus mal configurados que sobrecarregam o processamento.

4. Velocidade de composição dos arquivos XML

É importante também verificar a eficácia da composição dos arquivos XML, ou seja, evitar trabalhar com arquivos TXT e leitura de pastas e robôs. O ideal é usar integração por API e outras tecnologias mais recentes que oferecem mais agilidade na emissão de DF-e.

5. Tipo de certificado digital utilizado

O que pode acelerar o processo é fazer uso de certificado digital que não necessite digitar o PIN em todas as operações. E que esteja sempre on-line para ser usado em qualquer processo de validação e assinatura, sem expor o certificado ao uso indevido.

6. Estrutura da mensagem

A estrutura da mensagem, como XML incompletos, com erros de layout e fora dos padrões da legislação de cada estado e município, acabam atrasando o processo e geram rejeições frequentes. 

7. Velocidade da internet e tipo de conexão

Quando ocorrer lentidão procure verificar primeiro a sua conexão com a internet que é essencial para a emissão de DF-e e precisa ser compatível com o movimento de cada loja. Dessa maneira, é aconselhável ter mais de uma alternativa, como cabo, fibra e/ou 4G, preferencialmente de provedores diferentes. 

8. Consumo indevido dos serviços da Sefaz

O consumo indevido dos serviços da Sefaz, como excesso de consultas, insistência no reenvio de arquivos com problemas e loop de emissões, são exemplos típicos que podem causar bloqueio por parte da SEFAZ e consequente indisponibilidade para emissão de NFC-e e NF-e.

Se o problema não for nenhum desses, examine a sua comunicação com a Sefaz. E se confirmado a lentidão, o problema pode ser resolvido emitindo uma nota em contingência, caso não tenha outra solução.

Um dos fatores que pode dar mais dor de cabeça é o consumo indevido dos serviços da Sefaz, bloqueando a empresa para envio de notas temporariamente. 

Por isso, é preciso sempre ter o sistema de emissão muito bem configurado para evitar o bloqueio por consumo indevido na hora de emitir qualquer tipo de documento fiscal eletrônico.

Se quiser saber mais sobre o consumo indevido leia o nosso artigo Bloqueio na emissão de NF-e ou NFC-e por consumo indevido

Posso emitir notas em contingência em caso de lentidão?

Como vimos anteriormente, pode ser feito a emissão de nota fiscal em contingência. Porém, é preciso tomar alguns cuidados com o excesso desse tipo de emissão.

A emissão em contingência foi criada para ser utilizada quando há problemas técnicos na autorização do documento fiscal eletrônico.

Na documentação técnica de implementação da NFC-e há um tempo especificado como máximo para resposta da SEFAZ. Somente a recorrência de falta da resposta, após o tempo máximo, configura a dificuldade técnica em que é permitida a emissão em contingência offline, no caso da NFC-e.

Porém, o processo de contingência deve ser usado em casos extremos, mesmo sendo uma opção de auxílio quando o motivo da lentidão de emissão for tempo de comunicação com a Sefaz exageradamente alto. Afinal, o Fisco pode exigir esclarecimento se caso esse processo de emissão for utilizado muitas vezes.

Como um software pode auxiliar na emissão de NFC-e e NF-e em caso de lentidão?

Ter um software ágil e prático é um dos meios para resolver a lentidão na hora de emitir qualquer tipo de DF-e, garantindo assim uma melhor experiência tanto do usuário quanto do consumidor. Isso porque quando ele é estável e rápido pode evitar a emissão lenta, além de outros transtornos.

Um bom software deve sempre estar atualizado com as Notas Técnicas e as versões junto à Sefaz, e também com todas as alterações que forem necessárias para emitir corretamente as notas da empresa.

É imprescindível que a solução esteja sempre com a legislação vigente e com todos os leiautes que são exigidos pelas normas da Sefaz atualizados, assim não correrá o risco de ter o processo de emissão de NFC-e e NF-e interrompidos por causa de:

  • rejeições;
  • erros, como conjunto de chaves não existentes ou não definidas;
  • falta de acompanhamento da legislação da Sefaz;
  • versões não atualizadas;
  • falta de suporte no software.

Dessa maneira, um software que seja estável pode evitar a lentidão e também transtornos posteriores.

VincoDFe e Vinco Controls

Você percebeu que um software pode auxiliar em vários problemas, inclusive com a lentidão na emissão de NFC-e e NF-e. Por isso, sua software house precisa contar com um especialista para prover a tranquilidade que seu sistema de gestão ou aplicativo comercial precisa dar ao seu cliente.

A solução da Vinco é segura, ágil e sempre está atualizada perante a Sefaz e pronta para a correta emissão de NFC-e e NF-e. O VincoDFe implementa as melhores práticas na emissão de documentos fiscais eletrônicos. E toda a sua operação é monitorada e produz telemetria.  

Além do VincoDFe, a Vinco ainda disponibiliza o Vinco Controls, que é um dashboard de análise que apresenta o tempo de resposta de todas as emissões em tempo real, bem como as rejeições, erros de comunicações e as emissões em contingência offline.

Sendo assim, através dos seus gráficos e com várias camadas de zoom, você consegue identificar com facilidade um problema e se aprofundar nele. E por meio da ampliação dos detalhes é possível decompor o tempo de resposta da emissão, separando o acesso ao banco de dados, a construção do XML, a assinatura digital, a comunicação com a SEFAZ e a produção do DANFE ou DANFE NFC-e.

Com isso, gargalos são identificados facilmente e podem ser atacados para melhoria de todo o grupo de emitentes de sua software house.

Dessa forma, sabendo o ponto exato de onde atuar, é possível melhorar o tempo de resposta como um todo e evitar a emissão lenta de NFC-e e NF-e.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a nossa solução? Então, entre em contato conosco!