Entender as necessidades do cliente é um passo fundamental no desenvolvimento de sistemas. Para quem trabalha com sistemas de administração empresarial, o conhecimento sobre os documentos fiscais e suas finalidades é primordial.

Um desses documentos é a nota fiscal de entrada, que tem peculiaridades que vale a pena conhecer. Para aprender mais sobre o que é e como funciona a emissão da nota fiscal de entrada, continue acompanhando este artigo. Traremos as principais informações a seguir!

O que é nota fiscal de entrada?

É um documento fiscal de emissão obrigatória, que representa a chegada de um produto à empresa. Ela é o comprovante de que um determinado item passou a integrar o estoque.

As hipóteses em que a emissão de nota fiscal de entrada é exigida das empresas são:

  • a empresa recebeu em devolução um item vendido a consumidor ou empresa não obrigada à emissão de nota fiscal;
  • a empresa recebeu em devolução um ativo de sua propriedade remetido para manutenção ou reparo;
  • um profissional autônomo processou ou industrializou um produto adquirido pela empresa;
  • o vendedor do item não é obrigado à emissão de nota fiscal;
  • a empresa enviou os produtos para uma exposição e agora os itens retornaram para a origem;
  • os produtos foram adquiridos diretamente do Exterior;
  • a empresa assumiu o compromisso de retirar e transportar um item comprado;
  • os itens foram arrematados em leilões ou concorrências públicas.

Qual a diferença entre nota fiscal de entrada e nota fiscal de saída?

Enquanto a nota fiscal de entrada representa a chegada de um item ao estoque da empresa, a nota de saída representa o movimento inverso. Ela deve ser emitida quando o item deixa o estoque, quando há venda a um cliente.

A nota fiscal de saída é o comprovante de venda e deve ser entregue ao consumidor. Ela também serve para a apuração e cobrança dos tributos incidentes sobre a venda dos bens. Trata-se de uma nota extremamente corriqueira nas empresas que atuam no varejo.

Como funciona o Livro Registro de Entradas?

Os livros de registro controlam a escrituração das empresas, anotando as notas fiscais emitidas. Os livros de registro de entradas contemplam as notas fiscais de entrada e servem para controlar os tributos incidentes nas operações, como IPI e ICMS.

Cada nota emitida será registrada individualmente. O último dia útil de cada período de apuração de impostos marca o encerramento dos conjuntos de informações. Todos os lançamentos devem ser feitos em ordem cronológica, de acordo com a emissão da nota fiscal de entrada.

A nota fiscal de entrada é um documento fiscal importante na rotina das empresas e sua emissão é exigida em diversas hipóteses. A Software House tem que estar preparada para atender à demanda de emissão de documentos fiscais, fornecendo um sistema que preencha os requisitos técnicos para a emissão regular desses documentos.

A melhor forma de garantir uma emissão segura e eficaz é contar com a terceirização do módulo de emissão de documentos fiscais, que ofereça um serviço completo embarcado em seu sistema, totalmente transparente ao usuário final.

Gostou do artigo? Qual sua experiência com a emissão de documentos fiscais em seus sistemas? Deixe um comentário abaixo e participe das discussões.