Quem já tem ou pretende ter um módulo de emissão de documentos fiscais no ERP deve atentar às mudanças constantes que ocorrem nos projetos. No caso do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) e o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), a principal novidade é a validação do QR Code nos documentos auxiliares e arquivos XML.

Algumas mudanças e atualizações nos módulos de emissão e gestão de documentos fiscais eletrônicos podem ser necessárias. Por isso, é importante conhecer as alterações no sistema!

Para entender melhor como funciona a implantação do QR Code nos documentos fiscais eletrônicos, continue acompanhando este artigo!

O que é um QR Code?

O QR Code é um símbolo que funciona como um código de barras bidimensional. Ele serve para indicar alguma informação em texto (geralmente sites), que pode ser lida rapidamente com câmeras de celular e dispositivos móveis.

Nos documentos fiscais, o QR Code serve para indicar o link para a consulta dos documentos. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha acesso a uma câmera com o recurso de leitura próprio para ele conseguirá acessar as informações completas do documento fiscal eletrônico.

Um ponto importante com relação a esse elemento é que ele vem sendo implementado em todos os documentos fiscais eletrônicos, e após as fases iniciais será obrigatório.

Sendo assim, os sistemas de emissão de documentos fiscais eletrônicos devem incorporar o QR Code nos documentos fiscais, assim que o recurso se tornar disponível. Para que os clientes tenham acesso às funcionalidades.

Como funciona a validação do QR code no MDF-e?

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é utilizado para vincular vários documentos fiscais, auxiliando na gestão da prestação de serviços de transporte. O MDF-e conta com um documento auxiliar chamado DAMDF-e.

No caso do MDF-e, o documento auxiliar terá o QR Code. O arquivo XML, por sua vez, conterá o link para o portal.

Como funciona a validação do QR code no CT-e?

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é outro tipo de documento fiscal eletrônico relacionado ao transporte. O CT-e identifica os produtos transportados, por qualquer tipo de meio. O documento auxiliar do CT-e, chamado DACTE, também receberá um QR code, com a indicação do link de acesso no arquivo XML.

Como a software house implementa o QR Code no sistema?

As empresas que têm um sistema próprio para emissão e gestão de documentos fiscais devem incluir o QR Code nos documentos auxiliares, por meio de modificações nos sistemas nos termos das normas tributárias.

Quem conta com as soluções da Vinco recebe todo o suporte para a atualização. Ela é feita sempre que há qualquer novo recurso no ambiente fiscal. A software house parceira entrega um sistema de emissão sempre atualizado, sem custo adicional!

Sendo assim, essa inclusão no CT-e e no MDF-e é mais um dos sinais de que a tendência é de que todos os documentos fiscais tenham uma aparência cada vez mais semelhante.

Como os projetos são conduzidos de forma assíncrona, pois dependem do tipo de tributo e das características essenciais de cada modelo, as mudanças são feitas de forma gradual.

Nesse sentido, quem conta com soluções como as da Vinco assegura a emissão correta e o cumprimento dos prazos para alterações, sem custo adicional para a software house.

Quer saber mais sobre as soluções da Vinco para a emissão de documentos fiscais eletrônicos de forma integrada ao ERP? Entre em contato conosco!